“Sangue IndiAfro”: Série de lives do TJ2 promove a valorização das culturas africana e indígena

Publicado em

Ilustração: Yasmim Moraes, ex-aluna do Campus Tijuca II
Ilustração: Yasmim Moraes, ex-aluna do Campus Tijuca II

Com o objetivo de valorizar e ressaltar a importância das culturas africana, afro-brasileira e indígena, o Campus Tijuca II vai realizar uma série de lives no Instagram (@cp2.tijuca2) com o nome “Sangue IndiAfro“.

A ação pedagógica abordará diversos aspectos sobre o tema, incluindo tópicos como racismo, história das populações negras e indígenas no país, participação desses povos na formação identitária, social e cultural brasileira, contribuições de destaque por parte de profissionais, estudiosos e cidadãos negros e indígenas em inúmeras áreas do conhecimento, dentre outros assuntos que reforçam a importância da influência e da participação negra e indígena no processo de formação e de desenvolvimento do Brasil.

De transmissão semanal, os debates ao vivo contarão com a colaboração de professoras (es), servidoras (es),  estudantes e ex-estudantes do Colégio Pedro II, além de convidados. Nos eventos online, membros da comunidade escolar e espectadores poderão interagir com os participantes, enviando perguntas, dúvidas e comentários sobre os tópicos em discussão.

Primeira live: Dia 14 de julho (próxima terça-feira), às 18h 

Com o tema “Meu local de fala”, a live de estreia da série será baseada no livro”Pequeno Manual Antirracista”, da escritora e filósofa Djamila Ribeiro.

A transmissão ao vivo acontecerá na próxima terça-feira, dia 14 , às 18h, no Instagram do Tijuca II (@cp2.tijuca2) e terá a participação da estagiária da Direção Pedagógica do Tijuca II, Ana Beatriz Firmo, e da professora de Português do campus e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do CPII , Silvia Barros.

Ilustração de Yasmim Moraes, ex-estudante do Campus Tijuca II
Ilustração de Yasmim Moraes, ex-estudante do Campus Tijuca II  (Instagram: @freshprincessdebel.art)

Origem

As lives da série” Sangue IndiAfro” fazem parte do Grupo de Trabalho Antirracista do Campus Tijuca II e foram idealizadas pela estagiária da Direção Pedagógica do Campus Tijuca II, Ana Beatriz Firmo:

– Ao ver os movimentos em prol das populações negras em todo o mundo, percebi que não poderíamos ficar de braços cruzados. Nesse período de pandemia, abordar o assunto por meio das lives é uma maneira de nos conectar com as pessoas, difundindo as culturas negras e indígenas, que são as raízes do país. É necessário mostrar à sociedade que a luta é complicada, mas a mudança de atitudes, pensamentos e comportamentos é tão possível quanto urgente – afirma Ana Beatriz, que é estudante de Pedagogia e também ocupa o cargo de 1ª Diretora de Negras e Negros da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro.

Outra integrante do projeto, a professora de Português do Tijuca II e coordenadora do Neabi do CPII, Silvia Barros, explica a importância da ação na construção de um ambiente escolar baseado na igualdade racial:

– É uma iniciativa muito importante para integrar toda a comunidade escolar na discussão sobre práticas antirracistas. Não basta que a escola modifique o conteúdo para contemplar o conhecimento, as artes e ciências produzidos por pessoas negras e indígenas ao longo da história, é necessário dar visibilidade a essas produções, para que mais pessoas tenham acesso e compreendam que essa deveria ser uma luta de todos e todas.

Sobre a ilustradora

As artes que ilustram o projeto são de autoria da ex-aluna do Campus Tijuca II, Yasmim Moraes, de 18 anos, que atualmente cursa Arquitetura na UFRJ. Enquanto estudava no TJ2, a discente participou ativamente da Oficina Mulheres Negras e Literatura e também foi bolsista do projeto Palavras Negras em 2019.

Confira as obras artísticas de Yasmim no instagram @freshprincessdebel.art

 

 

 

Comunicação Social do Campus Tijuca II

Categorizado em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress