SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Publicado em

ativ
As equipes pedagógicas do Campus Tijuca I reuniram algumas sugestões de atividades que podem ser feitas em casa durante esse período de isolamento. São atividades que pretendem ampliar o conhecimento dos alunos, sem nenhuma obrigatoriedade ou cobrança. A ideia é ampliar o repertório dos alunos e consolidar a parceria escola-família, sem interferir na rotina e organização de cada um.
Para melhor organizar a postagem dessas atividades, dividiremos em áreas de conhecimento ou tipos de atividades.
Sugestões de Música, Informática Educativa, Artes,  Literatura e Núcleo Comum (atualizadas em 04/05).

MÚSICA

Canções interativass

 https://www.youtube.com/watch?v=IFm3SRDPZ60 (AEIOU – Grupo Triii)

https://www.youtube.com/watch?v=utWPg_RHnno (Pão pão pão – Grupo Triii)

https://www.youtube.com/watch?v=ClAzpTnscKE (Viro, vira, virou – Grupo Triii)

https://www.youtube.com/watch?v=JxPlXXc8QBQ&t=12s (Pé com pata – Casa de Curió)

https://www.youtube.com/watch?v=pWv8L3yesv0 (Cores – Casa de Curió)

https://www.youtube.com/watch?v=IuLX-FWCjzI&t=10s (Janelinha – Casa de Curió)

https://www.youtube.com/watch?v=x9Cktp86tyY (Bota ovo – Tiquequê)

https://www.youtube.com/watch?v=YNwT0vilGIs (Se eu fosse – Tiquequê)

https://www.youtube.com/watch?v=Dij4E49v89U (Palma da Mão – duo badulaque)

https://www.youtube.com/watch?v=IcF64hna8oA (Funga Alafia – Mundo Aflora)

https://www.youtube.com/watch?v=g2iM8t6Fyaw (Dois passarinhos  – Cris Barulins)

Brincadeiras Musicais

 https://www.youtube.com/watch?v=fFo1i8EIS74 (Palavra Cantada – Como fazer ABC dos Copos)

 https://www.youtube.com/watch?v=DrcO1Ojpn4Q (Palavra Cantada – Fome come – copos)

Histórias

https://www.youtube.com/watch?v=_go-F3LrcxA (História da Sopa Supimpa – Grupo Triii)

https://youtu.be/DO_FN-mEn84 (meu crespo é de rainha – Samara Rosa)

https://youtu.be/68pKWnHS_gY ( Alafiá – Marcel Szymanski)

https://youtu.be/7Hx5vnXbJJs (O poder do tamborzinho de Ibeji – Cançando histórias)

https://www.youtube.com/watch?v=ET6MRhSaNVE (Lá em cima daquele morro – Sônia Travassos e Luciana Grether)

https://www.youtube.com/watch?v=u0C3-XSba5Q (Malasartes e o pé de casa – Augusto Pessôa)

https://www.youtube.com/watch?v=YFyUHTFt7ts (O jabuti e a fruta – Augusto Pessôa)

Show completo

https://music.youtube.com/watch?v=z1gQhN0dCo0&feature=share (Roni e as figurinhas no programa Música Animada da Tv brasil)

INFORMÁTICA EDUCATIVA

O Departamento de Informática Educativa possui sugestões de atividades, publicadas no site do colégio, pelo link:

http://www.cp2.g12.br/blog/informaticaeducativa/sugestoes-de-atividades-complementares/

Além dele, há sugestões de sites e de programas para baixar em nosso blog:

https://www.cp2.g12.br/blog/labtijuca1/

ARTES

  • Personagem surpresa com recorte

https://youtu.be/EpoYdfb76vE

  • Personagem surpresa com recorte (para fazer depois do anterior)

https://youtu.be/90XoBB3BKeI

  • Plantão de Utilidade Lúdica

https://youtu.be/xJnNNTq1y3U

  •  Cultura Popular – Show de Mamulengos

https://youtu.be/8X9GwufqNmo

  • Carroça de Mamulengos- Ana e o Sabirim

https://youtu.be/_6sIZHeFF5Y

  •  Criação com expressão de emoções: imprimir uma foto sua (da criança) e ela irá escrevendo sobre sensações, o que tem tido vontade de falar a todos.

– Emocionômetro: a partir da ideia dos monstrinhos trabalhados em contos infantis, as crianças podem criar um painel para expor sua percepção da sensação de cada momento do seu dia:

Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/512354895111190186/nic_v1=1ar%2Fe9%2BJm6dWqp67WvBC0wHsNMAJ8P97EqlWLH9bLlzf0f5DcSPbmYPNzC1o5Zno8%2F

  •  Desenho e brincadeira com sombras: buscar diferentes brinquedos e formas e dispor em uma mesa iluminada pelo sol lateralmente, conforme na foto. Depois tentar fazer os desenhos das projeções de suas sombras.

 Disponível em: https://www.pinterest.jp/pin/212935888611435311/?nic_v1=1aDfSdljxLA%2BDTJaHqFOFQNISe%2BMRPWKGHOewLQTuivxcSHoJH38fBzWQCuivYqkP1 Acesso em: 13/04/2020.

  •  Lanterna mágica (com desenho e pasta plástica):

https://br.pinterest.com/pin/647181408938342966/?nic_v1=1aOLmh%2BGzmjmMkRxUUHY4bAcsxGhRqa%2BhsSwnSePJGZn7i5Zs20qjg%2B%2FsnGdb5txxF

 LITERATURA

  • Livro: A mulher que matou os peixes (Clarice Lispector)
Sobre o livro “A mulher que matou os peixes”, as crianças poderiam escrever um texto onde se posicionem sobre achar a mulher culpada ou não, explicando os motivos de sua opinião. Poderiam também ilustrar as passagens, caso escolham assistir ao vídeo.
  • Livro: O mistério do coelho pensante (Clarice Lispector)
This video is unavailable. Watch Queue Queue. Watch Queue Queue
www.youtube.com
Na atividade do livro “O mistério do coelho pensante”, as crianças poderiam ilustrar a história (caso preferissem assistir ao vídeo) e/ou partirem para a brincadeira de coelhinho na toca, onde a criança  que ficasse fora da toca deveria pensar numa hipótese para explicar como o coelhinho teria fugido da gaiola. Caso  não houvesse um número adequado para a brincadeira do “coelhinho na toca”, esta poderia ser substituída por brincadeiras como “zerinho ou um”, “pedra, papel e tesoura”, por exemplo.
Links
O Portal Lunetas oferece conteúdos para explorar os múltiplos olhares sobre as múltiplas infâncias do Brasil, com muita informação, reflexão e inspiração.
lunetas.com.br
  • 13 ideias de desenhos para crianças:

https://www.youtube.com/watch?v=QQ-ZuyB_c6w

  • 18 ideias de desenhos fáceis e divertidos:

https://www.bing.com/videos/search?q=tecnicas+de+desenho+para+crian%C3%A7as&qpvt=tecnicas+de+desenho+para+crian%C3%A7as&view=detail&mid=116DD81746AE080DF1B2116DD81746AE080DF1B2

  • Brincadeiras cantadas:

https://www.youtube.com/watch?v=3siqbKGX8Lw

  • Receita de massinha de modelar:

http://chc.org.br/acervo/a-arte-da-farinha/

  • Aeronave de papel:

http://chc.org.br/acervo/uma-nave-de-papel/

  • Pensar contemporâneo: Nesse link há sugestão de dez filmes curtas, que podem ajudar a trabalhar valores com as crianças.
  • Jogo das pegadas:
  • Tênis de mesa ou ping pong:
  • Material adaptado para bolinhas de ping-pong:
  • Como criar um jogo de tabuleiro para as crianças:

 

NÚCLEO COMUM

  • Temos a alegria de divulgar a Bússola do ser Brincante, um material construído por muitas mãos no sentido de estimular o brincar nos lares. Precisamos neste momento garantir que educadores, responsáveis e aqueles que estão dentro de casa façam de sua rotina prazerosa, divertida, para além de conteúdos a serem ensinados e aprendidos. O momento é de brincar!

Em parceria com a Brinquedoteca da HUPE (UERJ), Brinquedoteca da Faculdade CNEC (Ilha do Governador), Brinquedoteca BrincArte Estácio Nova Iguaçu e Wak Editora elaboramos esta bússola com a colaboração de professores, estudantes e pesquisadores da área da educação e saúde. Distribuição gratuita.

Para ter acesso a este material clique no link abaixo

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd5mkSCYDvGy_zBm8CG7LN6VdZU5lrjiDgXdCzryBe3DaubtQ/viewform

Siga a nossa página no Facebook e no Instagram @bussoladoserbrincante

Viva o lúdico! Use #bussoladoserbrincante”

  •  Multirio – material de complementação escolar da Prefeitura

(Diversos vídeos, séries e programas com teor educativo)

https://www.youtube.com/user/MULTIRIOSME

  • Curiosidades sobre animais camuflados na natureza

Canal do Youtube:https://www.youtube.com/watch?v=rwA6GJeUQok

  • Episódios divertidos do Programa Pequenos Cientistas – parceria da revista Ciência Hoje para Crianças com a TV Cultura, apresenta temas importantes das ciências em linguagem acessível.

Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC12P9u83vNwvDkbO4xyko8A

  • Enigmas

Canal do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=7XPlHnsI3Ms&t=42s

  • Link de filmes que estão liberados para crianças:

https://www.fici.com.br/filmoteca

  • Palavras e desenhos

http://www.escolagames.com.br/jogos/desenhosPalavras/?deviceType=computer

  • Casa mágica – jogo da bússola – é um aplicativo disponível no Google Play e App Store.

http://www.escolagames.com.br/jogos/casaMagica/?deviceType=computer

  • Formas geométricas

http://www.escolagames.com.br/jogos/formasDesenhos/

  • Batalha naval

https://www.almanaquedospais.com.br/batalha-naval-jogo-para-imprimir-e-regras/

 

Algumas sugestões para tirar as crianças dos eletrônicos

1. Construir uma nave espacial com sucata: Encontrar uma caixa de sapato ou de papelão tamanho médio. Juntar sucatas pela casa. Pegue também tesoura, cola, fita e mergulhe em sua criatividade.

2. Pique-esconde de bicho de pelúcia: A ideia é jogar como pique-esconde tradicional, todavia, ao invés da pessoa se esconder precisa esconder o animal animal de pelúcia de sua escolha.

3. Experimente brincadeiras de antigamente, jogos que seus pais e avós jogavam, como: quente e frio, adedanha, macaco mandou, batata quente, passa  anel e muitos outros.

4. Pensei (objetos): Uma pessoa pensa em algum objeto, precisam fazer perguntas de sim ou não até adivinharem que objeto é (É grande? É pequeno? É macio? Uso para dormir?…)

5. Fazer uma receita com um adulto. Para os menores: Ler os ingredientes (ou ouvir a leitura feita por um adulto), pegar os materiais necessários no armário, medir as quantidades, misturar os ingredientes, ver o resultado. Repartir o produto da receita com os familiares que vão comer. Colocar a mesa (Quantos pratos serão necessário? Quantos copos? Qual o melhor talher para comer o que foi feito? O que mais precisa ser utilizado para servir o prato feito?) Estimar a quantidade de pedaços/porções que o alimento vai servir (Quantas fatias terá esse bolo? Se aumentarmos o tamanho da fatia, o número de fatias aumenta ou diminui?) Quais as características do alimento? O alimento é doce ou salgado? Lanche ou refeição? Usar adjetivos para descrever o alimento. (Duro, fofo, saboroso, azedo, pastoso, cheiroso…)  Para os maiores, é possível ainda: Dobrar a receita (calcular quanto será necessário de cada material para fazer o dobro da quantidade), fazer metade da receita (calcular a quantidade de ingredientes que será necessário para fazer metade da receita), estimar as quantidades (em 1 xícara de farinha de trigo há quantos gramas de farinha? Conferir na internet o valor correto). Se pudesse criar sua própria receita desse alimento, o que acrescentaria? O que mudaria?


Dica de escrita

Uma proposta que pode ser importante para trabalhar as emoções e o autoconhecimento num momento tão delicado de nossas vidas e que estimula a organização da linguagem e da escrita ao mesmo tempo em que as crianças podem transformar seus sentimentos em palavras é : Um diário.

A ideia é contar um pouco do dia a dia, as experiências em casa e os cuidados que temos que tomar quando saímos. Até às receitas que estão fazendo, as brincadeiras, passatempos…

 É uma forma de manter registado esse momento e suas impressões. É uma escrita autoral e sem a preocupação de ter alguém para ler e corrigir. É pra soltar a emoção e os sentimentos que transbordam.

A família toda pode fazer!

Categorizado em

Assuntos:

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress