Evento “A vez da nossa voz: junte-se a nós”

Publicado em

20191123_110555

O evento “A vez da nossa voz: junte-se a nós” reuniu todas as disciplinas e trabalhos num grande evento. A escola abriu seus portões para os pais às 8h30, onde no 4° andar começou uma peça baseada numa redação de um aluno com a temática da personagem Ludi. A peça mostrava a exploração dos índios (durante a extração de pau-brasil) e dos negros (extração de cana de açúcar) em comparação com os dias de hoje (com os casos de racismo e de desmatamento da atualidade),  mostrando a pouca evolução social  do país. Depois da presentação teatral os alunos cantaram as músicas “Não deixe o samba morrer” e “Pé na areia”.  Diferentes peças foram apresentadas em outros horários com outras turmas.

Durante as peças, o 4° andar também foi palco da exposição dos trabalhos de ciências, onde os alunos mostraram seus conhecimentos sobre o mundo vegetal e animal. Já a tarde os trabalhos deram lugar a projetos originais dos alunos com a exposição “Pequenos Cientistas”.

O 3° andar foi usado para mostras artísticas, com a sala de artes sendo sede de trabalhos sobre ancestralidade, mitologia e afro brasilidade. Entre eles, foram expostos os trabalhos de árvore genealógicas e almofadas pintadas com momentos marcantes, onde as crianças podiam deitar em cima. Já em outra sala, alunos e seus pais podiam experimentar como se faz uma animação através de programas de computador. Também no 3° andar foram expostos trabalhos sobre as regiões brasileiras, onde os alunos não só falaram sobre as diferenças culturais e geográficas, como também trouxeram objetos e comidas típicas.

20191123_092340 (1)

Já o 1° e 2° andares abrigaram exposições. No 2° andar, foram sobre os Bairros do Rio de Janeiro, com maquetes da Zonas Norte, Sul e Centro e outras maquetes retratando o descobrimento, as fazendas de cana, os quilombos e as missões jesuítas. No 1°, foram sobre memórias de várias espécies. Desde  lembranças; com materiais de atividades de aulas passadas, colcha de retalhos e a exposição “Janelas da vida” do primeiro ano; até trabalhos sobre as diferentes imigrações e diversidade do povo brasileiro, numa verdadeira ode a diferença.

No pátio, adultos e crianças de divertiram com a presentação musical do grupo Casa de Curió que cantou várias músicas educativas. No mesmo local, o NAPNE (Núcleo de Atenção a Pessoas com Necessidades Específicas) montou um stand com informações sobre autismo, explicando verdades e mitos. Houve também distribuição de broches com o símbolo do autismo e panfletos explicando sobre a doença.

Depoimento dos pais:

“Ótima oportunidade de encontro de pais e alunos fora da rotina de aulas, e enorme incentivo para a criação, integração e acesso a arte e cultura. Percebemos a alegria e a vontade de participação por parte dos alunos em todos os momentos da exposição. Parabéns a todos os profissionais envolvidos na realização de mais esse encontro.” Alan e Alessandra, pais do aluno Pedro Minardi Thomaz (Turma 303).
“Ficamos surpresos com o nível dos trabalhos apresentados pelas crianças. É realmente impressionante observar como as crianças se envolvem no desenvolvimento de assuntos tão complexos e, algumas das vezes, desconhecidos pelos adultos. Foi muito gratificante e empolgante visitar mais este evento. Só tenho a agradecer por tamanha dedicação dos profissionais do PDII, Obrigado!” Thiago Soares Rodrigues, pai de Ana Luiza Muniz Rodrigues (Turma 401).
“Foi extremamente gratificante acompanhar o desenrolar dos preparativos para o evento no CP2. A empolgação em fazer um cartaz bonito, levar uma comida gostosa para compartilhar junto com os conhecimentos sobre a pesquisa! Todo empenho propiciado pela escola em estimular meu filho em pesquisar experiência para compartilhar foi muito emocionante. O evento foi lindo, muito organizado e pudemos, todos, usufruir dos diversos momentos proporcionados desde a apresentação de geografia, a mostra de literatura, a apresentação de experiência de ciências e o fechamento emocionante com o show musical. Parabéns ao esforço de todos envolvidos na organização desse momento especial!” Carla Niemeyer, mãe do aluno Guilherme (Turma 502).
Para mais fotos, clique AQUI

Categorizado em Eventos, Notícias

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress