Biblioteca Indica #10

Cecília Meireles
O Projeto Biblioteca Indica traz essa semana uma homenagem a incrível poetisa, escritora, professora e jornalista brasileira, Cecília Benevides de Carvalho Meireles, a nossa Cecília Meireles.
Nascida em 7 de novembro de 1901 no Rio de Janeiro, bairro da Tijuca, lançou seu primeiro livro de poemas sob o título Espectros no ano de 1919, o qual foi escrito aos 16 anos. Ao longo de sua vida publicou inúmeros livros de poemas, inclusive para crianças e jovens. Recebeu alguns prêmios, como o de Tradução/Teatro concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte no ano de 1962 e o Prêmio Jabuti de tradução de Obra Literária pelo livro Poemas de Israel, concedido pela Câmara Brasileira do Livro.
Organizou no ano de 1934 a primeira Biblioteca Infantil do Rio de Janeiro, localizada no antigo Pavilhão Mourisco no bairro de Botafogo, que funcionou por quatro anos. Faleceu no dia 9 de novembro de 1964, com grandes homenagens pelas suas contribuições à literatura brasileira.
Ou isto ou aquilo
O poema “As meninas” que está no livro Ou isto ou aquilo você pode ouvir a narração completa no canal Galeiai em foco.
O poema A bailarina que está no livro Ou isto ou aquilo você encontra a narração completa no canal Vanilza Bersan.
O menino azul
O menino azul foi escrito e ilustrado a partir do poema de Cecília, você poderá ouvi-lo no canal Mundo Cultura: histórias da Galocha.
E se quiser ler mais poemas desta incrível escritora, no site Escritas.org você encontra textos completos.
Referências
https://letras.biblioteca.ufrj.br/hoje-e-o-110%C2%BA-aniversario-de-cecilia-meireles/
https://memoria.ebc.com.br/cultura/2014/11/cecilia-meireles-faria-hoje-07-seu-113o-aniversario