Assistência Estudantil

OBJETIVO:
Propor ações, programas e projetos visando minimizar as desigualdades sociais existentes que geram maiores dificuldades para estar e se desenvolver na escola. Com isso, o intuito é contribuir (junto a outros setores e níveis de gestão) para a permanência dos/as estudantes e uma maior igualdade de oportunidades.

ATUAÇÃO:
– Atendimentos sociais individuais, coletivos e reuniões junto às famílias e/ou estudantes;
– Articulação e discussão sobre questões dos/as estudantes com os demais setores do Colégio;
– Articulações intersetoriais e interinstitucionais e
– Disponibilização de auxílios estudantis. 

AUXÍLIOS ESTUDANTIS:
São disponibilizados anualmente (com prazo específico para inscrições, conforme edital) e pretendem complementar as despesas com demandas escolares do/a estudante, tais como: transporte, uniforme, material escolar, entre outras.

 

Os atendimentos junto ao setor devem ser previamente agendados através do e-mail:  sae.cp2.sc2@gmail.com

Perguntas frequentes sobre os auxílios estudantis:

 

1-  Quem pode realizar inscrição para receber os auxílios estudantis? 
 
R: Todos/as os/as estudantes podem se inscrever. Contudo, o público prioritário , conforme Decreto 7234/2010 são estudantes cuja renda familiar per capita seja de até um salário mínimo e meio vigente no país. 
 
2- O que é renda per capita?
 
R: A renda per capita é a renda “por pessoa”. Isto quer dizer que o cálculo da renda familiar para saber se determinado/a estudante é parte do público prioritário envolve dividir o total da renda da família pelo número de pessoas que compõem esta família (exemplo: se a renda mensal da família, após somar a renda de todos os seus membros é de R$ 2000,00 e compõem esta família 4 pessoas, a renda per capita, ou seja, por pessoa, é de R$ 500,00). 
 
3- Se a família já fez a inscrição uma vez, no ano seguinte ela precisa se inscrever de novo?
 
R: Sim. A cada ano deve ser feita uma nova inscrição, apresentando toda a documentação solicitada de acordo com cada edital. Por isso, é importante e de responsabilidade de cada família acompanhar a publicação de editais e cronogramas no site do Colégio. 
 
4- A documentação a ser a apresentada para inscrição é a mesma todo ano?
 
R: Não. A cada ano é preciso consultar os editais e verificar a documentação solicitada. Ela varia, assim como variam os valores e os auxílios ofertados a cada ano. 
 
5- Fazer a inscrição é a garantia de que o/a estudante irá receber o auxílio?
 
R: Infelizmente não. Não há como garantir que todos/as os/as estudantes inscritos sejam contemplados/as com auxílios estudantis, porque depende do valor orçamentário destinado, a cada ano, para esta finalidade. 

 

Leia mais:

♦ Informações sobre Assistência Estudantil no Colégio Pedro II

 

 

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress