7# Educação Física na Quarentena [1º ao 5º ano] Brincadeiras Africanas

Publicado em

EdFisicanaQuarentena (1)

Olá crianças,

Esperamos que estejam bem!

Esta semana apresentaremos duas atividades de origem africana: uma brincadeira infantil muito divertida de Gana chamada Ampe, e um jogo de sorte oriundo de Moçambique, outro país africano, chamado Labirinto.

A brincadeira Ampe possui regras bem simples e pode ser realizada em dupla, trio ou em grupo.

Primeiramente, escolhemos quem será o líder. Os outros participantes ficam alinhados de frente para o líder ou em semicírculo. O líder e um dos participantes pulam batendo palmas e depois saltam colocando um dos pés à frente. Se os dois colocarem os pés alinhados, muda o líder e o outro assume o seu lugar. Se colocarem os pés cruzados, o líder permanece, e recomeça com o próximo participante.

Para entenderem melhor, acessem o vídeo que produzimos da brincadeira Ampe, clicando neste link:

Para assistirem as crianças africanas brincando de Ampe, acessem o linkhttps://youtu.be/LhaZf2M_hlY

Para jogar o Labirinto, precisamos de duas tampinhas ou outro objeto que possa representar cada jogador e um labirinto desenhado numa folha de papel ou no chão.

O jogo começa com a brincadeira pedra, papel e tesoura (“Joquempô”).

Quem ganha, inicia o percurso da extremidade externa do desenho, que irá sendo percorrido a cada rodada que o jogador vence a disputa. Quando o jogador perde a disputa, permanece no mesmo lugar.

Vence o jogador que chegar primeiro ao final do labirinto.

Para entenderem melhor a dinâmica do jogo Labirinto, cliquem aqui:

Para imprimir o jogo em pdf, cliquem aqui (labirinto)

Sigam as orientações dos vídeos e aproveitem bastante!

Também seria muito interessante pesquisar um pouco sobre a cultura desses países e descobrir as suas localizações no continente africano. Vamos lá?

Qualquer dúvida, enviem para o e-mail do projeto: edfisicaquarentenact1@gmail.com

Ficaremos muito felizes em saber como foi a experiência de vocês!!

Fontes:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress