Biblioteca Indica #25

HOMENAGEM AOS 183 ANOS DO COLÉGIO PEDRO II
“Oh! Bendito o que semeia
Livros a mão cheia
E manda o povo pensar!
O livro, caindo n’alma
É germe – que faz a palma,
É chuva – que faz o mar”
Castro Alves.
Bendito é o Colégio Pedro II que durante os seus 183 anos de vida tem semeado livros, incentivado a leitura e promovido conhecimento em todos os seus espaços. Que escola é essa que nos faz sorrir de alegria e chorar de saudades em tempos tão sombrios? Que memória e essa que resiste ao tempo e se perpetua nas lembranças de vida dos sujeitos que por lá passaram?
“Bem, o Grêmio da SN [Seção Norte] funcionava quase que como um diretório de faculdade. Quem mandava lá eram os alunos. Havia um piano, umas cinco mesas de ping-pong, um palco (com cortina e tudo!), uma biblioteca independente da do Colégio y otras cositas más” (CAVALCANTI, 2003, p. 100).
Pensando em saudade, o Biblioteca Indica desta semana escolheu livros que contam histórias divertidas e de superação dentro da escola. Histórias como as do Pedro II que ficam guardadas na memória e são lembradas pelo tempo. Todos os títulos estão disponíveis em nossa biblioteca!
Escrito por Ruth Rocha com ilustrações de Alberto Linares, A escola do Marcelo ensina como as atividades escolares incentivam a elaborar nossas próprias idéias desenvolvendo o raciocínio e criatividade.
Este link tem a contação da história do livro no canal Era uma vez uma cereja.
Soltei o pum na escola! é da autora Blandina Franco, ilustrado por José Carlos Lollo, conta uma divertida história do dia em que o Pum pôde ser levado para a escola. Ninguém conseguia segurar o Pum e foi um dia com muitas traquinagens em sala de aula.
Neste link você entra no canal Amo contar histórias! e ouve a contação do livro.
Charles na escola de dragões foi escrito por Alex Cousseau e Philippe-Henri Turin, com tradução de Ligia Cadermatori. Inspirado no poema “O albatroz” do escritor francês Charles Baudelaire, conta como um pequenino dragão que foge aos padrões físicos de seus colegas, tem dificuldades para desenvolver as atividades propostas pela professora.
Neste link, você encontra a contação junto com a tradução em libras do livro no canal Horizontal Editora.
Um clássico do escritor Machado de Assis com ilustrações de Nelson Cruz, está no Conto de escola, que revela situações vividas pelo próprio Machado num outro tempo da história, no final do século XIX. A história relata ainda o comportamento dos alunos e o respeito que havia com o professor em sala de aula, num tempo não muito distante.
Este link é do canal Blogs & Livros com a contação do livro.
A Colcha de retalhos foi escrito por Conceil Corrêa da Silva e Nye Ribeiro, com ilustrações de Ellen Pestili, narra o companheirismo e as lembranças que uma avó carinhosa pode deixar para o seu netinho. A história conta o que é a saudade de forma amorosa e lúdica.
Neste link abaixo tem a contação do livro no canal Conta Mais uma!
E para finalizar, um conto natalino cheio de esperanças…
O livro O natal do avarento é um conto clássico de Charles Dickens, que foi adaptado e traduzido por Telma Guimarães Castro Andrade, ilustrado por Renato Arlem. Conta a história de um homem rico e avarento que sempre detestou o Natal, mas ao se aproximar do período natalino, coisas estranhas acontecem e o faz refletir sobre sua maneira de agir.
Neste link do canal Bedtime Stories Collection tem o conto intitulado Um conto de natal, onde você assiste a história do pequeno avarento.
Referências
https://www.travessa.com.br/conto-de-escola-2-ed-2002/artigo/2f523e13-4496-46bb-b661-05130a483a51
CAVALCANTI, Mirian S. (Org.). Ao Pedro II, tudo ou nada? Memórias do cotidiano no Colégio Pedro II – anos 50, 60… Rio de Janeiro: Unigraf, 2003.
TEXTO ENCAMINHADO PELA SEÇÃO DE BIBLIOTECAS
Á Comunidade Escolar do Colégio Pedro II,
Sem mais a tratar, despeço-me cordialmente,
Alice da Silva Gonçalves de Jesus