Biblioteca Indica #7

“Durante a minha vida, dediquei-me a essa luta do povo africano. Lutei contra a dominação branca, lutei contra a dominação negra. Acalentei o ideal de uma sociedade livre e democrática na qual as pessoas vivam juntas em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal para o qual espero viver e realizar. Mas, se for preciso, é um ideal pelo qual estou disposto a morrer”.
Nelson Mandela foi advogado, ativista político, líder do movimento Apartheid e Presidente da África do Sul. Nasceu em Mvezo (África do Sul) em 18 de julho de 1913, filho de uma família da nobreza tribal, da etnia Xhosa. Com o nome de nascimento de Rolihiahia Dalibhunga Mandela, recebeu o nome de Nelson anos depois por sua professora, em homenagem ao almirante Horatio Nelson (um oficial da Marinha Real Britânica, conhecido por suas intervenções nas Guerras Napoleônicas), como era de costume dar nomes ingleses a todos os alunos que frequentavam a escola.
Condenado em 1964 à prisão perpétua por ter sido considerado culpado por sabotagem e conspiração, somente em 11 de fevereiro de 1990 foi libertado pelo presidente da África do Sul, Frederik Klerk, após uma grande pressão internacional.
Em 1993, Nelson Mandela recebeu o Prêmio Nobel da Paz pela luta contra o regime de segregação racial. Em 1994 foi eleito Presidente da África do Sul em eleição multirracial realizada após longas negociações, ficou na presidência até o ano de 1999.
No ano de 2006 foi premiado pela Anistia Internacional por sua luta em favor dos direitos humanos. Nelson Mandela faleceu em 5 de dezembro de 2013, em Joanesburgo, África do Sul.
Vamos aproveitar e escutar as aventuras de Mandela contadas pelas crianças
Veja uma pequena animação do livro Madiba, que conta a história de Nelson Mandela
Esses link contém resenhas do livro Mandela: o africano de todas as cores, do autor Alain Serres, ilustrado por Zaú, que também conta um pouquinho de sua história: LINK 1 / LINK 2
Se você ficou curioso para saber mais sobre o Apartheid, o link abaixo traz um resumo sobre o movimento de segregação racial CLIQUE AQUI