Você sabe mesmo o que é bullying?

Publicado em

WhatsApp Image 2020-12-07 at 09.46.25

Assista ao vídeo e vamos conversar!

Muitas vezes, usamos o termo bullying para dizer que alguém implicou conosco ou fez alguma brincadeira desagradável. Por exemplo: se alguém chama um colega de palhaço e esse colega não gosta, é possível que ele se sinta ofendido e acabe dizendo que está sendo vítima de bullying. Afinal, hoje, com frequência, ouvimos essa palavra, não é? Com isso, acabamos por utilizá-la para fazer referência a qualquer tipo de discussão ou ofensa.

Contudo, a definição não é simples assim! Como você viu no vídeo, a aluna estava realmente sofrendo bullying. Agora, vamos ver se você observou bem os detalhes!

Na situação apresentada, a menina foi ridicularizada; em alguns momentos, de forma verbal (com xingamentos, deboches) e até de maneira física (quando o aluno a empurrou). Por causa da sua aparência, ela está, na visão do colega, fora do padrão físico e isso o motivou a ofendê-la. Você percebeu que isso ocorreu várias vezes?

É interessante notar que, ao contrário do colega que chamou o outro de palhaço, o caso apresentado no vídeo não foi uma situação isolada. Como o agressor tinha a intenção de causar sofrimento, ele constantemente oprimia a vítima.

Explicando de outra forma: o bullying tem características bem definidas. Corresponde a ações intencionais e repetitivas com o objetivo de agredir uma pessoa e sem dar a ela a possibilidade de reação. Pode ser um ataque com palavras, gestos, agressões físicas. Ocorre entre pares, ou seja, entre sujeitos de um mesmo lugar como escola, vizinhança, cursos, etc. Quem pratica o bullying tem o objetivo de sentir-se superior, mais popular ou poderoso, buscando criar uma imagem melhor de si mesmo diante do grupo em que está inserido.

Agora que você conheceu esses detalhes, já é capaz de estabelecer algumas diferenciações importantes:

  • Espalhar um boato maldoso sobre uma pessoa, fazendo com que todos acreditem que ele ou ela teve determinada atitude seria bullying?

Sim! Essa atitude causa sofrimento em quem foi exposto e pode motivar outras pessoas a intimidarem-na.

  •  Toda discussão seria bullying?
    Não! Uma simples discussão acontece em um momento específico e acaba pouco depois, podendo ter muitas motivações. Já no bullying, a pessoa é ofendida mesmo sem ter provocado. O agressor vai apontar para as características, como por exemplo, uma cicatriz, para constranger a vítima.

 

  •  O bullying só acontece em relação à aparência física?
    Não! Para atingir a vítima, o autor pode associar o comportamento agressivo a alguma(s) característica(s) da personalidade, como a timidez, aspectos da religião, condição socioeconômica ou o desempenho escolar. Em geral,  o
    preconceito é uma causa muito comum para os ataques. Contudo, também podem envolver inveja, ciúmes, entre muitas outras razões.

Então precisamos pensar: uma brincadeira só é uma brincadeira quando todos se divertem. Se alguém do grupo não se sente bem com o que pensamos ser brincadeira é preciso parar imediatamente! Isso vale tanto para nossas próprias atitudes como para as atitudes de nossos colegas. Não podemos permitir a continuação dessa prática que causa sofrimento!

Nossas reflexões não param por aqui! Fique de olho no Minuto SOEP, pois, em breve, você será convidado a pensar sobre novos temas relacionados…

Enquanto isso, clique aqui e conte se isso já aconteceu com você. Já participou, presenciou ou ouviu falar de alguma situação envolvendo o bullying? Como foi? Estamos ansiosos para saber!

Caso prefira, mande um e-mail para a gente: soep.sc2@cp2.g12.br

Categorizado em Atividades Remotas

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress