“Sangue IndiAfro”: primeira live de 2021 será em 30 de abril, às 18h30

Publicado em

Nova live será realizada na próxima sexta-feira, dia 30/04. Ilustração: Yasmim Moraes, ex-aluna do TJ2
Nova live será realizada na próxima sexta-feira, dia 30/04. Ilustração: Yasmim Moraes, ex-aluna do TJ2

Chega de saudade: a série de lives “Sangue IndiAfro”, realizada no Instagram (@cp2.tijuca2) , está de volta!!

A retomada do projeto acontecerá nesta próxima sexta-feira, dia 30 de abril, às 18h30.

O encontro semanal terá como tema “Abril Indígena” e, durante a transmissão, as (os) estudantes poderão saber mais sobre cultura indígena e refletir sobre as contribuições dos povos nativos para a formação do Brasil.

Mediado pela estudante de Pedagogia e idealizadora do “Sangue IndiAfro”, Bia Firmo,  o evento online terá a participação de Ana Pará Poty Kariri, indígena do povo Kariri. Nascida na cidade de Esperança, na Paraíba, a convidada é professora de Ensino Fundamental, arte-educadora, artesã e poetisa. Foi premiada com o troféu Arte em Movimento pela participação no Movimento Mundial Mulheres Reais (MMMR).

Compartilhe a novidade com as (os) amigos e não deixe de assistir a primeira live do Sangue IndiAfro de 2021 no Instagram do TJ2!

 

Surgimento do projeto “Sangue IndiAfro”

A iniciativa foi criada em julho de 2020 por Bia Firmo e Paulo Damásio (quando eram estagiários de Direção Pedagógica do TJ2) e tem o objetivo de valorizar e ressaltar a importância das culturas africana, afro-brasileira e indígena no processo de formação e desenvolvimento do Brasil. A série também faz parte do Coletivo Antirracista do TJ2.

O projeto aborda diversos aspectos sobre o tema, incluindo tópicos como racismo, história das populações negras e indígenas no país, participação desses povos na formação identitária, social e cultural brasileira, contribuições de destaque por parte de profissionais, estudiosos e cidadãos negros e indígenas em inúmeras áreas do conhecimento, dentre outros.

As lives contam com a colaboração de professoras (es), servidoras (es),  estudantes e ex-estudantes do Colégio Pedro II, além de convidados especiais. Nos eventos online, membros da comunidade escolar e espectadores poderão interagir com os participantes, enviando perguntas, dúvidas e comentários sobre os tópicos em discussão.

Algumas artes que ilustram o projeto (como a desta matéria) são de autoria da ex-aluna do Campus Tijuca II, Yasmim Moraes, que atualmente cursa Arquitetura na UFRJ. Confira as obras artísticas de Yasmim no instagram @freshprincessdebel.art  .

 

 

Comunicação Social do Campus Tijuca II

 

 

LEIA MAIS:

“Sangue IndiAfro”: Série de lives do TJ2 promove a valorização das culturas africana e indígena

Categorizado em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress