História do Campus
O Campus Tijuca I, situado desde o mês de Janeiro de 2018 na rua Oito de Dezembro nº 378, no bairro de Vila Isabel, funcionou anteriormente na Rua Oto de Alencar nº 25, Maracanã. O Campus, antes intitulado Unidade Escolar, foi inaugurado em 9 de março de 1987 pelo então Diretor-Geral Professor Tito Urbano da Silveira. Ao longo de seus anos de existência, teve as seguintes diretoras: Prof.ª Dalva da Mota, Prof.ª Maria Lúcia Martins, Prof.ª Maria Estela Lopes de Brito, Prof.ª Maria Fatima de Moura Miranda, Prof.ª Cristina Ferreira Branco e, atualmente, está sendo dirigido pela Prof.ª Luciene Maciel Stumbo Moraes.
Desde a sua inauguração, em 1987, até a atualidade, dedica-se ao processo de ensino-aprendizagem das crianças, hoje consideradas, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os alunos, além dos componentes curriculares considerados de Núcleo Comum – Língua Portuguesa, Matemática, Estudos Sociais e Ciências – cursam as aulas de Literatura, Artes Visuais, Educação Física, Educação Musical e Informática. Ocasionalmente, de acordo com as propostas desenvolvidas pelos professores, os alunos participam das chamadas aulas de campo (visitas pedagógicas). Nessas, os alunos saem do espaço físico do campus com o objetivo de conhecer diferentes trajetos, instituições, lugares e/ou pessoas que forneçam subsídios para tornar o processo de construção de conhecimento significativo.
No ano de 2012, o antigo prédio da rua Oto de Alencar necessitou de obras emergenciais na estrutura de seus corredores e o Campus Tijuca I passou a funcionar, em sua totalidade, no prédio do Campus Tijuca II, Rua São Francisco Xavier, 204/208. O trabalho se desenvolveu durante dois anos a partir não só do compartilhar de espaços, mas também de experiências e vivências. Apesar da acolhida e compreensão dos servidores do Campus II, o espaço era limitado e atividades como Música, Literatura e Educação Física deixaram de funcionar em suas salas ambientes, enfrentando inúmeras dificuldades. No ano de 2014, após a obra do campus ser entregue como concluída, os espaços que estavam sendo utilizados no Campus Tijuca II foram devolvidos e o Tijuca I voltou a ocupar os espaços do antigo prédio da Rua Oto de Alencar, nº 25. Após a ocupação pelos servidores, entretanto, a inclinação dos corredores continuava preocupando a comunidade escolar.
O Campus Tijuca I passou a funcionar com uma quantidade de salas inferior às do ano de 2013, porque o Campus Tijuca II já havia se organizado e ocupado os espaços cedidos em momento anterior. Diante da difícil situação, a comunidade escolar clamou por melhores condições de trabalho e estudo, pedindo um “espaço adequado e definitivo”. A comunidade sonhou com um novo prédio que abrigasse todas as atividades realizadas no Campus Tijuca I.
No início do ano de 2018, o Campus Tijuca I passou a funcionar no novo espaço. Assim, atualmente, a comunidade escolar está construindo uma nova identidade para o antigo campus; tecendo outras formas de organização que buscam manter tradições e heranças, mas também inovando por meio do desenvolvimento de novas perspectivas.