Circular da Secretaria – 01/2019
Senhores responsáveis,
Leiam com bastante atenção esta circular e guardem-na para quando necessitar. As informações aqui contidas, enquanto vigentes, serão necessárias durante toda a vida escolar do aluno neste campus.
NORMAS E PROCEDIMENTOS DA SECRETARIA ACADÊMICA DO CAMPUS TIJUCA I
Equipe da Secretaria
Chefe: Dâmaris Cristino
Karine Alves
Natasha Mendes
- Do atendimento
Todas as solicitações devem ser realizadas presencialmente. É indispensável a apresentação de documento oficial de identificação para qualquer tipo de atendimento. Essa medida visa a segurança dos alunos.
A secretaria funciona de 06h45min às 18h45min, de segunda a sexta. Nos sábados letivos, o funcionamento é de acordo com a atividade do dia.
- Das solicitações
- Declaração de matrícula
O responsável legal ou seu representante autorizado[1] deve comparecer na Secretaria e preencher requerimento próprio, indicando o destinatário da declaração (RioCard, trabalho, curso etc.) A declaração será entregue após 2 dias úteis. A retirada pode ser feita pelo responsável ou representante. Não é permitido o envio do documento pela agenda do aluno, nem pode ser entregue para a criança.
- Cópia de avaliações – 2ª via de boletim – ficha de avaliação
O responsável pode solicitar a cópia das fichas de avaliação das áreas específicas (1º a 3º ano), 2ª via do boletim, ou cópia das avaliações (4º e 5º anos – PI e PVF), mediante requerimento. Prazo: 2 dias úteis.
- Declaração de presença
Em caso de comparecimento do responsável legal à secretaria, emitimos uma declaração, quando solicitada, constando o motivo e o horário, normalmente utilizada para comprovação no trabalho.
- Atestados médicos / ausência do aluno
Em caso de doença/viagem, o responsável deverá informar por e-mail/telefone/agenda (antecipadamente, quando for o caso) e posteriormente enviar a comprovação para ser anexada na pasta do aluno.
- Saída antecipada
Quando por solicitação do responsável legal ou da escola, o responsável ou pessoa autorizada deve se dirigir à Secretaria, portando o RG, para preencher formulário próprio. O funcionário da Secretaria preencherá a Autorização de Saída, que deverá ser entregue ao responsável pela liberação dos alunos.
- Saída dos alunos
Todos os alunos receberão 3 cartões de saída (ideal plastificar), que devem ser apresentados pela pessoa apta a buscar a criança. No caso de perda/esquecimento do cartão, a pessoa deve se dirigir à Secretaria para identificação, portando documento de identidade (inclusive responsável legal), para pegar a Autorização de Saída provisória. Em caso de terceiros sem nome na ficha, a criança só será liberada após o responsável legal enviar autorização por e-mail na hora. A 2ª via da carteirinha deve ser solicitada pelo responsável legal, presencialmente, com entrega em cinco dias úteis.
- Carteirinha escolar
A 1ª via da carteirinha escolar será entregue no início de cada ano letivo. A plastificação é de responsabilidade do responsável. Em caso de perda, o responsável deverá solicitar uma nova via, por requerimento, trazendo uma nova foto, quando necessário, seguindo os padrões da renovação de matrícula. Prazo: 48h úteis
- Requerimento de 2ª chamada (Portaria nº 3.621, de 30 de maio de 2014)
Para alunos de 4º e 5º anos que perderem alguma avaliação (prova ou teste), o responsável deverá comparecer em até 48h úteis para preencher formulário próprio, e anexar documentação comprobatória. A solicitação não garante a aplicação da 2ª chamada. Os pedidos serão analisados pela Direção-Geral do Campus, ouvindo o professor da turma, quando necessário. O resultado do requerimento será registrado na agenda do aluno pelo professor da turma, com a data da avaliação, quando for o caso.
- Autorização de saída sem acompanhante*[2]
Para o aluno sair sozinho da escola é necessário o preenchimento de uma autorização (que ficará anexada à pasta do aluno) e do cartão de saída, que deverá ser apresentado pela criança diariamente aos assistentes de alunos. A carteirinha será entregue ao aluno, após carimbada e assinada pela Direção do Campus. Prazo: até 48h úteis
- Trancamento de matrícula / Destrancamento (Portaria nº 515 de 18 de março de 2009)*
Só é permitido o trancamento uma única vez no Segmento Anos Iniciais do Ensino Fundamental (até o 5º ano). A solicitação só poderá ocorrer até o último dia útil do mês de setembro e é válido até o final do ano letivo em que foi solicitado, devendo o responsável legal pelo aluno reabrir obrigatoriamente a matrícula no período destinado à renovação (mês de novembro) pelo campus, sob pena de tê-la cancelada. O retorno do aluno se dará para o mesmo ano / a mesma série em que trancou. Em caso de trancamento, não será emitido Histórico Escolar.
- Renovação de matrícula (Portaria nº 1153 de 11 de outubro de 2005 – Revisão em Outubro de 2014)*
Em novembro de cada ano acontece a renovação de matrícula. Enviamos pelo aluno um envelope com todos os documentos que devem ser preenchidos e as orientações. As fotos entregues devem ter data, fundo branco e o aluno deve estar com uniforme oficial, aparecendo o emblema. Formulários de transferência devem ser solicitados no ato da renovação. OBS.: Os responsáveis legais por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental deverão realizar renovação de matrícula no Campus II dos campi de origem do aluno.
- Transferência Interna (para outro campus / turno) *
Durante o mês de novembro, o responsável pode solicitar a mudança de turno/campus. O preenchimento do formulário não garante a transferência, que está condicionada à existência de vagas e seguem as prioridades por questões de saúde/ solicitações anteriores/critérios pedagógicos. Os responsáveis serão chamados à Secretaria para tomar ciência do resultado. Não será informado por telefone ou e-mail.
- Transferência Externa (para outra instituição/histórico escolar)*
Em caso de mudança de instituição, o responsável deverá preencher formulário próprio. O histórico escolar ficará pronto em até 30 dias corridos. Este procedimento desliga o aluno do Colégio.
- Da atualização de dados
É de responsabilidade da família manter todos os contatos atualizados, principalmente os dados das pessoas autorizadas a retirar o aluno da escola. Esta atualização pode ser enviada por e-mail ou ser realizada presencialmente. Lembramos que em todos os e-mails devem constar o nome e turma do aluno.
- Da entrega de resultados
É de responsabilidade da família o comparecimento ao colégio para tomar ciência do resultado do aluno, ao final de cada período, enviando a criança para a recuperação quando necessário, inclusive em caso de prova final/recuperação final. Não daremos informações por telefone/e-mail em hipótese alguma. Após o horário de atendimento dos professores, o material/resultado ficará disponível para retirada na secretaria.
Estamos à disposição para sanar dúvidas eventuais. E-mail: sectj1@cp2.g12.br
[1] O responsável poderá emitir autorização provisória de próprio punho (constando o nome do aluno e a turma, nome e RG da pessoa autorizada, procedimento a ser realizado na Secretaria e assinatura e RG do responsável legal) que deverá ser entregue na Secretaria pela pessoa autorizada ou ser enviada por e-mail/agenda, para procedimentos especificados na circular, assim como para retirar o aluno da escola. O responsável legal, se preferir, poderá preencher na Secretaria uma autorização definitiva, em formulário próprio, que posteriormente será arquivada na pasta do aluno.
[2] Todos os procedimentos assinalados com * só podem ser solicitados pelo responsável legal (aqueles cujo nome está na certidão de nascimento, ou detêm guarda legal), podendo ser substituídos por portadores de procuração ou com autorização específica preenchida na Secretaria.