Roteiro de Estudos de Recuperação CAIS2

CIÊNCIAS SOCIAIS

– Juventude
– Identidade
– Violência e segurança pública no Brasil
– Desigualdades e discriminação social ação policial e no encarceramento

HISTÓRIA
1. História do Brasil Republicano:
1.1 Crise do Império e proclamação da República (1870 – 1889);
1.2. República da Espada (1889 – 1894) e conflitos no início do período republicano;
1.3. Ditadura Civil Militar (1964 – 1985) e Redemocratização (1985 – 2019) no Brasil;
1.4. Negros e Indigenas na sociedade brasileira republicana;
2. História Mundial:
2.1. Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918);
2.2. A Década de 1920 e a Crise de 1929;
2.3. Fascismo e Nazismo;
2.4. Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)

INGLÊS
Gêneros textuais

– Histórias de vida
– Diversidade
– Meio ambiente
– Lazer/ Entretenimento
– Educação e saúde
Tópicos gramaticais
– Formação de palavras (prefixos e sufixos)
– Futuro: WiLL e GOING TO
– Passado Simples (Simple Past)
– Primeira e segunda condicionais
– Verbos Modais (must/mustn’t, should, can/can’t, may, would)
– Marcadores discursivos (but, and, however, although, still, too, then)

PORTUGUÊS
– aspectos dos textos narrativos
– aspectos dos textos argumentativos
– coesão
– coerência
– linguagem formal e norma culta
– interpretação de texto

GEOGRAFIA
– Guerra Fria e suas características gerais.

– Globalização e seu fluxos materiais e imaterias.
– A Questão Árabe-Israelense
– Etnias e religiões no Oriente Médio
– O povo Curdo (localização, características gerais)

MATEMÁTICA
– Operações com frações;
– Operações com Inteiros;
– Operações com monômios;
– Produtos Notáveis e Fatoração;
– Equação do 2o grau – completas e incompletas;
– Ângulos;
– Triângulos;
– Polígonos;
– Semelhança de Triângulos;
– Teorema de Pitágoras;
– Ângulos na Circunferência.
 Sugestão de Matemática:

 – Refazer listas desenvolvidas ao longo do ano;

– Assistir a video-aulas;

– Compor grupo de estudos com colegas.


FRANCÊS

– apresentação pessoal de si e do outro (verbos s’appeler, avoir, être, faire, jouer, aimer, adorer, détester, préférer etc)
– adjetivos femininos e masculinos em francês (qualités et défauts), incluindo as concordâncias de gênero e número (généreux/généreuse….. sportif/sportive…etc)
– vocabulário relativo a traços da personalidade, características e valores
– fazer comparações em francês (plus …que / moins …que…etc)
– vocabulário relativo a preconceitos diversos (racisme, sexisme, préjugé religieux etc)
– Texto da declaração dos direitos humanos (1948) em português (leitura, interpretação, charges, história em quadrinhos etc) + a versão resumida dos 30 artigos em língua francesa.

CIÊNCIAS

-Átomo:
1-Conceito ( Definição ) ;
2- Partículas atômicas( Prótons, Elétrons e Nêutrons);
3- Número atômico.
– Ligações Químicas:
1 – Conceito de camada de valência;
2- Conceito de ligação iônica;
3- Conceito de ligação covalente.
– Reações Químicas:
1- Conceito ( Definição ) ;
2- Tipos de reações ( Deslocamento/ Dupla Troca / Análise / Síntese )

 

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress