Atividade: Meu celular é uma janela

Publicado em

Pedroogle - Final

MEU CELULAR É UMA JANELA

Vocês já pararam para pensar em como a internet pode ser uma janela para o mundo? Com ela, podemos ir muito além da nossa casa, do nosso quintal, da nossa rua, do nosso bairro…
Essa rede de computadores interligados chegou ao público em 1991 e foi celebrada, naquele momento, como uma ampla possibilidade de comunicação entre as pessoas. Acreditava-se que, pela internet, seria possível acessar todo o
conhecimento produzido pelos seres humanos até então, bem como compartilhá-lo. Além disso, fazer contato ou conversar com qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo tornou-se muito fácil. A internet proporcionaria, dessa forma, respostas infinitas para as nossas dúvidas!
Nos dias atuais, durante o período de isolamento, a internet se tornou o grande meio de comunicação. Por intermédio dela, nos divertimos, nos informamos e nos mantivemos próximos daqueles que amamos.
Vejam, na reportagem abaixo, algumas informações sobre o assunto:

TEXTO I

O mundo é uma live

O violão, o microfone, a mesa de som, estava tudo pronto para o show. Mas, em vez de os cantores Chitãozinho e Xororó estarem lado a lado com uma plateia diante deles, cada um permanecia em sua casa. Olhando para uma câmera, a dupla sertaneja cantou o sucesso “Evidências” em uma transmissão recente pela internet a milhares de pessoas.
A cantora Marília Mendonça tem uma história parecida: de chinelo, ela fez um show para mais de 3,3 milhões de pessoas ao mesmo tempo da sala de seu apartamento. Acostumada aos estádios lotados, ela fez uma apresentação de mais de 3 horas diante da câmera.
E não são só os artistas que andam fazendo transmissões pela internet nas últimas semanas. Com as academias fechadas, a personal trainer Carla Pinheiro reinventou as aulas produzindo vídeos ao vivo para o aplicativo Instagram. (…) Até o comércio entrou na onda. É o caso da loja Twenty Four Seven, de moda feminina. Em transmissões ao vivo, vendedoras mostram às clientes os diferentes looks. Tudo para vender as peças de roupa pela internet e compensar o fechamento da loja física. Fora do Brasil, a tendência também é vista nas mais diferentes atividades. No Reino Unido, a companhia de balé English National Ballet transmite ao vivo aulas no YouTube. Nos Estados Unidos, o Zoológico da Filadélfia, o mais antigo do país, tem feito interações ao vivo no Facebook para falar sobre os animais e responder a perguntas do público. Até o Papa Francisco transmitiu pela internet a tradicional
missa de Páscoa.
Os casos citados são parte de um fenômeno que ganhou força durante a pandemia da covid-19. Como boa parte das pessoas teve de permanecer em casa, artistas, empresas, empreendedores, professores, padres e prestadores de serviço descobriram nas transmissões em vídeo uma nova maneira de interagir com o público. A atual onda de lives — termo em inglês pelo qual as transmissões ficaram conhecidas — impulsionou o consumo de um formato de vídeo que até a pandemia era utilizado apenas em situações especiais. Em 2012, vale lembrar, o salto do paraquedista austríaco Felix Baumgartner a uma altitude de 39 quilômetros — no limite da estratosfera — teve uma audiência de 8 milhões de visualizações simultâneas na internet. Mas, de lá para cá, raros eventos ao vivo mobilizaram grandes quantidades de pessoas na web. Com a pandemia, o cenário mudou, e as lives ganharam uma dimensão nunca vista. (…)
No campo da ciência, as lives também tiveram destaque. Atila Iamarino, doutor em microbiologia e divulgador científico, fez vídeos ao vivo no YouTube sobre o novo coronavírus que tiveram a audiência de 380.000 pessoas
simultaneamente (…).

Fonte: https://exame.com/revista-exame/o-mundo-e-uma-live/

Os próximos textos são composições do músico Gilberto Gil. Em 1996, Gil lançou a música “Pela Internet” em um show ao vivo transmitido… pela internet! Ou seja, ele foi o primeiro artista brasileiro a fazer o que hoje chamamos de lives!

Vinte anos depois, o músico “revisitou” a sua letra e a reescreveu, lançando “Pela internet 2”. Comparem as duas canções: na primeira, ele se mostra otimista com a nova ferramenta; na segunda, parece surpreso, admirado e até espantado com tantas informações.

TEXTO II

b1

b2

b3

b4

Aqui você pode escutar “Pela internet”:

https://www.youtube.com/watch?v=Egh9r2AjTBs</h3>

E aqui você pode escutar “Pela internet 2” :

https://www.youtube.com/watch?v=X6BA_9cYhpA</h3>

Você não sabe quem é Gilberto Gil!?

Gilberto Passos Gil Moreira (1942), baiano de Salvador, é um cantor, compositor, produtor musical e um dos maiores nomes da MPB (Música Popular Brasileira). Sua contribuição extrapola o âmbito nacional: Gil é reconhecido e premiado mundialmente. Em mais de cinquenta álbuns lançados, o baiano se mostra um músico eclético, que incorpora, em seu trabalho, influências dos mais diversos gêneros musicais, como forró, reggae, rock, funk, dentre outros. Entre 2003 e 2008, Gilberto Gil também atuou como Ministro da Cultura no Brasil. Além disso, foi nomeado “Artista da paz” pela UNESCO e embaixador da ONU para agricultura e alimentação.
Gil - Fotos

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Após a leitura dos textos I e II, faça como Gilberto Gil e pense: quais são as principais vantagens e desvantagens da internet? ESCREVA uma mensagem ao Gil, no formato que preferir: pode ser um post, no qual você marcaria o artista, ou um e-mail, que você enviaria para ele.
Utilize o formulário abaixo para responder à atividade:
> Formulário

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para a gente: leitura.sc2@gmail.com

Categorizado em Atividades Remotas

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress