Homenagem do Campus Tijuca I aos aposentados

Publicado em

Campus Tijuca I

Hoje é comemorado o Dia do Aposentado do Colégio Pedro II. A data tem como objetivo celebrar e reconhecer a dedicação de servidoras e servidores que fizeram parte da história da instituição. A Direção do Campus Tijuca I aproveita este dia para agradecer o empenho e a dedicação dos servidores que, ao longo de suas trajetórias profissionais, contribuíram para o funcionamento do colégio e ajudaram a construir uma educação comprometida e de qualidade para gerações de estudantes.

No ano de 2021, duas servidoras do Campus Tijuca I se aposentaram e, após muitos anos de comprometimento com o Colégio Pedro II, merecem agradecimentos e homenagens: Andréa Lucas de Azevedo e Luzia de Fátima Vieira Amadeu Henriques dos Santos.

Andréa trabalhou como Coordenadora de Turno. Depois, dedicou-se à função de Superintendente-Geral do campus, na qual se destacou por sua competência e presteza. Durante o tempo em que exercia essa função, atuou, também, como professora de Educação Física, até sua aposentadoria.

Após atuar por mais de 35 anos na instituição, Luzia de Fátima nos conta como iniciou sua trajetória em nosso colégio: “Desembarquei no CPII em 1984, quando o “Pedrinho” era uma aventura em caráter experimental. Eu, com 25 anos, trabalhando desde os 18 numa escola municipal, achei o CPII uma Ilha da Fantasia”.

Além disso, ressalta a importância das assessorias que aconteciam em relação ao trabalho desenvolvido nos campi I: “Entre o início da jornada até o 3° ou 4° ano de trabalho, tivemos a fantástica assessoria do grupo do Laboratório de Currículos, do município. Posso dizer que, aliado ao excelente Curso Normal que fiz, essa assessoria foi a minha melhor faculdade! Esse grupo descortinou para nós, que começávamos a construir os Pedrinhos, uma forma ímpar de abordar os conteúdos pedagógicos sem deixá-los para trás, fazendo deles assuntos interessantes e desafiadores para os alunos”.

Luzia destaca, também, suas estratégias pedagógicas: “Usei muita música, fiz muitas peças teatrais e apresentações comemorativas pontuais. Virei roteirista, coreógrafa, costureira… Tudo isso sem deixar cair a peteca das aulas, sem deixar nada para trás”.

Concluindo nossa singela homenagem, destacamos, neste ano, em especial, a trajetória da professora Márcia Schumack, que se aposentou em 2019, mas que retornou como professora contratada.

Para Márcia, sua história na instituição começou em 1987, quando foi chamada “para compor o ‘time’ da Unidade Tijuca I, recém-inaugurada na rua Oto de Alencar. Na época, tinha 20 anos, era solteira, cursava Letras na UFRJ e minha única experiência com a docência vinha das horas de estágio durante o Curso Normal. Lembro-me, até hoje, o misto de alegria e medo que se

abateu sobre mim ao assinar a papelada que mudaria a minha vida de forma tão significativa: ser professora efetiva do Colégio Pedro II!”.

Márcia se despediu do CPII com mais de 30 anos de boas memórias e histórias da instituição. “Aposentei-me como efetiva em 2019 e saber que faço parte da história desta escola ímpar, reconhecida socialmente como uma escola pública de excelência e para todos, muito me encanta. Guardo, com carinho, os momentos e as pessoas com quem convivi e compartilhei experiências de vida. São boas lembranças! Ao Pedro II, TUDO, sempre!”

Por tudo isso, a equipe do Campus Tijuca I destaca a importância do trabalho dessas servidoras para o funcionamento do CPII e deseja a todos os aposentados uma nova trajetória repleta de realizações e de conquistas.

Para ter acesso aos depoimentos completos, acesse os links abaixo:

DEPOIMENTO CPII LUZIA DE FÁTIMA

DEPOIMENTO CPII MÁRCIA SCHUMACK

Categorizado em Informes

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress