Camerata de Violinos do Engenho se apresenta no campus Tijuca I

Publicado em

FOTO 4 (1)

Encerrando as atividades do projeto “Ações em Arte e Educação: vendo e vivendo Arte no campus Tijuca I”, a Camerata de Violinos do Engenho realizou uma apresentação para os estudantes do turno da manhã do campus Tijuca I, no Auditório Profa. Dyla Maria Nunes Paixão. O grupo resulta de um projeto de iniciação ao violino, idealizado e orientado pela Profa. Priscila Loureiro, Departamento de Educação Musical.

FOTO 2 (1)

Dez estudantes do 2o ao 5o ano do turno da tarde, do campus Engenho Novo I, realizaram uma apresentação didática, mostrando sonoridades do instrumento, guiando a atenção para o contraste entre o som das cordas graves e agudas, trazendo curiosidades sobre o arco do violino. Durante a apresentação, a professora Priscila propôs participações da plateia, ensinando, com palmas, alguns ritmos das músicas apresentadas, em um jogo de pergunta e resposta com os alunos do campus Tijuca I, preparando a escuta para o repertório que seria apresentado.

Ao final da apresentação, alunas dos dois campi fizeram falas de agradecimento aos colegas, pela oportunidade de tocar, ver, ouvir e interagir.

20190315_092833-01

O projeto “Ações em Arte e Educação: vendo e vivendo Arte no campus Tijuca I” teve apoio da PROPGPEC (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura) e foi realizado ao longo do ano letivo de 2018, fazendo parte do Núcleo de Arte e Cultura do campus Tijuca I. O projeto objetivou, de forma ampla, aprofundar, potencializar e estender o aprendizado e o desenvolvimento artístico dos estudantes do campus Tijuca I, propondo o planejamento, a viabilização e a inserção de ações culturais no cotidiano escolar.

Tais ações mantiveram conexão com a prática pedagógica regular de Música e Literatura, e promoveram a ida de artistas ao campus, ampliando o contato dos estudantes com variadas formas de arte e discursos artísticos, estimulando hábitos culturais e ampliando repertórios e vivências artísticas, buscando também uma articulação interdisciplinar com demais componentes curriculares presentes na grade de ensino dos anos iniciais.

Com apoio da comunidade escolar e da direção, foram realizadas apresentações da Vivá Cia. de Dança, da Orquestra CPII, conversa com a autora de livros infantis Luciana Sandroni, oficina de percussão de samba, oficina de dança Charme, conversa e contação de histórias com a autora Sônia Rosa, apresentação do Grupo Especial de Flautas de São Cristóvão II, apresentação de grupo de percussão, apresentação da peça teatral “Curupira”, encontro musical com a cantora e compositora Déborah Cecília, entre outras ações culturais.

O projeto foi idealizado e coordenado pela Profª Juliana Chrispim (Coordenação Pedagógica de Música) e, na proposição e organização das ações, teve a participação dos professores das equipes de Música, Paulo Coutinho e Pedro Mendonça, de Artes Visuais, Analu Steffen (Coordenação Pedagógica), Fabiana Alcantara e Leandro de Souza), Claudia Navegantes (Coordenação Pedagógica de Literatura), e Claudia Reis (POP 1º ano).

Para mais fotos, clique AQUI

Categorizado em Notícias

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress