Biblioteca indica #12

Nossa homenageada da semana pela #Biblioteca indica é a poetisa Ana Lins dos Guimarães Peixoto, mais conhecida como Cora Coralina.
Cora Coralina nasceu em 20 de agosto de 1889, na cidade de Goiás – GO, local em que passou toda sua infância. Começou a escrever poemas com apenas 14 anos, e em 1908 publicou no jornal “A Rosa”, criado com a ajuda de algumas amigas. Casou-se em 1911 e foi morar em Avaré no interior de São Paulo, com o advogado Cantídio Tolentino Bretas. Em 1922 foi convida a participar da Semana de Arte Moderna, mas foi impedida pelo marido.
Após a morte do marido em 1934, Cora Coralina tornou-se doceira para sustentar seus quatro filhos, mas não perdeu o amor pela escrita.
Aos 75 anos publicou no ano de 1965, seu primeiro livro O Poema dos becos de Goiás e estórias mais.
Em 1970 tomou posse da cadeira n. 5 da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa da UFG. Recebeu o Prêmio Juca Pato, concedido pela União Brasileira de Escritores, como intelectual de 1983. Em 1984 foi nomeada para a Academia Goiânia de Letras, ocupando a cadeira n. 38. Foi também em 1984 que recebeu o grande Prêmio da Crítica/Literatura, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte.
Ao longo dos anos lançou mais nove livros com inúmeros poemas e contos, destacando a realidade da mulher dos anos de 1900, suas vivências e reflexões.
A casa em que Cora Coralina morou é hoje o museu da escritora.
Cora Coralina faleceu em 10 de abril de 1985 na cidade de Goiânia – GO.
No site Escritas.org é possível encontrar alguns poemas disponíveis de Cora Coralina, basta pesquisar o nome da escritora nesse link abaixo:
https://www.escritas.org/pt/search
Segue link com o poema Antiguidades retirado do site Escritas.org
https://www.escritas.org/pt/t/12072/antiguidades
No link abaixo você vai encontrar todas as capas de livros de Cora Coralina com um pequeno resumo para você conhecer mais seus conteúdos.
https://www.escritas.org/pt/estante/cora-coralina
Referências: