SUGESTÕES DE ATIVIDADES – NÚCLEO COMUM #1

- Temos a alegria de divulgar a Bússola do ser Brincante, um material construído por muitas mãos no sentido de estimular o brincar nos lares. Precisamos neste momento garantir que educadores, responsáveis e aqueles que estão dentro de casa façam de sua rotina prazerosa, divertida, para além de conteúdos a serem ensinados e aprendidos. O momento é de brincar!
Em parceria com a Brinquedoteca da HUPE (UERJ), Brinquedoteca da Faculdade CNEC (Ilha do Governador), Brinquedoteca BrincArte Estácio Nova Iguaçu e Wak Editora elaboramos esta bússola com a colaboração de professores, estudantes e pesquisadores da área da educação e saúde. Distribuição gratuita.
Para ter acesso a este material clique no link abaixo
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd5mkSCYDvGy_zBm8CG7LN6VdZU5lrjiDgXdCzryBe3DaubtQ/viewform
Siga a nossa página no Facebook e no Instagram @bussoladoserbrincante
Viva o lúdico! Use #bussoladoserbrincante”
- Multirio – material de complementação escolar da Prefeitura
(Diversos vídeos, séries e programas com teor educativo)
https://www.youtube.com/user/MULTIRIOSME
- Curiosidades sobre animais camuflados na natureza
Canal do Youtube:https://www.youtube.com/watch?v=rwA6GJeUQok
- Episódios divertidos do Programa Pequenos Cientistas – parceria da revista Ciência Hoje para Crianças com a TV Cultura, apresenta temas importantes das ciências em linguagem acessível.
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC12P9u83vNwvDkbO4xyko8A
- Enigmas
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=7XPlHnsI3Ms&t=42s
- Link de filmes que estão liberados para crianças:
https://www.fici.com.br/filmoteca
- Palavras e desenhos
http://www.escolagames.com.br/jogos/desenhosPalavras/?deviceType=computer
- Casa mágica – jogo da bússola – é um aplicativo disponível no Google Play e App Store.
http://www.escolagames.com.br/jogos/casaMagica/?deviceType=computer
- Formas geométricas
http://www.escolagames.com.br/jogos/formasDesenhos/
- Batalha naval
https://www.almanaquedospais.com.br/batalha-naval-jogo-para-imprimir-e-regras/
Algumas sugestões para tirar as crianças dos eletrônicos
1. Construir uma nave espacial com sucata: Encontrar uma caixa de sapato ou de papelão tamanho médio. Juntar sucatas pela casa. Pegue também tesoura, cola, fita e mergulhe em sua criatividade.
2. Pique-esconde de bicho de pelúcia: A ideia é jogar como pique-esconde tradicional, todavia, ao invés da pessoa se esconder precisa esconder o animal animal de pelúcia de sua escolha.
3. Experimente brincadeiras de antigamente, jogos que seus pais e avós jogavam, como: quente e frio, adedanha, macaco mandou, batata quente, passa anel e muitos outros.
4. Pensei (objetos): Uma pessoa pensa em algum objeto, precisam fazer perguntas de sim ou não até adivinharem que objeto é (É grande? É pequeno? É macio? Uso para dormir?…)
5. Fazer uma receita com um adulto. Para os menores: Ler os ingredientes (ou ouvir a leitura feita por um adulto), pegar os materiais necessários no armário, medir as quantidades, misturar os ingredientes, ver o resultado. Repartir o produto da receita com os familiares que vão comer. Colocar a mesa (Quantos pratos serão necessário? Quantos copos? Qual o melhor talher para comer o que foi feito? O que mais precisa ser utilizado para servir o prato feito?) Estimar a quantidade de pedaços/porções que o alimento vai servir (Quantas fatias terá esse bolo? Se aumentarmos o tamanho da fatia, o número de fatias aumenta ou diminui?) Quais as características do alimento? O alimento é doce ou salgado? Lanche ou refeição? Usar adjetivos para descrever o alimento. (Duro, fofo, saboroso, azedo, pastoso, cheiroso…) Para os maiores, é possível ainda: Dobrar a receita (calcular quanto será necessário de cada material para fazer o dobro da quantidade), fazer metade da receita (calcular a quantidade de ingredientes que será necessário para fazer metade da receita), estimar as quantidades (em 1 xícara de farinha de trigo há quantos gramas de farinha? Conferir na internet o valor correto). Se pudesse criar sua própria receita desse alimento, o que acrescentaria? O que mudaria?
Dica de escrita
A ideia é contar um pouco do dia a dia, as experiências em casa e os cuidados que temos que tomar quando saímos. Até às receitas que estão fazendo, as brincadeiras, passatempos…
É uma forma de manter registado esse momento e suas impressões. É uma escrita autoral e sem a preocupação de ter alguém para ler e corrigir. É pra soltar a emoção e os sentimentos que transbordam.
A família toda pode fazer!