Redes Sociais: vamos bater um papo?

Publicado em

As redes sociais já fazem parte do nosso cotidiano, facilitando a nossa comunicação. Em instantes estamos interagindo com outras pessoas, conhecendo novos ou reencontrando amigos. Sem contar que elas são cheias de atrativos… são imagens, sons, um vídeo vai levando a outro…uma loucura!

É tudo tão fascinante que, às vezes, perdemos a concentração e deixamos de fazer aquilo que realmente é importante. Quando percebemos, horas do nosso dia já se foram. Além disso, podemos derrapar em alguns detalhes muito importantes sobre privacidade. Usamos nossas fotos, nossas informações pessoais ou deixamos a nossa opinião de forma descuidada, sem pensar muito sobre aquilo que estamos escrevendo.

Por tudo isso, precisamos manter o equilíbrio e o cuidado para evitar problemas futuros. Então, bora conhecer algumas formas de usar as redes com mais cautela?

– Cuidado com os seus dados pessoais.

Evite indicar endereços ou localizações. Sua vida não precisa ser um “livro aberto”. Ninguém precisa saber o que você faz. #ficaadica

– Desconecte-se!

Tudo na internet é feito para prender a nossa atenção! Você não precisa saber tudo o que acontece o tempo todo com seus amigos!

Estabeleça horários para acessar as redes. Desligue os alertas sonoros! Aquilo que acontece off-line também pode ser muito interessante. Não se deixe escravizar pelas redes sociais. Elas são legais, mas a vida real também precisa de atenção.

Mantenha o equilíbrio! Sua saúde irá agradecer essa atitude!

– Antes de postar, pense um pouco sobre o conteúdo.

Não saia postando toda foto que tirar. Lembre-se: uma vez colocada na internet, dificilmente haverá um controle sobre ela. Outras pessoas poderão compartilhar e, até mesmo, usá-la de forma errada. Em segundos, ela poderá chegar a um número muito grande de pessoas.

– Fake News? Não!

Diga não! As redes sociais são usadas com frequência para disseminar ideias e promover o debate. Isso é muito positivo para a sociedade. Contudo, caso perceba algo estranho, não acredite. As mensagens podem conter notícias falsas, informações mentirosas ou boatos. Se você não sabe identificar a origem de um texto ou a sua veracidade, o melhor é não compartilhar. #simplesassim

– Conversar com estranhos.

Não aceite convite para encontros presenciais com pessoas que você não conhece. Aliás, caso não lembre ou realmente não saiba quem é, evite aceitar como amigo. Pense… a qualidade é melhor que a quantidade.

Ah! Caso receba alguma mensagem estranha ou seja ofendido por um desconhecido, bloqueie imediatamente. #incomodou #dáumblock

– Conteúdos ofensivos.

Embora aparentemente sejam divertidas, existem situações que irão constranger as pessoas envolvidas. Nem sempre seus amigos ou familiares querem ser expostos. Pergunte se eles querem e autorizam o uso de suas imagens ou de seus nomes.

Expor a intimidade de alguém pode gerar consequências. Então, aproveite e evite acusar, usar palavrões ou fazer comentários ofensivos. Isso pode configurar Cyberbullying. Você já ouviu falar sobre isso?

Fique ligado no “MINUTO SOEP”. Em breve, vamos conversar um pouco mais sobre Cyberbullying e Direitos Humanos na Internet. 

Assista ao vídeo.

 

Categorizado em Notícia

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress