Orientações para retomada das atividades presenciais no Campus Tijuca II

Publicado em

Orientações para retorno presencial

Com o objetivo de esclarecer dúvidas da comunidade escolar, o Campus Tijuca II fornece orientações sobre o funcionamento geral do campus na retomada das atividades presenciais a partir da próxima segunda-feira, dia 22 de novembro. Serão obedecidas todas as premissas e diretrizes estabelecidas para o retorno presencial no Colégio Pedro II.

A matéria aborda tópicos importantes como necessidade de passaporte de vacinação para ingresso no campus, flexibilização no uso de uniformes, além da forma de atuação dos setores.

Importante lembrar que responsáveis e estudantes maiores de 18 de anos têm até o dia 19 de novembro para preencher o formulário de retorno presencial no ano letivo 2021 . Na mesma data (19/11), às 18h30, haverá uma live no Canal do TJ2 no Youtube sobre a organização do campus para a retomada presencial. Dúvidas e questionamentos também serão respondidos no evento online, basta enviar as perguntas pelo seguinte formulário online (link: https://bit.ly/2Z0zf7i)

Confira, abaixo, as principais informações sobre o funcionamento geral do TJ2 a partir do dia 22 de novembro:

PASSAPORTE DE VACINAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTO PARA ENTRADA NO CAMPUS TIJUCA II

De acordo com a Resolução nº 183 de 12 de novembro de 2021 do Consup, para entrada no campus será exigido o certificado de vacinação de todas as pessoas, a partir de 12 anos, que já tenham sido contempladas pelo calendário de vacinação. Será necessário também apresentar um documento oficial com foto.

Para comprovar a situação vacinal (pelo menos o recebimento da primeira dose), poderá ser utilizado o cartão físico de vacinação recebido no dia e no local de aplicação do imunizante.

Também será possível apresentar o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, que pode ser acessado no site ou no aplicativo Conecte SUS, do Ministério da Saúde. O documento digital reúne diversos dados sobre a vacina, como o lote, o laboratório fabricante e o local de vacinação. Para acessar o serviço, a (o) usuária (o) deve fazer o cadastro prévio na plataforma: basta criar uma conta SouGov, incluir número de CPF, definir senha e seguir as instruções para conclusão do registro.

O passaporte de vacinação deverá ser apresentado na portaria do TJ2 junto com o documento oficial com foto. O uso de máscaras é obrigatório e haverá medição de temperatura de todas as pessoas que ingressarem no campus.

UNIFORME

O uso de uniformes será flexibilizado durante a retomada de atividades presenciais (de 22 de novembro a 23 de dezembro). Durante este período, as (os) estudantes devem comparecer às aulas presenciais utilizando a camisa social ou de educação física do Colégio Pedro II, calça jeans de cor azul ou preta, além de tênis branco ou preto.

Não será permitido o ingresso de alunas (os) utilizando chinelos, sandálias e bermudas.

OBS: O uniforme oficial e completo do colégio também poderá ser usado pelas (os) estudantes.

ATENDIMENTO AOS RESPONSÁVEIS E ESTUDANTES

Atendimentos aos responsáveis e estudantes continuarão sendo realizados de forma remota por todos os setores do TJ2 (incluindo Assistência Estudantil, Napne, Protocolo, Secretaria e Soep).

Orientações e consultas presenciais somente serão efetuadas mediante agendamento prévio, combinadas por e-mail diretamente com o setor de interesse. Clique aqui para conferir os e-mails dos setores do campus.

ABERTURA ANTECIPADA DE PORTÃO

Para evitar aglomerações no acesso ao campus, o portão de entrada deverá ser aberto meia hora antes do horário de início das aulas (que será divulgado). Todos os protocolos de segurança serão obedecidos antes da entrada no campus: medição de temperatura, apresentação de passaporte de vacina (para maiores de 12 anos) e também de documento com foto, distanciamento social e conferência de uso de máscara cobrindo nariz e boca. Haverá álcool em gel disponível para uso.

CANTINA FECHADA

A cantina do Campus Tijuca II estará fechada durante o período de retomada de atividades presenciais.

BIBLIOTECA

A abertura da Biblioteca do Campus Tijuca II também se dará de forma gradual. Com exceção do serviço de devolução de livros, não haverá atendimento ao público nos primeiros dez dias após a retomada das atividades presenciais. Após este período, o empréstimo de publicações e o serviço de impressões deverão ser agendados previamente por e-mail (bibliotecatijuca2@gmail.com) com consulta no local, acervo fechado e respeito à capacidade de ¼ da lotação máxima.

CARTÃO DE GRATUIDADE EM TRANSPORTE PÚBLICO

Já é possível solicitar a criação ou a revalidação de cartão de gratuidade nos diferentes modais de transportes públicos (ônibus, metrô ou trem). Confira as orientações completas nesta matéria.

REFEITÓRIO

Informações referentes ao fornecimento de merenda e ao uso e funcionamento do refeitório do TJ2 serão divulgadas na sexta-feira, dia 19 de novembro.USO DE BEBEDOUROSPor questões de segurança sanitária, os bebedouros do campus poderão ser utilizados apenas para encher copos e garrafas. Não será permitido aproximar a boca de torneiras ou de dispensadores de água dos bebedouros. É recomendável que a (o) estudante leve seu próprio copo ou garrafa.

ENSINO HÍBRIDO

A Resolução nº 183/2021 reitera a manutenção do ensino remoto, composto por atividades pedagógicas síncronas e assíncronas. As aulas remotas, as avaliações e os processos seguirão o planejamento original. Ou seja, mesmo com a retomada presencial, as aulas síncronas e as postagens no Moodle continuarão sendo realizadas. Desse modo, as aulas presenciais terão como objetivo a complementação pedagógica a fim de fazer acompanhamento e orientações.

O retorno presencial NÃO É OBRIGATÓRIO neste momento, conforme estabelece a Resolução nº 181 do Consup. Alunas (os) que não aderirem ao retorno presencial não sofrerão prejuízos pedagógicos e legais. No entanto, todas (os) estudantes do campus devem preencher, até o dia 19 de novembro, o formulário informando se pretendem frequentar as aulas presenciais ou não.

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES DIÁRIAS

As aulas presenciais dos Ensinos Fundamental e Médio ocorrerão no contraturno, para não inviabilizar as atividades remotas, síncronas e assíncronas, ministradas no turno de matrícula do estudante. No caso de estudantes do Proeja do TJ2, as atividades presenciais serão realizadas no próprio turno da noite.

A permanência das (dos) estudantes no campus, em cada dia, será de até 180 minutos ou até 3 horas. A carga horária será distribuída em atividades presenciais, considerando um máximo de 40 minutos por tempo de atividade. Posteriormente, serão divulgadas os horários das atividades presenciais do TJ2.

Neste período de retomada, não serão realizadas atividades presenciais aos sábados.

 

Comunicação Social do Campus Tijuca II

 

LEIA MAIS:

Divisão de turmas e horários para a retomada das atividades presenciais no TJ2

CPII estabelece premissas para o retorno das aulas presenciais

Campus Tijuca II promove live em 19/11 sobre retorno às atividades presenciais

Formulário para retorno presencial no ano letivo 2021

Orientações para obtenção de cartões de gratuidade em transportes públicos no ano letivo 2021

CPII retoma atividades presenciais a partir de 22 de novembro

CPII divulga portaria que define o retorno presencial em 22/11

 

 

 

Categorizado em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Tema desenvolvido pela Comunicação Social do Colégio Pedro II para WordPress