Caiu na Rede é Elogiado!

Publicado em

rede de elogios

Abre teu coração e fala com a gente: você já ouviu falar nos PROJETOS desenvolvidos no SOEP?

Existem alguns projetos que já estão acontecendo, outros em elaboração e estamos sempre abertos a ouvir propostas, inclusive a sua! Sim, a sua participação é super bem-vinda! A gente costuma desenvolver melhor nossas práticas e encontrar ações que fazem mais sentido quando todos os interessados participam da construção do projeto. E os projetos não são do SOEP para os estudantes, mas feitos no SOEP por todos e para todos do campus que se interessarem em participar.

Nesse ritmo “projetando de ser”, a gente começa conversando sobre o “Rede de Elogios”. Lembra dele? Participou?! Pode dizer: foi massa! Sabemos que o movimento natural das pessoas é prestar atenção nos problemas e fazer críticas umas às outras; aquela nossa mania bem questionável e feia de olhar os defeitos alheios e ignorar as nossas próprias “bolas fora de cada dia”, colaborando, desta forma, para uma cultura que alimenta e fortalece o bullying.  Pesado desse jeito mesmo. Foi então que Fabiana Maria e Bruno Siqueira, orientadores do setor, se juntaram para propor algo diferente. O objetivo principal é, como o próprio nome diz, criar e incentivar uma rede de elogios na comunidade escolar.

E como funciona a proposta na prática?

Alunos, alunas, professores, professoras, inspetores e demais membros da comunidade escolar podem procurar o setor para registrar seu elogio. Os elogios não precisam ser destinados apenas a estudantes e professores. Eles são extensivos a toda e qualquer pessoa do campus São Cristóvão II. Como vimos acontecer durante a realização desse projeto, estudantes podem ser expressamente carinhosos com os funcionários terceirizados, ou, por exemplo, servidores da secretaria receberem uma demonstração de admiração através das mensagens escritas. Legal, não é?

Embora comprovadamente rico na extensão dos envolvidos, nobre na intenção e efetivo nos resultados desejáveis, os procedimentos de execução são aparentemente simples: após anotar o elogio, servidoras e servidores do SOEP confeccionam uma espécie de plaquinha e entregam para a pessoa elogiada.

Esse projeto começou a acontecer no segundo semestre de 2019. Para os adultos (técnicos administrativos, terceirizados, professores e demais funcionários), entregamos as plaquinhas pessoalmente, durante as atividades do cotidiano letivo, como você pôde ver na foto no início do texto. Para os estudantes, num tom festivo, organizamos uma grande confraternização com direito a lanhe coletivo, com a colaboração de todos e todas, convidando seus respectivos responsáveis para participar e prestigiar o (a) elogiado (a), conforme a matéria do blog   “Projeto Rede de Elogios em SCII valoriza a autoestima e a empatia”.

Como a gente aqui do SOEP é desses que gostam de deixar tudo de um jeito bem explicado, talvez seja importante trocar mais uma ideia: a magia e o poder que o elogio tem. E isso não é papo de “O Senhor dos Anéis”, nem “Harry Poter”, não. É força de transformação na vida real mesmo!

Se, por um lado, sabemos como uma crítica infeliz ou comentários maldosos podem doer na alma, abalar nossa autoestima e nos tornar os piores inimigos do espelho, por outro, palavras bem escolhidas e afirmações gentis enchem nossos dias de cor e som, nos mostram que temos valor e mantêm nossa relação saudável com a gente mesmo e com os outros… o poeta já nos dizia que “o homem que está em paz não quer guerra com ninguém”. O elogio tem o poder de transformar a vida das pessoas. Todos nós, sem exceção, precisamos nos sentir amados e valorizados. Quando fazemos elogios sinceros, a pessoa se sente bem e isso a motiva a continuar fazendo o seu melhor e a ser a melhor versão de si mesmo.

Talvez você ainda possa estar resistente ou, sei lá, achando que não merece nada de bom da vida. “Humse liga”: elogio não é privilégio para quem tem muitas habilidades, tira dez em tudo, é campeão mundial de “Candy and Crush” ou leu 273 livros no ano passado. Se essas pessoas existem, é para elas também. Porém é pra gente como a gente. Você e nós. Pessoas com alguns defeitos, mas que têm muitas qualidades que podem ser destacadas e merecem ser elogiadas. Gente do tipo que adora chegar em primeiro em uma disputa, mas agradece as pequenas conquistas que somadas podem dar novo significado ao que vem depois da corrida, percebendo que outras situações e principalmente pessoas valem muito mais a pena porque são mais importantes.

Uma das coisas mais curiosas dessa parada de elogiar é que isso faz bem para quem elogia e para quem é elogiado, criando uma rede de amor, empatia e alegria. Saca da pegada “gentileza gera gentileza”? Pois é. É exatamente por aí: aquela música que faz bem pra alma toca e o poder de transformação acontece. Vira um círculo vicioso, tipo um looping do bem, sabe? Eu te elogio porque fui tocado e, por isso, ao tocar positivamente a vida de outra pessoa, ela vai elogiar outra, e outra, e outra… até que não se sabe onde, nem quem deu o primeiro passo, apenas que todos são parte dessa rede acolhedora e calorosa… A Rede de Elogios que o SOEP quer continuar a construir com você em São Cristóvão II!

E aí? Ficou interessado em participar no retorno às aulas? Sabe alguma maneira de tornar o projeto melhor? Nos procure no email: soep.sc2@cp2.g12.br.

Categorizado em Notícia

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress