Biblioteca Indica #1

“Prometo tudo fazer para preservar o cunho liberal e humanista da profissão de bibliotecário, fundamentado na liberdade de investigação científica e na dignidade da pessoa humana”. Juramento do Bibliotecário.
No dia 12 de março é comemorado o dia do Bibliotecário no Brasil. Essa data foi escolhida em homenagem ao bibliotecário Manuel Bastos Tigre (1882-1957), considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Para se tornar bibliotecário é preciso ser Graduado em Biblioteconomia e, no Rio de Janeiro, algumas universidades oferecem essa graduação:
UFRJ
|
UNIRIO
|
UFF http://www.uff.br/?q=curso/biblioteconomia-e-documentacao/12685/bacharelado/niteroi
|
Universidade Salgado de Oliveira |
A Biblioteca Nacional e a Biblioteconomia
O primeiro curso de Biblioteconomia no Brasil (também primeiro curso na América Latina e o terceiro mais antigo do Mundo) foi implementado há mais de 100 anos aqui no Rio de Janeiro, na biblioteca mais importante do país: A Biblioteca Nacional.
O curso foi implantado pelo então diretor da biblioteca na época, Manuel Cícero Peregrino da Silva, mas idealizado por Benjamim Franklin Ramiz Galvão, no dia 10 de abril de 1911. No entanto, os registros mostram que a primeira aula só aconteceu quatro anos depois, em 1915. Atualmente o curso ainda existe e se encontra na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
E a Biblioteca, o que é?
A biblioteca é um lugar para todos que gostam de livros, de estudar, de contação de histórias, de ver filme, de dançar, de dormir, de jogar vídeo game, de brincar, de acessar a internet e principalmente ler. A Biblioteca é um espaço de aprendizado, lazer e conhecimento.
Por isso, fizemos um apanhando de histórias que contam um pouco sobre a biblioteca e seus livros mágicos.
Bibliotecas do Mundo da autora Daniela Chindler
Este título traz a história de bibliotecas clássicas, modernas, exóticas e até daquelas que sobreviveram à guerra como a Biblioteca de Alexandria, a mais famosa da antiguidade, a biblioteca Nacional, a biblioteca de Basra, sobrevivente da guerra, entre outras. As histórias são contadas por personagens de conto de fadas, animais falantes, filósofos da antiguidade e bibliotecários, que viveram essas aventuras pessoalmente. Em forma de conto, são ilustradas por grandes artistas, de traço e estilo variados, ampliando o universo da escrita e da imagem sobre os mais diversos lugares e épocas.
Lulu adora a biblioteca da autora Anna McQuinn
A história desse livro ilustra bem como mostrar a uma criança de forma lúdica e acolhedora o ambiente da biblioteca. A personagem do livro é uma criança que gosta de estar na biblioteca e semanalmente ela visita esse lugar tão rico de livros. Lulu descobre também que as bibliotecas são lugares divertidos e aconchegantes, onde ela pode fazer novas amizades! O que falta para você procurar a biblioteca mais perto da sua casa?
Contação da história Lulu adora a biblioteca
O livro que lê gente do autor Alexandre de Castro Gomes
Esse livro traz uma inversão de papéis, ao invés de ser lido, ele que aprende a ler seus leitores. Depois de ser colocado longe do alcance dos leitores, no alto de uma estante, ele faz amizade com outros livros antigos que os ensina a enxergar a diversidade e a riqueza da vida humana. Ele observa principalmente a bibliotecária que se pudesse a aconselharia também sobre seus problemas pessoais. A história traz a trajetória de um livro que fica fora de manuseio por um longo tempo. Esse título você encontra da Biblioteca O Fantástico mundo dos livros.
O mistério da fábrica de livros do autor Pedro Bandeira
Este livro mostra todo o processo de produção do livro, desde o corte da madeira, até a formação do papel e a finalização do livro. A personagem Laurinha em busca da árvore que está talhada a prova do seu amor, segue numa aventura vibrante e delicada que entrelaça dois enredos: a história do amor de uma adolescente e a história da produção de um livro, o único veículo capaz de eternizar todas as histórias de amor.
Este título você encontra na Biblioteca O fantástico mundo dos livros. A resenha do livro O mistério da fábrica de livros você encontra neste LINK.
Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente da autora Mafalda Milhões 
A autora fala sobre o lado democrático que toda biblioteca deve apresentar: ser um lugar de leitura para todos. No texto ela apresenta personagens de histórias e leitores comuns como professoras, tias, os cabritinhos, contadores de história, avô, bebê, chapeuzinho vermelho, o medo, a realeza, o inesperado, a bruxa má, os compadres agricultores e muitos outros, todos se sentem bem acolhidos na biblioteca, como em sua própria casa.
A história Uma biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente você encontra no Canal Conta uma historinha.
Os meninos da biblioteca do autor João Luiz Marques
Referências
http://www.leya.com.br/bibliotecas-do-mundo/
https://www.pallaseditora.com.br/produto/Lulu_adora_a_biblioteca/231/
https://www.youtube.com/watch?v=D9poGOwAwag
https://www.alexandredecastrogomes.com/olivroquelegente
https://www.editorabiruta.com.br/products/os-meninos-da-biblioteca
https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-bibliotecario/
http://www.crb8.org.br/dia-12-de-marco-e-dia-do-bibliotecario-parabens-a-todos-bibliotecarios/