NORMAS E PROCEDIMENTOS DA SECRETARIA ACADÊMICA DO CAMPUS TIJUCA I

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Chefe: Dâmaris Cristino

 

Do Atendimento:

As solicitações devem ser realizadas presencialmente ou através do e-mail que consta no cadastro do(a) aluno(a). É indispensável a apresentação de documento oficial de identificação para qualquer tipo de atendimento. Essa medida visa a segurança dos alunos. A secretaria funciona das 06h45min às 18h45min, de segunda a sexta. Nos sábados letivos, o funcionamento é de acordo com a atividade do dia.

 

Das Solicitações:

  • Declaração de matrícula:
    O responsável legal ou seu representante autorizado¹ deve comparecer na Secretaria e preencher requerimento próprio ou enviar a solicitação para o e-mail da secretaria. A declaração será entregue em até
    2 dias úteis, presencialmente ou por e-mail. A retirada pode ser feita pelo responsável ou representante. Não é permitido o envio do documento pela agenda do aluno, nem pode ser entregue para a criança.
  • Declaração de presença:
    Em caso de comparecimento do responsável legal à secretaria, emitimos uma declaração, quando solicitada, constando o motivo e o horário, normalmente utilizada para comprovação no trabalho.
  • Boletim escolar:
    O ano letivo compreenderá 3 certificações. O boletim escolar será enviado para o e-mail cadastrado, após cada certificação.
  • Atestados médicos / ausência do aluno / atrasos:
    Em caso de atrasos/doença/viagem, o responsável deverá informar pela agenda (antecipadamente, quando for o caso) ou após o retorno do aluno (quando não possuir atestado médico). Atestados médicos deverão ser enviados para o e-mail da Secretaria Acadêmica, que encaminhará aos professores da turma. Não será necessária a entrega do atestado original nestes casos.
  • Saída antecipada:
    Quando por solicitação do responsável legal ou da escola, o responsável ou pessoa autorizada deve se dirigir à Secretaria, portando o RG, para preencher formulário próprio. O funcionário da Secretaria preencherá a Autorização de Saída, que deverá ser entregue ao responsável pela liberação dos alunos. Em caso de solicitação por terceiros, a pessoa deve buscar atendimento com seu documento de identificação e uma autorização assinada pelo responsável, dando direito de representá-lo para este fim. A autorização também poderá ser enviada por meio dos e-mails dos responsáveis legais cadastrados na Secretaria Acadêmica ou pela agenda escolar.
  • Saída dos alunos:
    Todos os alunos receberão 3 cartões de saída (ideal plastificar), que devem ser apresentados aos assistentes de alunos pela pessoa apta a buscar a criança, no horário da saída. No caso de perda/esquecimento do cartão, o responsável precisará aguardar até que TODAS as turmas estejam no pátio e TODOS os alunos com cartão de saída já tenham deixado o pátio, para que os próprios assistentes de alunos possam fazer a verificação da identidade (inclusive do responsável legal) na ficha do aluno. Esse processo (saída de todos os alunos) costuma levar em torno de 15 a 20 minutos após o início da saída das turmas. Caso a pessoa que veio buscar a criança não conste na lista de pessoas autorizadas, ela não poderá retirar o aluno, a menos que o responsável envie uma autorização excepcional pelo e-mail cadastrado na secretaria. É responsabilidade dos responsáveis manter a ficha do aluno atualizada. A 2ª via do cartão de saída deve ser solicitada pelo responsável legal, com entrega em até cinco dias úteis.
  • Carteirinha estudantil:
    A 1ª via da carteirinha estudantil será entregue no início de cada ano letivo. A plastificação é de responsabilidade do responsável. Em caso de perda, o responsável deverá solicitar uma nova via, por requerimento, trazendo uma nova foto, quando necessário, seguindo os padrões da renovação de matrícula.
    Prazo: cinco dias úteis.
  • Requerimento de 2ª chamada (Portaria nº 3.621, de 30 de maio de 2014):
    Para alunos de 4º e 5º anos que perderem alguma avaliação (prova ou teste), o responsável deverá comparecer em até 2 dias úteis após a perda da 1ª avaliação para preencher formulário próprio, e anexar documentação comprobatória. A solicitação não garante a aplicação da 2ª chamada. Os pedidos serão analisados pela Direção- Geral do Campus, ouvindo o professor da turma, quando necessário. O resultado do requerimento será registrado na agenda do aluno pelo professor da turma, com a data da avaliação, quando for o caso.
  • Autorização de saída sem acompanhante*²:
    Para o aluno sair sozinho da escola é necessário o preenchimento de uma autorização (que ficará anexada à pasta do aluno) e do cartão de saída, que deverá ser apresentado pela criança diariamente aos assistentes de alunos. A carteirinha será entregue ao aluno, após carimbada e assinada pela Direção do Campus.
    Prazo:
    cinco dias úteis.
  • Trancamento de matrícula / Destrancamento (Portaria nº 515 de 18 de março de 2009)*:
    Só é permitido o trancamento uma única vez no Segmento Anos Iniciais do Ensino Fundamental (até o 5º ano). A solicitação só poderá ocorrer até o último dia útil do mês de setembro e é válida até o final do ano letivo em que foi solicitado, devendo o responsável legal pelo aluno reabrir obrigatoriamente a matrícula no período destinado à renovação (mês de novembro) pelo campus, sob pena de tê-la cancelada. O retorno do aluno se dará para o mesmo ano / a mesma série em que trancou. Em caso de trancamento, não será emitido Histórico Escolar.
  • Renovação de matrícula (Portaria nº 1153 de 11 de outubro de 2005 – Revisão em Outubro de 2014)*:
    Em novembro de cada ano acontece a renovação de matrícula. As fotos entregues devem ter data, fundo branco e o aluno deve estar com uniforme oficial, aparecendo o emblema. As solicitações de transferência de turno/campus deverão ser realizadas de forma online, será enviado um formulário para este fim. OBS.: Os responsáveis legais por alunos do 5º ano do Ensino Fundamental deverão realizar renovação de matrícula no Campus II dos campi de origem do aluno.
  • Transferência Interna (para outro campus / turno) *:
    Durante o mês de novembro, o responsável pode solicitar a mudança de turno/campus. O preenchimento do formulário não garante a transferência, que está condicionada à existência de vagas e seguem as prioridades por questões de saúde/ solicitações anteriores/critérios pedagógicos. Os responsáveis serão informados por e-mail. Não será informado por telefone.
  • Transferência Externa (para outra instituição/histórico escolar)*:
    Em caso de mudança de instituição, o responsável deverá preencher formulário próprio ou solicitar a abertura de processo por e-mail. O histórico escolar ficará pronto em até 30 dias corridos. Este procedimento desliga o aluno do Colégio.

Da atualização de dados

É de responsabilidade da família manter todos os contatos atualizados, principalmente os dados das pessoas autorizadas a retirar o aluno da escola. Esta atualização pode ser enviada por e-mail ou ser realizada
presencialmente. Lembramos que em todos os e-mails devem constar o nome e turma do aluno. Estamos à disposição para sanar dúvidas eventuais.

E-mail: sectj1@cp2.g12.br Telefone: 2163-7962

 

¹ – O responsável poderá emitir autorização provisória de próprio punho (constando o nome do aluno e a turma, nome e RG da pessoa autorizada, procedimento a ser realizado na Secretaria e assinatura e RG do responsável legal) que deverá ser entregue na Secretaria pela pessoa autorizada ou ser enviada por e-mail para procedimentos especificados na circular, assim como para retirar o aluno da escola. O responsável legal, se preferir, poderá preencher na Secretaria uma autorização definitiva, em formulário próprio, que posteriormente será arquivada na pasta do aluno.

² – Todos os procedimentos assinalados com * só podem ser solicitados pelo responsável legal (aquele cujo nome está na certidão de nascimento, ou detém guarda legal), podendo ser substituídos por portadores de procuração ou com autorização específica preenchida na Secretaria.

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