Biblioteca Indica #4

Publicado em

a1

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, uma data de grande importância e reflexão para todos nós.

A Lei nº 13.146/15 institui que: a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. 

 Existem alguns níveis de deficiência como: física, auditiva, visual e mental, e independente de qual seja a deficiência, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência nos traz a conscientização de que as pessoas com deficiência devem ter seus direitos garantidos integralmente na sociedade de forma igualitária, justa e sem preconceitos.

Esta semana iremos indicar alguns títulos com protagonistas e personagens com deficiência e todos livros citados estão disponíveis na Biblioteca O Fantástico mundo dos livros.

Alguém muito especial – Miriam Portebbi42

Alguém muito especial foi escrito por Miriam Portela e ilustrado por Odilon Moraes, a história traz a sensibilidade na construção do amor e da compreensão entre os irmãos, China e Tico. China trouxe à família o entendimento e a aceitação de sua deficiência, e mostrou a todos que a felicidade está dentro de nós. Uma história emocionante!

No canal Profª Jô na Biblioteca EMUBO você ouve a história completa.

Criança genial – Claudia Cotes

bbi43

Criança genial foi escrito por Claudia Cotes e ilustrado por Dimaz Restivo, é um livro rimado que conta a história das diversas deficiências e suas atividades e “[..] que as crianças diferentes ensinam pra gente que a natureza é inteligente”. No canal Espaço crescer inclusão você ouve a releitura do livro:

A felicidade das borboletas – Patrícia Engel Secco

bbi44

O livro A felicidade das borboletas, foi escrito por Patrícia Engel Secco e ilustrado por Daniel Kondo. Na história da linda bailarina que adora balé, a autora conta da felicidade e da ansiedade que a pequena bailaria está para se apresentar pela primeira vez a uma plateia.

Com muita sensibilidade e muito afeto das amigas a apresentação acontece. Venham conferir com foi a apresentação no canal da Professora Camila:

O campeão – Carmem Lúcia Campos

bbi45

O Campeão foi escrito pela autora Carmen Lúcia Campos e ilustrado por Cecília Esteves, traz a história de alunos com deficiência que estão integrando as escolas brasileiras. É uma forma de mostrar a necessidade de inclusão das crianças com deficiência na comunidade escolar.

Lulu – Fabrício Carpinejar

bbi46

Lulu foi escrito pelo autor Fabrício Carpinejar e ilustrado por Serena Riglietti, que conta o cotidiano da menina Lulu de forma poética e sensível. A história da pequena Lulu mostra com muita leveza uma criança observadora, dinâmica, alegre e que possui uma deficiência.

A história emocionante de Lulu pode ser acompanhada na contação de histórias do canal da Cátia Regina Marangoni Geremias através desse LINK.

Quem é a Glória? – Silvio Costta

bbi47

No título Quem é a Glória?, escrito por Silvio Costta e ilustrado por Marta Neves, traz a seguinte pergunta: Você quer saber quem é a Glória? É história de uma menina tímida, sem mistérios e rodeada de amigos fantásticos, cada qual com suas dificuldades, mas sempre unidos.

Para saber mais sobre as Leis destinadas para pessoas com deficiência CLIQUE AQUI.

 

Referências 

https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-dos-deficientes-fisicos.htm

Categorizado em Biblioteca Indica

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress