#Bibliotecaindica: história do CPII e crônica de Rubem Braga

Publicado em

Design sem nome

Na última edição de 2020 e às vésperas do aniversário de 183 anos do Colégio Pedro II, a Biblioteca do Campus Tijuca II dá uma dica de texto sobre a criação do Colégio. Nesse ano, a comemoração será a distância, mas nada nos impede de conhecer um pouco mais dessa instituição que faz parte da história não só da educação pública, como também do Brasil.

A equipe também recomenda a leitura da crônica “O Padeiro” de Rubem Braga. Escrita em 1.956, o texto compara o dia a dia de dois trabalhadores, um padeiro e outro jornalista.

Ao final, confira também a carta de agradecimento da Central de Biblioteca à comunidade escolar pelo acolhimento do Projeto Biblioteca Indica.

Vejam as sugestões:

Item 1: História da criação do Colégio Pedro II


Á Comunidade Escolar do Colégio Pedro II,
A Central de Bibliotecas vem a público informar que esta é a última edição do ano de 2020 do Biblioteca Indica,  projeto coletivo das Bibliotecas Escolares e da Biblioteca Histórica que tinha por objetivo apresentar acervos digitais durante esse período de pandemia.
Para essa tarefa, contamos com a colaboração dos bibliotecários e dos comunicólogos dos campi e da Reitoria e suas respectivas equipes de apoio.
E como grata surpresa, desde que iniciamos em maio e até o presente momento, tivemos edições feitas pelas equipes em todas as semanas, com sugestões de ebooks, vídeos, entrevistas, sites e muitos outros recursos educativos e na íntegra. Também promovemos algumas edições temáticas, como o Dia da Independência do Brasil, Dia das Crianças e da Consciência Negra.
Por outro lado, a Comunidade Escolar do Colégio Pedro II acolheu o Projeto com muito carinho e vários responsáveis, alunos, professores e colegas de outros setores nos enviaram mensagens  sobre os materiais indicados. Esse retorno nos encheu de ânimo e nos deu condições de chegar ao nosso objetivo inicial e oferecer novas possibilidades de acesso ao conhecimento.
Assim, os bibliotecários, auxiliares e técnicos que compõem as bibliotecas do Colégio Pedro II agradecem a todos pelo sucesso do Biblioteca Indica, fechando esse ciclo no ano de 2020 e esperando que, no próximo ano, tenhamos condições de inovar novamente com o apoio de todos.
Sem mais a tratar, despeço-me cordialmente,
Central de Bibliotecas

 

 

Categorizado em #BibliotecaIndica

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress