Biblioteca Indica #15

Publicado em

bbi151

Literatura Infantojuvenil Indígena

O Projeto Biblioteca indica irá sinalizar alguns títulos da literatura infantojuvenil indígena, livros escritos por autores de povos originários brasileiros com recontos e narrativas da tradição oral, que abordam temas como meio ambiente, natureza, ancestralidade, memória, afeto e respeito a toda história milenar dos povos indígenas. Divirtam-se, aprendam e se encantem com as incríveis histórias da cultura indígena brasileira.

Catando piolhos: catando histórias

bbi142

 

O livro Catando piolhos: contando histórias foi escrito por Daniel Munduruku, com ilustrações da Maté, o livro tem oito histórias tradicionais da cultura indígena, são contos e recontos da tradição oral que são repassadas para a comunidade pelos mais velhos da família. Você pode ler o conto Um lugar para todos, que está disponibilizado na site da Editora Brinque-book por esse LINK.

 

Se você preferir ouvir a contação desse conto, você encontra no Canal Fafá conta histórias, e se encantar.

Txopai e Itôhã

bbi153

 

O livro Txopai e Itôhã foi escrito por Apinhaera Pataxó, também conhecida como Sijanete Alves dos Santos, e ilustrado por Kanátyo Pataxó, que traz a história da origem do primeiro indígena Pataxó e seu povo por intermédio das gotas de chuva, e os segredos da mãe terra. Você pode ouvir a contação da história no Canal Fafá conta histórias.

Kabá Darebu

bbi154

 

O livro Kabá Darebu foi escrito por Daniel Munduruku e ilustrado por Marie-Thérèse Kowalczyk, a Maté, é um livro que trata da memória afetiva de um menino de 7 anos. Conta sobre a cultura do povo Munduruku, a aldeia, o respeito à natureza e todo o aprendizado que foi passado de pais para os filhos, englobando a ancestralidade e a importância das tradições culturais dentro de um povo. No canal Professora Daniela você encontra a contação dessa rica história indígena.

 

As fabulosas fábulas de Iauaretê 

bbi155

 

O livro As fabulosas fábulas de Iauaretê, foi escrito por Kaká Werá Jecupé e ilustrado por sua filha Sawara, traz histórias de alguns povos indígenas com narrativas sobre respeito, sabedoria, astúcia e coragem. Para ouvir a história Iauaretê e o Jabuti que é uma das histórias do livro, basta clicar no LINK do Canal Brincando e aprendendo:

Todos os títulos mencionados estão disponíveis na Biblioteca O fantástico mundo dos livros.

Categorizado em Biblioteca Indica

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress