Setor de Organização Escolar

Publicado em

O Setor de Organização Escolar (assistentes de alunos) do Campus Tijuca I gostaria de esclarecer alguns procedimentos da nossa rotina que passarão a vigorar a partir do início do ano letivo  de 2020:

1- Atrasos (Portarias 3.480 e 3.638)

Segundo as Portarias 3.480 e 3.638 e o Código de Ética Discente, a tolerância para atrasos de entrada e saída é de 10 minutos. No Campus Tijuca I, o gradil branco será fechado às 7h40 (1º turno) e 13h10 (2º turno). Os alunos que chegarem após o fechamento do mesmo, só poderão ingressar no colégio no 2º tempo de aula às 8h10 (1º turno) e 13h40 (2º turno) quando ele será aberto novamente pelo Setor de Organização Escolar que fará o registro de atraso desses alunos. Será permitido a esses alunos aguardarem no pátio externo desde que estejam acompanhados de um responsável. O aluno não poderá ser deixado sem a presença de um responsável nesse local. Após o início do 2ºtempo de aula 8h10 (1º turno) e 13h40 (2º turno) não será permitida a entrada de nenhum aluno, salvo exceções documentadas como comparecimentos à consultas médicas e exames que deverão ser apresentados nesses casos específicos. Os atrasos constantes geram advertências: no 3º atraso no mês o aluno será advertido e, seguindo as orientações do Conselho Tutelar de Vila Isabel, os atrasos de saída que excederem uma hora deverão ser comunicados ao Conselho. Pedimos a leitura atenta às Portarias 3.480, 3.638 e ao Código de Ética Discente, disponíveis na aba Portarias.
2- Uniforme (Portarias 3.638 e 3.639)

Gostaríamos também de lembrar que o uso do uniforme é dever do aluno, como preconiza o art. 6º do código. Não serão admitidos calçados ou casacos coloridos, inclusive tênis preto com solado branco, calças jeans ou legging, mesmo que sejam da cor do uniforme. Para maiores esclarecimentos sobre o tema, releiam a Circular 01/2020. Comunicaremos via agenda o item incorreto e na 3ª reincidência será aplicada a advertência disciplinar.

3- Objetos achados/perdidos

O art. 6º (XVII) do Código de Ética fala sobre o cuidado e a responsabilidade dos bens trazidos para a escola e que não podemos ser responsabilizados pelos bens particulares dos estudantes. Porém, próximo ao elevador, tem uma bancada onde colocamos os objetos que os alunos “esquecem/perdem” na área do pátio. Os próprios alunos ficam responsáveis por procurarem seus objetos.

4- Uso de aparelhos celulares

Art. 6º (X): “não utilizar aparelhos celulares e outros dispositivos eletrônicos durante as aulas e em outras atividades pedagógicas, inclusive nas avaliações, salvo por razões didáticas autorizadas pelo/a docente.”

5- Advertências Disciplinares

As advertências disciplinares são as sanções para situações um pouco mais graves, como agressão física ou verbal. Lembramos que a orientação dada aos alunos é que nunca revidem a uma agressão e procurem o Assistente de alunos mais próximo para mediar a situação. Caso revidem, serão advertidos também, independente de quem tenha iniciado o conflito. Estamos sempre à disposição para possíveis esclarecimentos via agenda ou reuniões no SOEP.

6- Suspensão

A suspensão impede o aluno de comparecer à aula por 1 dia ou mais, de acordo com a gravidade do ato praticado, a ser definida pela Direção. A reincidência em advertências disciplinares também gera a suspensão. A 5ª advertência, automaticamente, se transforma em suspensão.

7- Servidores do Setor de Organização Escolar

1º turno:
Adriana Freitas
Jéssica Rosa
Paulo Roberto
Marcos David

2º turno:
Carlos Eduardo (chefe)
Rafael Longo
Quézia Barcellos

Dúvidas devem ser direcionadas para o e-mail do setor: disciplinact1@cp2.g12.br

Categorizado em

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress