INSCRIÇÃO PRORROGADA – AULA INAUGURAL

Publicado em

convite_tijuca1

Considerando que ainda temos vagas disponíveis para participação nas atividades do dia, manteremos o link de inscrição ativo até as 16h de domingo (08/03/2020).

Aproveito para informar os convidados que estarão presentes conversando conosco nas atividades.

*1ª atividade:

Mesa composta por especialistas – Violências no cotidiano: demandas, desafios e possibilidades. (Início: 8h – Previsão de término: entre 10h30min e 11h)

 

Viviane Santos – “Bailarina, figurinista, trancista, turbanteira e pedagoga. Professora de balé clássico e danças afro-brasileiras, tranças e turbantes, atuando em projetos sociais há 14 anos. Atualmente faz parte do projeto A Arte Gerando Renda da ONG Favela Mundo e do Departamento de Cidadania do GRES Portela. Como intérprete, dentre as obras mais recentes estão “Silva” (2017-2018) da Clanm Cia de Dança, “Volta ao Mundo” (2017) da Cia de Arte Negra Kina Mutembua e “A Viagem dos Eborás” (2015-2017) do Grupo Makala Música & Dança. Formação: Pedagogia – Centro Universitário Cenecista de Osório (2019)/ Estilismo – Universidade Candido Mendes (2000)/ Dança – Escola de Dança Hortência Mollo (1996).”

 

Amana Mattos – “Professora Associada do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordena o DEGENERA – Núcleo de Pesquisa e Desconstrução de Gêneros.”

 

Geisa Ferreira – “Mulher, negra, mãe e educadora . Pedagoga, Mestra em Educação na UNIRIO, onde investigou a prática educativa do Coletivo Casa Escola e o seu foco na educação antirracista.  Em sua pesquisa e trabalho aposta na possibilidade de vivermos epistemologias outras e construirmos coletivamente praticas pedagógicas enegrecidas. A partir do estudo dos valores civilizatórios afro-brasileiros, de Azoilda Loretto da Trindade, acredita ser necessário e libertador trabalhar pedagogicamente numa perspectiva afro-brasileira que nos convida a criar, a imaginar e a movimentar. Participa dos grupos de estudos e pesquisas FRESTAS (sobre educação e estética) e GPPFA (formação de professores) ambos na UNIRIO; do grupo DEGENERA (Desconstrução de Gêneros) na UERJ . Compõe o Coletivo Casa Escola desde sua idealização em 2013 até os dias atuais, onde é mãe e educadora.”

 

*2ª atividade:

Apresentação – Revisitando Memórias: conhecendo a história do Campus Tijuca I e do Colégio Pedro II. (Início: 17h – Previsão de término: entre 18h e 18h30min)

 

Vera Maria Ferreira Rodrigues – “Mestre em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pelo HCTE-UFRJ. Possui Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Pós-Graduação em Educação Matemática pela USU. Foi Reitora do Colégio Pedro II e conselheira do Conselho Técnico Científico da Educação Básica da CAPES. É professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, tendo atuado também nos seguintes temas: Ensino Fundamental e Médio; Educação Profissional; Educação Matemática; experiência multidisciplinar. Atualmente, atua principalmente nos seguintes temas: Colégio Pedro II e memória institucional”

 

Humberto Rocha – “Nasceu em 1944, no Rio de Janeiro, em família pobre moradora do subúrbio. Preparou-se para o concurso do Internato do Colégio Pedro II, que foi extinto para dar lugar ao atual campus São Cristóvão. Aprovado no concurso, entrou no Internato em 1956 e ali permaneceu até 1963 concluindo o Curso Ginasial e o Curso Científico, que equivaliam ao atual ensino médio. Acompanhou, enquanto esteve por lá, a profunda transformação arquitetônica do Colégio, com a construção de espaços modernos comparáveis ao que se fazia na contemporânea construção de Brasília, que foi inaugurada em 1960, quando ele cursava a 1ª. Série do Curso Científico. Credita ao Colégio Pedro II todas as suas conquistas que vieram a seguir. Aprovado no vestibular para o curso de medicina da UERJ (antes UEG) graduou-se e dedicou sua atuação médica à cirurgia geral, que exerceu durante 20 anos. Depois disso, migrou para a especialidade de medicina ocupacional e trabalhou em empresa multinacional durante 13 anos. Criou a seguir a sua própria consultoria, onde trabalha até hoje.”

 

Raimundo Alvaro dos Santos Rego Barros – “Nasceu em julho de 1945, em Belém, Pará. Fez o antigo curso primário em escola municipal do Rio de Janeiro. Aprovado em concurso para o Internato do Colégio Pedro II (atual campus São Cristóvão) aí estudou entre 1956 e 1963, fazendo o então vigentes Curso Ginasial e Curso Científico, semelhantes hoje ao ensino médio. Serviu à Marinha de Guerra como oficial entre 1966 e 1994, sendo transferido para a inatividade como Capitão-de-Mar-e-Guerra. Na Marinha, além de funções técnicas no mar e em terra, exerceu funções ligadas à Logística e à Comunicação Social. É Bacharel em Direito pela Universidade Candido Mendes. Foi aprovado em concurso para a Prefeitura do Rio em 1995. Trabalhou na área fazendária e, a partir de 2002, integrou o grupo que participou dos Jogos Pan-americanos de São Domingos em 2003, dos Jogos Pan-americanos de 2007, e da candidatura olímpica Rio 2016. Fez parte da delegação brasileira que compareceu à Assembleia Geral do COI em outubro de 2009, em Copenhague, quando da vitória da candidatura do Rio. Atuou diretamente no planejamento e execução dos 5° Jogos Mundiais Militares Rio 2011, e de ações de planejamento da Copa do Mundo FIFA. Fez parte da Empresa Olímpica Municipal, órgão que atuou diretamente junto ao Comitê Organizador do Jogos Olímpicos de 2016.”

 

Categorizado em Eventos, Informes, Notícias

Assuntos: , , ,

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress