Arte em 3 minutos

Publicado em

Foto: Exposição "O Rio dos Navegantes" no Museu de Arte do Rio / Daniela Paoliello
Foto: Exposição "O Rio dos Navegantes" no Museu de Arte do Rio / Daniela Paoliello

Como disse Ferreira Gullar, poeta e crítico de arte, “a arte existe porque a vida não basta”. Em tempos de pandemia do novo corona vírus, vimos  que este pensamento se concretizou como uma forma de lidarmos com a quarentena a partir das diversas possibilidades de contato com as artes através do meio virtual. Como exercícios de respiros em meio ao caos; museus, galerias de arte, institutos culturais se propuseram a disponibilizar uma gama de conteúdos para quem se mantém em casa.

Este é o caso do Museu de Arte do Rio (MAR) que disponibilizou em seu canal do Youtube os primeiros episódios da primeira temporada de uma série que se chamada “Percursos Mediados”. Você poderá conhecer algumas das exposições do museu fazendo uma visita guiada com a equipe Educativa da instituição. É uma boa atividade para entrarmos em contato com as artes visuais e informações de grande relevância.

Conheça o Museu de Arte do Rio e suas ações através deste link: http://museudeartedorio.org.br/es/inicio-2/

Cada temporada tem cinco episódios de três minutos, todos com recursos de acessibilidade comunicacional – audiodescrição, legendagem e Língua brasileira de sinais (Libras). Os episódios serão lançados às segundas-feiras às 10h nos meses de julho, agosto e setembro de 2020.

A primeira temporada tratará da exposição “Rio dos Navegantes” que ficou em cartaz em 2019 e trazia uma abordagem histórica sobre o Rio de Janeiro como cidade portuária. Já na segunda, teremos a oportunidade de conhecer a exposição coletiva “Rua!” que coloca as artes em diálogo com as culturas das ruas. Por fim, em setembro, nos debruçaremos sobre “Pardo é Papel”, a primeira exposição do jovem artista Maxwell Alexandre.

Não deixe de conferir! Os primeiros episódios já estão disponíveis. Para assistir ao primeiro, é só clicar abaixo:

SOEP/CSC3

Categorizado em Notícias

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress