Biblioteca Indica #21

A Biblioteca indica essa semana irá homenagear o Dia do Inventor que é comemorado em 4 de novembro. Não poderíamos deixar passar esta data, grandes inventores revolucionaram a história da humanidade.
De acordo com registros históricos, o alemão Gerhard Muthenthaler de Berlim, promoveu esta data com o objetivo de incentivar mais pessoas a terem idéias e também, comemorar, relembrar e homenagear os grandes inventores da humanidade.
VOCÊ SABIA…
Que em São Paulo existe um Museu das invenções? Primeiro da América Latina, o museu foi inaugurado em 1996 por Carlos Mazzei, Presidente da Associação Nacional dos Inventores. O Museu das Invenções ou Inventolândia, como é mais conhecido, possui um acervo diversificado com 300 invenções, novidades e curiosidades para todos os públicos. NESTE LINK você consegue fazer um pequeno tour pelo museu.
Vamos recordar alguns inventores e curiosidades?
O mais famoso inventor brasileiro foi Alberto Santos Drumont, conhecido como o “pai da aviação”. Com o 14-Bis, uma aeronave mais pesada que o ar” ele fez seu primeiro voo e cumpriu alguns desafios em exibições públicas nos arredores de Paris. Realizou um vôo de 60 metros no dia 23 de outubro de 1906.
O inventor e fotógrafo estadunidense Thomas Adams inventou a goma de mascar, sendo mais conhecido como chiclete. Curiosamente ele estava usando ingredientes da goma, o chicle para produzir galochas, pneus de bicicletas e brinquedos, mas nunca atingia o resultado esperado, então ele resolveu colocar na boca e gostou do sabor.
A inventora austríaca Hedy Lamarr, inventou a tecnologia que permitiu controlar torpedos à distância durante a segunda guerra mundial, ela conseguia alterar rapidamente os canais de rádio para que não fossem interceptados. Essa tecnologia ficou conhecida como o “salto em frequência” e seus métodos serviram de base para a criação do Wi-fi, Bluetooth e GPS.
Em 1769 o primeiro veículo a vapor, auto-propelido para as ruas foi inventado pelo mecânico francês Nicolas Joseph Cugnot. Em 1885, Karl Benz fez o primeiro automóvel movido por motor de combustão interna. Ainda em 1885 Gottileb Daimler registrou o primeiro protótipo do motor moderno movido à gasolina e logo desenvolveu o primeiro veículo em quatro rodas motorizado.
O inventor americano Thomas Alva Edison foi o mais famoso inventor da lâmpada. A primeira lâmpada ficou acesa por 45 horas seguidas, até que se apagou. Em 21 de outubro de 1879 registrou seu invento.
Alexander Graham Bell foi o inventor do telefone, registrou seu invento em 14 de fevereiro do ano de 1876, ele queria criar um aparelho que ajudasse a se comunicar com as pessoas, mesmo estando longe. Com a evolução da tecnologia, foram desenvolvidos mais tarde os telefones celulares e hoje é um sucesso.
Em 1977, o inventor brasileiro Nélio José Nicolai, funcionário de uma estatal, criou a Bina ou como é mais conhecido, identificador de chamadas, uma máquina capaz de identificar o número de telefone nas ligações. A ideia surgiu para tentar diminuir o número de trotes e golpes do outro lado da linha.
Na Biblioteca o fantástico mundo dos livros você encontra títulos sobre as invenções:
– O livro das mákinas malukas: história das grandes invenções que não ficaram na história, autor Hardy Guedes.
– História das invenções: Dom Quixote das crianças, autor Monteiro Lobato.
– Invenções: Angela Finzetto.
No link abaixo você se diverte com a pequena história de Santos Dumont e suas invenções.
Pequenos Ilustres: A História de Santos Dumont (desenho animado)
Neste link está uma canção bem divertida sobre a invenção!!
Editora Krieduc: As invenções do homem
Referências
Museu Nacional de Invenções
https://www.museudasinvencoes.com.br/
Biografia de Dumont
https://www.ebiografia.com/santos_dumont/
História das Invenções
https://www.netiontelecom.com.br/dia-do-inventor-6-invencoes
https://www.smartkids.com.br/especiais/invencoes.html