Espetáculo de dança contemporânea “Pé de Cachimbo” é apresentado no campus Tijuca I

No dia 22 de novembro, alunos do campus Tijuca I receberam a Vivá Companhia de Dança. Com a proposta de fazer a dança transitar por espaços do cotidiano escolar, os bailarinos realizaram duas apresentações do espetáculo “Pé de Cachimbo” no campus Tijuca I, contemplando todos os estudantes do turno da manhã e do turno da tarde.
O espetáculo de dança contemporânea trouxe a cultura da infância de forma poética e interativa, fascinando as crianças. Brincadeiras e brinquedos da cultura popular e do folclore brasileiro, bem como manifestações artísticas, foram a fonte para a pesquisa de movimentos. Assim, enquanto apreciavam, as crianças entraram em um divertido jogo de percepção, reconhecendo sua identidade infantil nos saltos da brincadeira de amarelinha, ou de pular carniça, nos movimentos de dedos, mãos e braços, que desenham os barbantes no ar, na brincadeira de cama de gato, no movimento de fuga e agilidade do jogo de queimado com bola, ou de pique-pega, entre muitas outras referências, mas principalmente, na sua identidade fundamental: o brincar.
Os estudantes reconheceram, nos movimentos da dança, a dinâmica e a corporeidade das brincadeiras de soltar pipa, de cabo de guerra, de esconde-esconde. Em alguns momentos, os bailarinos convidaram crianças para interagirem, utilizando petecas, bolas, elásticos e lenços.
A trilha sonora do espetáculo apresentou uma leitura eletrônica de algumas canções do cancioneiro popular, como “Terezinha de Jesus”, “Boi da cara preta”, “A canoa virou”, com influências de gêneros musicais variados, como o samba, o maracatu e o baião.
Música e as Artes Visuais são as modalidades artísticas que compõem o currículo de disciplinas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no CPII. A Dança ainda está em expansão no colégio e o espetáculo “Pé de Cachimbo”, no Campus Tijuca I, inspira e colabora para a ampliação do repertório artístico e cultural, bem como na formação inicial dos estudantes.
Após as apresentações, o diretor e coreógrafo Carlos Fontinelle, que foi professor de dança de alunas do campus, conversou com as crianças sobre o espetáculo, estreitando os laços entre o artista e a plateia, entre os estudantes e as projeções futuras de engajamento com a Arte que a escola pode proporcionar.
A atividade cultural foi organizada pelo Prof. Leandro Souza, e contou com a participação das professoras Analu Steffen (Coordenadora) e Fabiana Alcântara, todos do Departamento de Artes Visuais, e apoio da Direção Geral do campus Tijuca I.
No turno da tarde, alunos do 2º ano da turma 202 da Escola Municipal General Humberto de Souza assistiram ao espetáculo junto aos alunos do campus Tijuca I, acompanhados pela Prof. Dandara Peçanha e pelo Coordenador Pedagógico da escola, Prof. Jardel Sandy. Os estudantes foram carinhosamente recebidos pelos alunos da turma 202 do campus Tijuca I, que presentearam os novos colegas com desenhos e cartões de boas-vindas, elaborados em aula. Essa ação de parceria entre as instituições de ensino da rede pública faz parte do projeto de extensão “Conexões: vendo e vivendo arte na escola pública”, elaborado e coordenado pela Profª Juliana Chrispim (Departamento de Educação Musical). O projeto visa acolher, no CPII, alunos da referida escola municipal, para ampliar o contato com vivências artísticas, participando de ações culturais realizadas no campus, por meio de projeto do Núcleo de Arte e Cultura, com apoio da Pró-Reitoria de Pós-Gradução, Pesquisa, Extensão e Cultura, PROPGPEC.

Fotos: Prof. Leandro Souza (Artes Visuais)
Mais fotos no link: Eventos