Conteúdos para as PFVs 2019

Publicado em

Logo Oficial cp2

FÍSICA

Primeira série –

Termologia:

  • Calor e temperatura
  • Calor específico e Capacidade Térmica
  • Propagação do calor
  • Troca de calor sem mudança de fase
  • Calor latente

Ondas:

  • Equação fundamental da onda
  • Fenômenos Ondulatórios

Óptica:

  • Espelho plano
  • Refração da luz
  • Lentes esféricas

Segunda série –

Mecânica:

  • Velocidade Média e Instantânea
  • Movimento Uniforme
  • Movimento Uniformemente Variado – Funções horárias
  • Leis de Newton e suas aplicações
  • Trabalho de uma força
  • Conservação da energia mecânica
  • Leis de Kepler

Terceira série –

Hidrostática:

  • Massa específica e pressão
  • Teorema de Stevin
  • Princípio de Arquimedes

Termodinâmica:

  • 1ª Lei da Termodinâmica

Ondas:

  • Equação fundamental da onda
  • Fenômenos Ondulatórios

Eletricidade:

  • Intensidade de corrente elétrica, diferença de potencial, potência e energia elétrica
  • Circuitos elétricos
  • Instrumentos de medidas elétricas (voltímetro e amperímetro)

Magnetismo:

  • Ímãs e campo magnético
  • Força magnética sobre cargas em movimento

QUÍMICA

1a Série

1- Tabela Periódica

2- Ligações Químicas

3- Forças intermoleculares

4- Funções inorgânicas

5- Classificação das REAÇÕES QUÍMICAS

 

2a Série

Físico-química: Estequiometria caso geral, rendimento, concentração comum, molar e diluição.

Química Orgânica: classificação de cadeia, hibridização, hidrocarbonetos, álcool, fenol, ácido carboxílico, éster, amina e amida

 

3a Série

Físico-química: Kc/Kp, deslocamento, pH/pOH e pilha

Química Orgânica: isomeria plana/ espacial, acidez/ basicidade, reação de adição/eliminação/oxidação de álcool

OBS: uma questão de cada tópico

 

GEOGRAFIA

PRIMEIRA SÉRIE
Espaço e paisagem
Cartografia: escalas, projeções e uso político dos mapas
Movimentos de massa e enchentes urbanas
Transição demográfica
Pirâmides etárias
Crise dos refugiados
SEGUNDA SÉRIE
Globalização: dimensões técnica, econômica, política, social e cultural
Divisão Internacional do Trabalho
Modelos de produção
Nova ordem mundial
Mercosul e União Europeia
TERCEIRA SÉRIE
A desigual distribuição da população, das estruturas e das riquezas no espaço nacional
Arquipélago econômico x modelo centro-periferia
Concentração e desconcentração industrial
Revolução verde e complexos agroindustriais
Estrutura fundiária brasileira
Rede e hierarquia urbana
Metrópole, megalópole e megacidade

 

HISTÓRIA

 

Primeira série – Transição para Modernidade. América Portuguesa.

Segunda série – Independência da América Espanhola. Revolução Francesa. Brasil no Século XX.

Terceira série – Mundo Contemporâneo Pós – 1946.

 

Educação Física:

  • 1° ano: inclusão e exclusão no handebol; Capoeira: história, racismo e diversidade, movimentos básicos; natação: vaidade, padrões de beleza e fundamentos básicos dos nados.
  • 2° ano: corpo, consumo e fundamentos básicos da natação; futebol: violência, gênero, futebol para pessoas com deficiência, racismo e fundamentos; ginásticas: corpo, gênero, movimentos básicos e aparelhos.
  • 3° ano: atividade física e saúde: conceito amplo de saúde; altinha: cultura, acesso ao lazer e gênero; forró: preconceito e machismo.

INGLÊS

1a série
1. vocabulário das Unidades 4 e 5 do livro;
2. marcadores de discurso;
3. substantivos contáveis e incontáveis;
4. imperativo;
5. verbos modais;
6. referência pronominal.
2a série
1. vocabulário das Unidades 5 e 6 do livro;
2.marcadores de discurso;
3. primeiro condicional;
4. segundo condicional;
5. referência pronominal.
3a série
1.vocabulário das Unidades 5 e 6;
2. presente perfeito simples e contínuo;
3. passado perfeito;
4. discurso indireto;
5. referência pronominal.
PONTOS NODAIS de FRANCÊS
1 a série:
– Pronomes relativos
– Advérbios de intensidade
– Pronomes demonstrativos
– Interrogação indireta
– Alternância Passé Composé e Imparfait
– Marcadores de causa e consequência
– Doubles Pronoms
2 a série:
– Emprego do modo indicativo e do modo subjuntivo
– Pronomes Possessivos
– Plus-que-parfait
– Marcadores de concessão
– Futur simple
– Voz passiva
– Discurso indireto no presente
3 a série:
– Marcadores discursivos de tempo, causa, consequência, oposição, concessão e finalidade.
– Hipóteses
– Discurso indireto no passado
PONTOS NODAIS – ESPANHOL
1a. Série
– Compreensão leitora
– Conteúdos linguístico-gramaticais:
1- Formas e usos dos verbos no presente indicativo – regulares, SER, TENER, ESTAR, HABER
2- Contraste Presente x Pretérito indefinido
3- Presente irregular
4- Imperativo Afirmativo e Negativo – regulares e irregulares
5- Discurso formal / informal
6- Artigos e contrações
7- Contraste Pretérito Indefinido x Pretérito Imperfeito do indicativo
8- Heterogenéricos, heterossemânticos e heterotônicos
9- Acentuação gráfica
2a.Série
– Compreensão leitora
– Conteúdos linguístico-gramaticais:
1- Contraste Pretérito Indefinido x Pretérito Imperfeito do indicativo
2- Verbo “gustar”
3- Usos de “muy” e “mucho”
4- Adjetivos e pronomes possessivos
5- Recursos de Coesão e coerência: conjunções
6- Marcadores temporais
7- Futuro
3a. Série
– Compreensão leitora
– Conteúdos linguístico-gramaticais:
1- Modo condicional
2- Pretérito Imperfeito do Subjuntivo
3- Conectores do discurso
4- Presente do Subjuntivo
5- Expressões de opinião, desejo e probabilidade
6- Concomitância de pronomes complemento OD e OI
7- Modo Imperativo afirmativo e negativo, e colocação pronominal (OD + OI)

SOCIOLOGIA

1ª série:
 
Violência Simbólica e capital cultural
Capital, Trabalho, mais valia e alienação.
 Reestruturação Produtiva -Terceirização, Desregulamentação e Informalidade.
 Ideologia em Marx e Gramsci,
 Hegemonia, Contra- hegemonia,
 Indústria Cultural e monopólio dos meios de comunicação, 
 2ª série:  
Colonialismo/Evolucionismo social/ Etnocentrismo
Relativismo cultural, Alteridade e Identidade
Democracia Racial e suas críticas.
Desigualdades raciais e violência no Brasil contemporâneo.
O conceito de gênero nas Ciências Sociais,
Patriarcado, Heteronormatividade, Dominação masculina e Violência de Gênero
Movimento Feminista, LGBTQI+ e Interseccionalidade

3ª série:

  • Direito à cidade (valor de uso)
  • A cidade como mercadoria (valor de troca)
  • Segregação socioespacial (remoções e enclaves fortificados) e gentrificação/especulação imobiliária.
  • A teoria Política em Marx;
  • Poder e Dominação em Weber
  • Pensamento Social Brasileiro : 
  • A tradição da interpretação do Patrimonialismo;
  • Jessé Souza e a critica a Interpretação Patrimonialista  
  • Desenvolvimento Sustentável (Sustentabilidade)
  • Matrizes do Ambientalismo: Preservacionismo, Conservacionismo e  Ecologismo Popular (Ecologismo dos Pobres)
  • Racismo Ambiental, Injustiça Ambiental e Justiça Ambiental. Populações Tradicionais e A Questão Ambiental
  • Atores Sociais e Modelos de Agricultura no Brasil
  • Agronegócio (Revolução Verde, Sementes Transgênicas, Agrotóxicos)
  • Pequenos Agricultores (Agricultura Familiar e Sementes Crioulas)
  • Movimentos Sociais (Reforma Agrária Popular, Agroecologia e Alimentos Orgânicos)

BIOLOGIA – TURMAS INTEGRADAS

Turmas: IN 110, IN 112 e MA 114:
– Bioquímica celular: enzimas (composição, estrutura, propriedades e fatores limitantes);
– Transportes através da membrana celular: transportes passivos (difusão simples, difusão facilitada e osmose), casos
especiais de osmose (plasmoptise/hemólise, plasmólise/crenação e turgência), transporte ativo (bomba de sódio e
potássio) e endocitoses (fagocitose e pinocitose);
– Mitocôndrias e cloroplastos: estruturas, funções e teoria endossimbiôntica;
– Metabolismo energético: fermentação (alcoólica e lática), respiração celular aeróbica, fotossíntese e quimiossíntese;
– Núcleo celular: estrutura e funções;
– Ácidos nucleicos (DNA e RNA): estruturas, composições químicas e propriedades;
– Código genético e síntese de proteínas;
– Interfase e divisão celular (mitose e meiose).
Turmas: IN 210, IN 212 e MA 214:
– Classificação dos seres vivos em Reinos e Domínios;
– Vírus;
– Importância evolutiva da aquisição das seguintes estruturas pelos vegetais: vasos condutores de seivas, grão-de-pólen,
semente, estróbilos, flores e frutos;
– Evolução dos vertebrados;
– Fisiologia humana: digestão;
– Fisiologia humana: respiração.
Turmas: IN 313, IN 315 e MA 317:
– Grupos sanguíneos: sistema ABO e fator Rh;
– Herança dos cromossomos sexuais (herança ligada ao sexo, herança restrita ao sexo e herança influenciada pelo sexo);
– Teorias evolutivas: lamarckismo, darwinismo e neodarwinismo;
– Especiação;
– Cadeias e teias alimentares: fluxo de matéria e energia;
– Nicho ecológico;
– Ciclos biogeoquímicos: carbono, oxigênio e nitrogênio;
– Relações ecológicas.

BIOLOGIA – TURMAS REGULARES

1ª Série Regular: – Bioquímica celular: enzimas (composição, estrutura, propriedades e fatores limitantes); – Transportes através da membrana celular: transportes passivos (difusão simples, difusão facilitada e osmose), casos especiais de osmose (plasmoptise/hemólise, plasmólise/crenação e turgência), transporte ativo (bomba de sódio e potássio) e endocitoses (fagocitose e pinocitose); – Mitocôndrias e cloroplastos: estruturas, funções e teoria endossimbiôntica; – Metabolismo energético: fermentação (alcoólica e lática), respiração celular aeróbica, fotossíntese e quimiossíntese; – Núcleo celular: estrutura e funções; – Ácidos nucleicos (DNA e RNA): estruturas, composições químicas e propriedades; – Código genético e síntese de proteínas; – Interfase e divisão celular (mitose e meiose).

2ª Série Regular: – Classificação dos seres vivos em Reinos e Domínios; – Vírus; – Importância evolutiva da aquisição das seguintes estruturas pelos vegetais: vasos condutores de seivas, grão-de-pólen, semente, estróbilos, flores e frutos; – Fisiologia humana: digestão; – Fisiologia humana: respiração; – Fisiologia humana: sistema endócrino.

3ª Série Regular: – Grupos sanguíneos: sistema ABO e fator Rh; – Herança dos cromossomos sexuais (herança ligada ao sexo, herança restrita ao sexo e herança influenciada pelo sexo); – Teorias evolutivas: lamarckismo, darwinismo e neodarwinismo; – Especiação; – Cadeias e teias alimentares: fluxo de matéria e energia; – Nicho ecológico; – Ciclos biogeoquímicos: carbono, oxigênio e nitrogênio; – Relações ecológicas.

MATEMÁTICA

Conteúdos PFV Matemática

PORTUGUÊS

1a série

Língua:

Funções da Linguagem

Variabilidade linguística

Estrutura das Palavras

Processos de Formação de Palavras

Estudo dos verbos

Literatura:

Figuras de linguagem

Gêneros literários

Classicismo

Quinhentismo (Literatura Informativa e Jesuítica)

Barroco

Arcadismo

2a série

Língua:

Período composto por coordenação e por subordinação

(orações desenvolvidas e reduzidas)

Literatura:

Romantismo (comparado aos outros movimentos)

Realismo

Naturalismo

Parnasianismo

Simbolismo

3a série

Língua:

Variabilidade

Tipos de argumento

Regência verbal

Crase

Concordância verbal e nominal

Literatura:

1a fase modernista

Poesia de 30: Drummond, Cecília, Vinícius

Geração de 45: Clarice, Guimarães Rosa e João Cabral de Melo Neto

 

PONTOS NODAIS – FILOSOFIA

1ª SÉRIE:

 

TODAS AS TURMAS DA MANHÃ: Pontos nodais enviados pelo professor Flavio Balod, regente de toda a primeira série da manhã.

 

TARDE:

 

2102 (professor Paulo Malafaia): O real como unidade fundamental: arché e physis em Tales de Mileto e Heráclito; cosmo em Lao Tsé; Introdução à Filosofia Ambiental: aprofundamento da urgente necessidade atual de estabelecermos outra relação com a natureza e repensarmos a ideia de humanidade – Ailton Krenak.

 

DEMAIS TURMAS REGULARES: Pontos nodais enviados pelo professor Flavio Balod, regente das demais turmas regulares da tarde.

 

TÉCNICO – IN110; IN112; MA114 (professora Joseane Vasques): Heráclito de Éfeso (arché e devir); Sócrates (vida e pensamento / método socrático); Platão (Alegoria da caverna, teoria do “Mundo das Ideias”); Epicuro de Samos (Carta a Meneceu – sobre a felicidade); Hipátia de Alexandria (vida e pensamento).

 

RH116 (professor Paulo Malafaia): Diversidade: A questão indígena no Brasil: reflexão e (r)existência: necessidade de estabelecermos outra relação com a natureza e repensarmos a ideia de humanidade – Ailton Krenak; Racismo estrutural no Brasil: uma aproximação desde o futebol (José Miguel Wisnik e Roger Machado).

 

2ª SÉRIE:

 

TURMAS 1201, 1203, 2204 e 2208 (Professor Diego Ramalho): Epistemologia: ceticismo pirrônico e racionalismo cartesiano; Política: perspectivas clássica (Aristóteles) e moderna (contratualismo); Ética: teleologia e deontologia.

 

TURMA 1207 (Professora Joseane Vasques): René Descartes – primeira e segunda Meditações (a “dúvida metódica” / argumentos cartesianos / a certeza do cogito; Christine de Pizan – A cidade das damas (Livro primeiro – o projeto pizaniano / as três damas); Thomas Hobbes – O Leviatã (estado de natureza; pacto social e fundamentos do Estado); Filosofia Ubuntu (concepção geral; comparação com a racionalidade hegemônica ocidental).

 

TURMAS 1209, 1211, 2206 e MA214 (professor Paulo Malafaia): Platão e a alegoria da caverna; Fílon de Alexandria: o papel do ser humano na obra divina; Descartes e a matematização da natureza; Nietzsche e a morte de Deus: crítica aos projetos éticos e metafísicos tradicionais (Platão, Aristóteles, cristianismo, Kant); Introdução à Filosofia ambiental.

 

3ª SÉRIE:

 

TURMAS 1301, 1303, 1305, 1309, IN313, 2302 e 2306 (professora Anamar Moncavo): A psicanálise freudiana: contexto de surgimento (o problema da histeria) e conceitos; Hannah Arendt: o totalitarismo e a banalidade do mal, o caso Eichmann; O problema do sentido da vida e as principais correntes investigativas (supernaturalismo, naturalismo objetivista, niilismo).

 

TURMAS 1307, 1311, MA 317 e 2304 (Professor Diego Ramalho): Crise da metafísica (Kant e Nietzsche); existencialismo sartreano; Achille Mbembe e a crítica ao colonialismo.

 

Conteúdos para a PFV de MÚSICA

1- Gêneros Musicais

2. Parâmetros do som

3- Forma Musical

4- Textura Musical

 

ARTES VISUAIS – PONTOS NODAIS

❖ ARTE TRADICIONAL, ARTE MODERNA e CONTEMPORÂNEA

• Saber reconhecer uma pintura e uma escultura naturalista, estilizada e hiper-realista.

❖ ARTE MODERNA

DADAÍSMO

• Duchamp e os ready-made;

• A influência das ideias e das ações de Marcel Duchamp na Arte Contemporânea.

❖ ARTE CONTEMPORÂNEA

POP ART ESTADOS UNIDOS

• A Pop Art e a cultura de massa;

• Características;

• Aspectos formais (cor, luz, espaço, forma, linha, material, etc.);

• Apropriação.

POP ART BRASIL

• A Pop Art e as questões sociais, econômicas e políticas;

• Aspectos formais.

ARTE CONCEITUAL

• Definição;

• Principais características;

• Contexto Histórico, Político, Identitário, Social;

• Questões da sociedade contemporânea;

• Apropriação.

A Arte Conceitual no Brasil

• Contexto Histórico;

• A definição e as características são as mesmas da Arte Conceitual europeia e americana.

Em todos os movimentos/estilos/tendências artísticas o aluno diante da obra apresentada, deverá: descrever o que vê, reconhecer os aspectos formais, identificar o meio artístico, escrever sobre o contexto histórico, reconhecer a temática, realizar a leitura/análise/interpretação da obra apresentada.

Além do livro estude também pelo site do Itaú Cultural que tem o nosso conteúdo de forma confiável. Vá no site entre em ENCICLOPEDIA/ARTES VISUAIS e na busca digite o que você deseja. Exemplo: Enciclopédia – Artes Visuais – Busca Arte Conceitual ou Enciclopédia – Artes Visuais – Busca Arte Pop. http://enciclopedia.itaucultural.org.br/

FRANCÊS

1 a série: – Pronomes relativos – Advérbios de intensidade – Pronomes demonstrativos – Interrogação indireta – Alternância Passé Composé e Imparfait – Marcadores de causa e consequência – Doubles Pronoms

2 a série: – Emprego do modo indicativo e do modo subjuntivo – Pronomes Possessivos – Plus-que-parfait – Marcadores de concessão – Futur simple – Voz passiva – Discurso indireto no presente

3 a série: – Marcadores discursivos de tempo, causa, consequência, oposição, concessão e finalidade. – Hipóteses – Discurso indireto no passado

Categorizado em Comunicados

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress