Assistência Estudantil

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A Assistência Estudantil é um setor que visa fortalecer a permanência e êxito escolar de todos os estudantes, independente de sua condição socioeconômica. São consideradas como questões relacionadas ao escopo da permanência do aluno na escola, a dimensão socioeconômica, anteriormente citada, como também questões referentes à violência, bullying, homofobia, racismo, transfobia,  alunos reprovados por vários anos e outras questões. Entende-se que todos esses fatores influenciam na permanência e na qualidade dessa permanência.

O Colégio Pedro II (CPII) teve, ao longo de sua história, estudantes de grupos sociais diversos em suas salas de aula. É importante salientar que a maior parcela do público discente, durante o nascedouro do Colégio e até bem próximo ao final do século XX, foi por muito tempo majoritariamente pertencente aos grupos sociais economicamente mais favorecidos. Mesmo assim, estudantes de famílias menos favorecidas sempre ingressaram no Colégio. Muitos recebiam assistência no CPII por meio da doação de uniformes organizadas pelas Associações de Pais e Direções de Unidades; de “ajuda” material/financeira decorrente da prática da Caixa Escolar; e do apoio de servidores/as individual ou coletivamente, que de forma voluntária, empreendiam esforços para dar lhes condições de estudo. Em função da mudança nas políticas de acesso ao Colégio a partir do século XXI, houve o aumento do público pertencente às populações em condições socioeconômicas desfavoráveis e o papel da Assistência Estudantil deslocou, portanto, dessas práticas anteriores de cunho de ajuda, para ações de garantia de direitos.

Equipe de Assistência Estudantil:

Chefe: Marcos Felipe Loureiro Arnaud
Telefone: 2163-7961 / e-mail:  saecp2tj1@cp2.g12.br

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