Biblioteca Indica #5

Publicado em

bbi51

Em 18 de abril é comemorado o dia Nacional do Livro Infantil, criado pela Lei no. 10.402 de 8 de Janeiro de 2002 para homenagear o nascimento do escritor brasileiro Monteiro Lobato. E para festejar esse dia tão especial, indicamos livros com formatos diferentes dos livros convencionais e que abordam a temática infanto-juvenil.

 

As aventuras de Alice no país das Maravilhas – Lewis Carroll 

bbi52

O livro As aventuras de Alice no país das maravilhas do autor Lewis Carroll, é um pop-up com ilustrações encantadoras, e pode ser visto e ouvido no canal Slime Sam Sapeca, basta clicar no LINK.

 

O que cabe num livro? – Ilan Brenman 

bbi53

O livro O que cabe num livro?, escrito pelo autor Ilan Brenman e ilustrado por Fernando Vilela, pode ser encontrado no canal da Professora Nayara Arruda. A história é bastante divertida e narra o que é ou não possível dentro de um livro.

O livro comprido – Caulos

bbi55

O livro tem o formato de retângulo diferente dos livros convencionais e apresenta personagens e objetos que podem caber num livro desse formato. O livro comprido foi escrito e ilustrado por Caulos. Nesse link você encontra no canal Centro Educacional Viva a contação da história do título.

O livro estreito – Caulos 

bbi54

O título O livro estreito é outra criação do autor Caulos com um formato mais longo na vertical, o livro traz o diferencial que é o que cabe dentro dele. Neste link você pode encontrar a contação no canal EMEMI Antonio Manoel Monteiro. 

O menino que devorava livros – James Misse 

devoravalivros

É um livro que traz a história de um menino e o amor que aprendeu com seus pais ao lerem historinhas pra ele quando pequeno. Esse livro ainda não temos na nossa Biblioteca, mas enquanto não chega por lá vocês podem acompanhar a história de O menino que devorava livros, contada por Luciana Santana, no canal Histórias para crianças.  

É um livro – Lane Smith 

bbi57

O livro traz a história da apresentação de um livro que segue sendo comparado às redes sociais ou mesmo a um computador. A história contada do título “É um livro” está no canal Historinhas da Tethéo.

 

O livro que queria ser brinquedo – Sandra Aymone 

bbi58

Um livro que conta a história das aventuras do livro em busca de ser querido como seus amigos brinquedos, com um desfecho surpreendente. O título O livro que queria ser brinquedo escrito por Sandra Aymone, ilustrado por Pierre Trabbold e Luiz Rodrigues você encontra no canal Foco na Lição – Apoio escolar.  

 

Os fantásticos livros voadores de Modesto Máximo – William Joyce

bbi59

Esse livro conta a história da vida de Modesto Máximo e o seu amor pelos livros. O título “Os fantásticos livros voadores de Modesto Máximo” de William Joyce, com ilustrações do autor e de Joe Bluhm, pode ser conferido no canal Fabiana Andréa Dias Jacobik.  

Se você ficou curioso para saber quem foi Monteiro Lobato, nos links abaixo você encontra mais um pouco da história do autor e de seus personagens.

No canal da Professora Nath Haussler.

https://www.youtube.com/watch?v=xnQkgXDTEi0

E no canal de Surlene Santos

https://www.youtube.com/watch?v=1EYqSor3p3M

Referências

https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-livro-infantil.htm

https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-do-livro-infantil/

Capas de livros

https://www.submarino.com.br/produto/7366868/livro-alice-no-pais-das-maravilhas-pop-up#&gid=1&pid=1

https://www.amazon.com.br/que-Cabe-Num-Livro/dp/8536801913

https://www.rocco.com.br/livro/o-livro-estreito/

https://editorapedaletra.com.br/catalog/product/view/id/211/s/o-menino-que-devorava-livros/

https://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=40642

https://www.rocco.com.br/livro/os-fantasticos-livros-voadores-de-modesto-maximo/

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress