Biblioteca Indica #22

Publicado em

biblioteca_indica

Vamos conhecer um pouco de nossos escritores e escritoras negras?

A Biblioteca Indica dessa semana homenageia os incríveis escritores e escritoras negras, nascidos no Brasil. Aqui citaremos alguns autores e autoras da literatura infantojuvenil brasileira que lançaram livros com histórias para crianças e jovens. Serão citados títulos de obras da literatura infantojuvenil com vivências, afetividades, ancestralidades e representatividades da cultura afro-brasileira.

BI221
A escritora e professora Kiusam de Oliveira nascida em Santo André-SP, é Doutora em Educação pea Universidade de São Paulo (USP), e Especialista em Educação Especial. Kiusam escreveu Omo-oba: histórias de princesasO mar que banha a ilha de GoréO mundo no black power de Tayó e recentemente lançou O black power de Akin. Em seu site https://mskiusam.com/ e redes sociais podemos encontrar muito mais sobre seus trabalhos escritos, palestras e cursos mediados pela autora.

No link está no canal da @Fafáconta a história O mundo no black power de Tayó.

 BI222

Nascida em São Paulo, a escritora e jornalista Neusa Baptista Pinto é Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Neusa mora em Cuiabá há mais de vinte anos. Em 2007 lançou seu livro Cabelo ruim?: a história de três meninas aprendendo a se aceitar, e anos depois o livro Bia, Tatá e Ritinha em cabelo ruim? Como assim? 

Nesse link você pode ouvir a autora contando um pouquinho da história Cabelo ruim?: a história de três meninas aprendendo a se aceitar 

BI223

Heloisa Pires Lima nasceu em Porto Alegre, mudou para São Paulo, onde reside até os dias de hoje, é Doutora em Antropologia formada pela Universidade de São Paulo desde 2005. Lançou em 1998 o livro Histórias da Preta, um livro que traz várias histórias da construção da identidade de uma menina negra. Recebeu alguns prêmios, entre eles o Prêmio José Cabassa e Adolfo Alzen em 1999. Entre outros títulos, a autora lançou em 2010 o livro Lendas da África, em 2014 O coração do Baobá, e em 2016 Quilombololando. 

Nesse link você ouve a autora contando um pouco da história e a criação do livro Histórias da Preta 

BI224

Nascido em São Paulo, o rapper, compositor e escritor Leandro Roque de Oliveira, mais conhecido como Emicida, publicou alguns  livros que foram escritos e inspirados em suas vivências e em suas filhas.  Em 2009 lançou o título Pra quem já mordeu um cachorro por comida, até que eu cheguei longe…, entre outros livros, no ano de 2018 lançou o título Amoras, e recentemente lançou o livro E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas. Emicida possui em suas redes sociais e no site http://www.emicida.com/?debug=true alguns trabalhos e conta um pouco de suas experiências artísticas.

 Neste link você assiste a história de Amoras 

Neste link você assiste a história E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas 

BI225

O escritor e romancista Júlio Emílio Braz, nasceu em Minas Gerais, autodidata começou a escrever pequenas histórias aos 7 anos de idade e se profissionalizou aos 21 anos de idade. Escreveu quadros para programas de TV, como Os Trapalhões e telenovelas para emissoras estrangeiras. Possui mais de 170 títulos de livros dedicados a crianças e jovens. Recebeu o Prêmio Jabuti em 1989, com o título Saguairu. Possui diversos títulos voltados para a representatividade negra como Felicidade não tem cor, outro título em destaque é Pretinha Eu?, entre outras obras o autor também conta histórias afro-brasileiras com os títulos Lendas da África e Sikulume e outros contos africanos. O autor possui muitos títulos da literatura infantojuvenil que você vai aprender e se divertir muito com seus personagens.

No ano de 2015 o autor deu um depoimento para uma Escola em Minas Gerais, falando um pouco sobre o livro Felicidade não tem cor.

BI226

O carioca Joel Rufino dos Santos nasceu em Cascadura, bairro da zona norte da capital do Rio de Janeiro. Formado em História pela antiga Faculdade de Filosofia da Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Joel foi professor, historiador e escritor, militante político engajado na causa negra, preso algumas vezes na época da ditadura militar e por fim exilado. Após a Lei de Anistia, retornou ao Brasil e recebeu da Universidade o título de Notório Saber e Alta Qualidade em História e Doutor em Comunicação e Cultura, pelo Ministério da Cultura recebeu a comenda da Ordem do Rio Branco, por seu trabalho pela cultura brasileira. Joel Rufino dos Santos recebeu inúmeros prêmios por trabalhos na literatura infantojuvenil brasileira, como o Prêmio Jabuti no ano de 1979 com o título Uma estranha aventura em Talalai, e em 2008 com o título O barbeiro e o judeu da prestação contra o sargento da motocicleta. Foi finalista do Prêmio Hans Christian Andersen em 2004 e foi indicado para o prêmio em 2006 e no ano de 2014. Recebeu em alguns de seus livros o Selo de Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), nos títulos A menina que descobriu o segredo da Bahia e Antologia de contos contemporâneos: histórias de quadros e leitores. Joel Rufino dos Santos faleceu em setembro de 2015 por complicações cirúrgicas. Ele teve uma longa carreira e cargo importantes dentro da Educação e Cultura brasileira. Para saber mais da vida desse extraordinário autor, acesse seu site, lá você encontra sua biografia e obras http://www.joelrufinodossantos.com.br/paginas/biografia.asp,

Neste link está a contação do livro O presente de Ossanha

Neste link está a contação da história do livro A botija de ouro 

Créditos das imagens

Kiusam de Oliveria

https://mskiusam.com/tirinhas-de-tayo/

Neusa Baptista Pinto

https://contosdomato.com.br/escritores-convidados/

Heloisa Pires Lima

https://www.escolaeduque.com.br/encontro-com-o-autor-heloisa-pires-lima/

Emicida

https://www.metropoles.com/entretenimento/literatura/inspirado-pelas-filhas-emicida-lanca-segundo-livro-infantil-da-carreira

Júlio Emílio Braz

http://www.letras.ufmg.br/literafro/autores/1175-julio-emilio-braz

Joel Rufino dos Santos

http://www.letras.ufmg.br/literafro/autores/288-joel-rufino-dos-santos

Referências

https://mskiusam.com/

https://loja.tantatinta.com.br/produtos-autor/neusa-baptista-pinto/

http://www.letras.ufmg.br/literafro/autoras/272-helosa-pires-lima

http://www.emicida.com/?debug=true

https://www.ogrobooks.com/historia

http://www.joelrufinodossantos.com.br/paginas/index.asp

Biblioteca O Fantástico Mundo dos Livros
Colégio Pedro II – Campus Tijuca I

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress