Procedimentos do Setor de Organização Escolar

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Srs. Responsáveis,
O Setor de Organização Escolar (Assistentes de alunos) do Campus Tijuca I gostaria de esclarecer alguns procedimentos da nossa rotina:
1- Atrasos:
Segundo o Código de Ética Discente, a tolerância para os atrasos de entrada e saída é de 15 minutos. No Campus Tijuca I, damos ainda mais 15 minutos, além dos outros previstos no código. Passados 30 minutos de atraso na entrada ou saída, fazemos o registro em nossa pasta de controle interno. Ao 3º atraso de mais de 30 minutos no mesmo mês, o aluno receberá uma advertência específica. E, seguindo as orientações do Conselho Tutelar de Vila Isabel, os atrasos de saída que excederem uma hora deverão ser comunicados ao Conselho. O funcionamento do turno da tarde se encerra às 18h45min e, a partir desse horário, não temos servidores que possam se responsabilizar pela criança. Mesmo no turno da manhã, todos os assistentes de alunos estão envolvidos com a saída da manhã e entrada da tarde e é impossível deslocar um servidor para supervisionar as crianças que ficam além do horário da saída no espaço escolar.
2- Uniforme:
Gostaríamos também de lembrar que o uso do uniforme é dever do aluno, como preconiza o art. 6º do código. Não serão admitidos calçados ou casacos coloridos, inclusive tênis preto com solado branco, calças jeans ou legging, mesmo que sejam da cor do uniforme. Para maiores esclarecimentos sobre o tema, releiam a Circular 01/2019. Comunicaremos via agenda o item incorreto e na 3ª reincidência será aplicada a advertência disciplinar.
3- Objetos achados/perdidos:
O art. 6º (XVII) do Código de Ética fala sobre o cuidado e a responsabilidade dos bens trazidos para a escola e que não podemos ser responsabilizados pelos bens particulares dos estudantes. Porém, próximo ao elevador, tem uma bancada onde colocamos os objetos que os alunos “esquecem/perdem” na área do pátio. Os próprios alunos ficam responsáveis por procurarem seus objetos.
4- Uso de aparelhos celulares:
Art. 6º (X): “não utilizar aparelhos celulares e outros dispositivos eletrônicos durante as aulas e em outras atividades pedagógicas, inclusive nas avaliações, salvo por razões didáticas autorizadas pelo/a docente.”
5- Advertências Disciplinares
As advertências disciplinares são as sanções para situações um pouco mais graves, como agressão física ou verbal. Lembramos que a orientação que damos aos alunos é que nunca revidem a uma agressão e procurem o Assistente de alunos mais próximo para mediar a situação. Caso revidem, serão advertidos também, independente de quem tenha iniciado o conflito. Estamos sempre à disposição para possíveis esclarecimentos via agenda ou reuniões no SOEP.
6- Suspensão
A suspensão impede o aluno de comparecer à aula por 1 dia ou mais, de acordo com a gravidade do ato praticado, a ser definida pela Direção. A reincidência em advertências disciplinares também gera a suspensão. A 5ª advertência, automaticamente, se transforma em suspensão.
Dúvidas devem ser direcionadas para o e-mail do setor: disciplinact1@cp2.g12.br 

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