Circular da Direção – 01/2019

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Senhores responsáveis,

A fim de eliminar algumas dúvidas recorrentes entre os responsáveis, apresentamos abaixo esclarecimentos fundamentais para o bom funcionamento de nosso colégio.

I – DO UNIFORME

  • Os alunos do 1º ano do ensino fundamental deverão frequentar as aulas diariamente com o uniforme de Educação Física: deverá ser usado o uniforme específico para este fim, constituído de bermuda de helanca azul marinho com emblema do Colégio Pedro II e frisos azuis nas laterais, camisa branca de malha também com emblema da Instituição e tênis totalmente brancos ou pretos, não sendo admitido outro tipo de calçado (sapatos sociais, sapatilha do tipo moleca e outros similares). Para os demais alunos, o uniforme de Educação Física será utilizado somente no dia da disciplina.
  • Não serão admitidas calças jeans (mesmo tingidas) e/ou calças rasgadas, sem bainha ou com bainha desfiada, desbotadas ou com apliques, adereços, pespontos ou bordados.
  • Não serão admitidas meias tipo soquete ou tipo sapatilha.
  • O aluno só poderá assistir às aulas e participar de atividades pedagógicas do Colégio Pedro II devidamente uniformizado, sejam elas realizadas dentro do Campus ou em recintos localizados fora da Instituição.
  • É proibido ao aluno do Colégio Pedro II transitar ou permanecer no recinto de qualquer Campus trajando camisas, calções, jaquetas ou qualquer indumentária de clubes esportivos ou associações recreativas, mesmo que por baixo da camisa oficial da Instituição.
  • O uso de camisa por baixo da camisa oficial da Instituição é permitido desde que seja a do uniforme de Educação Física ou totalmente branca.
  • Não serão admitidas camisas ou quaisquer outros acessórios coloridos por baixo da camisa do uniforme.
  • Não é permitido o uso de acessórios tais como bonés, gorros, boinas, correntes ou adornos similares.
  • Os casacos precisam ser totalmente lisos, nas cores azul marinho, preto, branco ou cinza (com ou sem o emblema do Colégio).

II – DO FUNCIONAMENTO DOS TURNOS E AFINS

  • O horário de funcionamento dos turnos é o seguinte:
TURNO ENTRADA SAÍDA
1º TURNO 7 HORAS 12 HORAS
2º TURNO 13 HORAS 18 HORAS

 

 

 

  • Os alunos do 1º ano saem 15 minutos antes das demais turmas.

1º turno: saída às 11h45min       2º turno: saída às 17h45min.

  • A entrada e saída dos alunos se dará exclusivamente pela Rua Oito de dezembro, 378.
  • Na hora da entrada, o aluno será entregue na portaria interna (portão azul) e encaminhado para o pátio onde formará junto com sua turma.
  • É vedada a entrada e permanência dos pais no pátio interno da escola.
  • Na hora da saída, os responsáveis deverão aguardar seus filhos na área externa (atrás do portão de madeira azul), pois os espaços correspondentes à portaria e ao pátio interno serão destinados aos alunos.
  • Haverá tolerância de até 15 minutos, após o horário regular de entrada para a chegada do aluno à portaria do Campus. Ultrapassado o limite acima mencionado, será considerado atraso.
  • Os atrasos dos alunos serão devidamente registrados pela Coordenação de Turno do Campus.
  • A pontualidade do aluno será igualmente verificada na saída. Haverá tolerância de 15 minutos para que o aluno permaneça no interior do Campus. A referida tolerância é válida para todos os alunos do Campus. Entradas e saídas em horários especiais, diferentes dos previstos para a turma/série do aluno, só serão autorizadas mediante solicitação por escrito do responsável, a ser confirmada pela Direção do Campus.
  • O Colégio deverá notificar ao Conselho Tutelar e/ou aos órgãos competentes a relação dos alunos faltosos acima do percentual permitido por Lei, bem como a relação dos alunos com uma quantidade de atrasos que ultrapasse o dobro do limite acima citado.
  • Os alunos do 1º turno ingressam no pátio externo do Campus a partir das 06h45min e os do 2º turno a partir das 12h 45 min. O aluno NÃO poderá permanecer no pátio externo desacompanhado. Não há funcionários para supervisionar os alunos no pátio externo. Os responsáveis devem permanecer com os alunos até a entrada dos mesmos no pátio interno.
  • Os alunos do 1º turno ingressam no pátio interno do Campus a partir das 06h55min e os do 2º turno a partir das 12h 55 min.
  • O cumprimento dos horários de entrada e de saída é de responsabilidade dos responsáveis.
  • Casos de doença ou qualquer outro evento que impossibilite a vinda do aluno para a escola devem ser informados através do e-mail (sectj1@cp2.g12.br), da agenda quando o aluno retornar, ou por contato telefônico (quando houver).
  • Cabe ao responsável pelo aluno contratar e fiscalizar o transporte da criança de casa ao colégio – se esse for o caso. O colégio não se responsabiliza por esse serviço.
  • Os responsáveis pelos alunos que retornarão sozinhos para casa deverão comparecer à Secretaria do Campus para assinar o documento destinado a esse fim. O aluno somente sairá desacompanhado mediante a apresentação deste documento.
  • O aluno só está autorizado a sair da escola com o portador do cartão de autorização de saída recebido no momento da matrícula. Em caso de perda ou esquecimento, será necessário dirigir-se até a secretaria para pegar uma autorização provisória. É importante que a ficha com a indicação de pessoas autorizadas a retirar o aluno da escola esteja sempre atualizada.
  • O colégio não se responsabiliza pela segurança do aluno após a saída deste do pátio interno com o portador do cartão de autorização de saída. Caso o aluno permaneça com o responsável no pátio externo após o horário de saída, a responsabilidade pelo cuidado e segurança do mesmo é do responsável (pessoa que retirou o aluno da escola com o cartão de autorização de saída). Em nenhuma hipótese o aluno pode ser deixado desacompanhado no pátio externo.
  • Não há funcionários para supervisionar os alunos no pátio externo.

III – DAS AÇÕES DISCIPLINARES

As ações e orientações institucionais referentes à conduta inadequada dos alunos são disciplinadas em portaria específica. (Código de ética)

IV – OUTROS PROCEDIMENTOS IMPORTANTES A SEREM OBSERVADOS

  • AGENDAMENTOS

O responsável que desejar agendar atendimento com os diferentes setores da escola deve estar atento aos seguintes procedimentos:

  • Com o professor: agendamento através da agenda do aluno, dentro do dia e hora reservados para esse fim na grade de horário do professor.
  • Com o SOEP: agendamento através da agenda do aluno.
  • Com a Direção: agendamento através da agenda do aluno, mediante confirmação do Setor.

Obs: o responsável deverá aguardar a confirmação dos setores em relação ao dia e ao horário da reunião por ele solicitada. Não haverá atendimento aos responsáveis que não estiverem agendados pelos setores.

  • USO DE CELULAR E OUTROS
  • Os alunos não deverão trazer dinheiro ou objetos de valor para a escola, como celulares, jogos eletrônicos, sons portáteis e outros, pois o Colégio não poderá se responsabilizar pelos mesmos.
  • Se houver necessidade de o aluno trazer o celular para se comunicar com o responsável no trajeto casa-escola, o mesmo deverá ficar desligado enquanto o aluno permanecer nas dependências do
  • Os aparelhos de telefone celular (mesmo usados como calculadora ou com outro uso pedagógico) só poderão ser utilizados em sala, caso o professor assim permita e o seu uso tenha relação com a atividade proposta em sala.
  • LIVROS DIDÁTICOS

Os responsáveis devem estar atentos em relação aos livros didáticos disponibilizados aos alunos no início do ano letivo, pois, em caso de perda, não há possibilidade de reposição dos mesmos pela escola, já que a mesma recebe a quantidade de livros correspondente ao número de alunos matriculados em cada ano. Além disso, como são livros vinculados ao PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), não estão disponíveis para venda.

  • OUTROS INFORMES
  • Os pais devem informar o Colégio sobre alergias, medicação especial e outras particularidades de saúde do estudante, bem como planos de saúde a que estiverem vinculados e contatos de emergência.
  • Remédios não podem ser ministrados por nenhum servidor do Campus. Cabe ao responsável organizar os horários em que o medicamento deve ser dado ao seu filho, para que os mesmos não coincidam com o horário em que o aluno estiver na escola .
  • A definição da turma e do turno do aluno é uma prerrogativa do Campus, estabelecida a partir de critérios pedagógicos e/ou necessidades administrativas.
  • A composição das turmas no início de cada ano letivo fica a critério exclusivamente da equipe pedagógica da escola.
  • A comunicação oficial entre Colégio e família é feita, basicamente, através da agenda, telefonema, e-mail e circulares. O telefone institucional tem número oculto, fiquem atentos para não recusar a chamada.
  • Periodicamente são feitas reuniões com os responsáveis que, quando necessário, deverão justificar sua ausência e remarcar novo encontro.
  • O responsável deverá comparecer à escola sempre que convocado.
  • Quaisquer eventos externos ao Colégio e que não tenham sido organizados pelo mesmo são de inteira responsabilidade dos responsáveis pelos alunos que participarão do evento.
  • Viagens de lazer feitas pela família em período escolar, ainda que internacionais, não justificam ausências ou perda de avaliações.
  • Os casos de conflitos entre alunos ocorridos nas dependências do Campus deverão ser resolvidos pelo corpo técnico da instituição. Sugerimos aos pais, que, ao perceberem qualquer agressão sofrida por seus filhos, comuniquem, imediatamente, ao SOEP. Em hipótese alguma será admitido o ingresso de responsáveis no Campus para conversar, ainda que amistosamente, com outros alunos sobre possíveis conflitos. Os casos mais graves deverão ser levados aos órgãos competentes.
  • A comemoração de aniversários no Colégio segue os seguintes procedimentos:
  • A comemoração é interna e realizada uma vez ao mês;
  • As datas são definidas pelas professoras das turmas;
  • O responsável deve avisar à professora, com antecedência, pela agenda, o interesse em realizar a comemoração no mês do aniversário do aluno;
  • A professora comunicará, via agenda, a quantidade de aniversariantes de cada mês;
  • O tipo de lanche será definido pela professora da turma, dependendo do objetivo da comemoração.
  • Não esquecer os descartáveis (pratinhos, copos, guardanapos e toalha)
  • A decoração, caso desejada, deve ser simples. Sugerimos toalha plástica, copos e guardanapos temáticos. Nãoé permitido o uso de enfeites de parede, balões ou outro tipo de decoração trabalhoso que necessite de montagem ou que possa quebrar.

 

*   Algumas dicas importantes, em caso de lanche coletivo:

  • Os responsáveis podem combinar de trazer um bolo (temático ou não) com velinhas ou já trazer o bolo cortado embrulhado em papel laminado.
  • Os lanches devem ser práticos e já virem prontos e embalados de casa. Pão de queijo, sanduíches frios, cachorro-quente (já embalado individualmente) e brigadeiro são algumas sugestões que costumam agradar às crianças.
  • Mate, sucos e refrigerante devem vir gelados.

 

V – SETORES DA ESCOLA

Assessoria da Direção-Geral –  Andrea Lucas

assessoriact1@cp2.g12.br

 

Setor de Organização Escolar –  Carlos Eduardo Mariani

disciplinact1@cp2.g12.br

 

Assistência Estudantil – Marcos Felipe Arnaud

saecp2tj1@cp2.g12.br

Principais atividades: Acompanhamento de casos que remetam à permanência e à qualidade de permanência do aluno na escola como questões relacionadas à violência, bullying, racismo, homofobia, transfobia, alunos retidos por vários anos, questões socioeconômicas e questões relacionadas à dinâmica familiar.  Assistência financeira/material.
Direção Pedagógica – Tatiana Avellar

pedagogicoct1@cp2.g12.br

Principais atividades: Supervisionar e orientar a equipe pedagógica.

 

NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas)Flávia Camara

napnecp2t1@gmail.com

Principais atividades:  Acompanhamento de alunos com e sem laudo. A indicação poderá acontecer pela identificação da necessidade pelos profissionais do Napne, a partir de registros de Conselhos de Classe ou pela solicitação de qualquer profissional da escola. Em alguns casos, mesmo sem a indicação da escola, as famílias buscam por avaliações e laudos sobre os processos de aprendizagem dos alunos. Nesses casos, os laudos são encaminhados ao Napne para que seja feito o acompanhamento, a orientação das famílias e o contato com os profissionais que fazem o atendimento clínico do aluno.

 

Sala de Leitura – Matheus Fentanes

slct1@cp2.g12.br

Principais atividades: Consulta ao acervo; Solicitação de empréstimo da obra; Registro na ficha do aluno; Devolução da obra, respeitando-se os prazos.

 

Secretaria – Dâmaris Cristino (Circular em anexo)

sectj1@cp2.g12.br

 

SOEP (Setor de Orientação Educacional e Pedagógica) – Elaine Lima

sesoptijuca1@cp2.g12.br

Principais atividades: Atendimento ao aluno: Resolução de conflitos; Orientações para melhor convivência;  Questões relacionadas a bullying; Acompanhamento de entrada, saída e recreios;  Mediação e orientação relativas a respeito.

Atendimento ao responsável: Visa esclarecer dúvidas com relação ao processo ensino-aprendizagem e questões relacionadas ao comportamento dos alunos; Troca de informações importantes que podem causar alguma alteração no emocional refletindo na aprendizagem; Atualizar informações do aluno com relação a atendimentos psicológicos, fonoaudiológicos, psicopedagógicos, neurológicos, etc.

Atendimento a profissionais externos: Troca de informações com os profissionais que acompanham os alunos (fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagogo, etc).

 

BLOG DO CAMPUS

http://www.cp2.g12.br/blog/tijuca1/

 

Cordialmente,

Direção-Geral do Campus Tijuca I

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