Camerata de Violinos do Engenho se apresenta no campus Tijuca I

Encerrando as atividades do projeto “Ações em Arte e Educação: vendo e vivendo Arte no campus Tijuca I”, a Camerata de Violinos do Engenho realizou uma apresentação para os estudantes do turno da manhã do campus Tijuca I, no Auditório Profa. Dyla Maria Nunes Paixão. O grupo resulta de um projeto de iniciação ao violino, idealizado e orientado pela Profa. Priscila Loureiro, Departamento de Educação Musical.
Dez estudantes do 2o ao 5o ano do turno da tarde, do campus Engenho Novo I, realizaram uma apresentação didática, mostrando sonoridades do instrumento, guiando a atenção para o contraste entre o som das cordas graves e agudas, trazendo curiosidades sobre o arco do violino. Durante a apresentação, a professora Priscila propôs participações da plateia, ensinando, com palmas, alguns ritmos das músicas apresentadas, em um jogo de pergunta e resposta com os alunos do campus Tijuca I, preparando a escuta para o repertório que seria apresentado.
Ao final da apresentação, alunas dos dois campi fizeram falas de agradecimento aos colegas, pela oportunidade de tocar, ver, ouvir e interagir.
O projeto “Ações em Arte e Educação: vendo e vivendo Arte no campus Tijuca I” teve apoio da PROPGPEC (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura) e foi realizado ao longo do ano letivo de 2018, fazendo parte do Núcleo de Arte e Cultura do campus Tijuca I. O projeto objetivou, de forma ampla, aprofundar, potencializar e estender o aprendizado e o desenvolvimento artístico dos estudantes do campus Tijuca I, propondo o planejamento, a viabilização e a inserção de ações culturais no cotidiano escolar.
Tais ações mantiveram conexão com a prática pedagógica regular de Música e Literatura, e promoveram a ida de artistas ao campus, ampliando o contato dos estudantes com variadas formas de arte e discursos artísticos, estimulando hábitos culturais e ampliando repertórios e vivências artísticas, buscando também uma articulação interdisciplinar com demais componentes curriculares presentes na grade de ensino dos anos iniciais.
Com apoio da comunidade escolar e da direção, foram realizadas apresentações da Vivá Cia. de Dança, da Orquestra CPII, conversa com a autora de livros infantis Luciana Sandroni, oficina de percussão de samba, oficina de dança Charme, conversa e contação de histórias com a autora Sônia Rosa, apresentação do Grupo Especial de Flautas de São Cristóvão II, apresentação de grupo de percussão, apresentação da peça teatral “Curupira”, encontro musical com a cantora e compositora Déborah Cecília, entre outras ações culturais.
O projeto foi idealizado e coordenado pela Profª Juliana Chrispim (Coordenação Pedagógica de Música) e, na proposição e organização das ações, teve a participação dos professores das equipes de Música, Paulo Coutinho e Pedro Mendonça, de Artes Visuais, Analu Steffen (Coordenação Pedagógica), Fabiana Alcantara e Leandro de Souza), Claudia Navegantes (Coordenação Pedagógica de Literatura), e Claudia Reis (POP 1º ano).
Para mais fotos, clique AQUI