Festival Humanização convida estudantes do CPII para envio de memes, gifs e vídeos

 

O Departamento de Artes Visuais (DAV), o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Audiovisual (NEPA CP2) e a Diretoria de Culturas/Propgpec, em parceria com o Laboratório de Educação em Direitos Humanos do Colégio Pedro II (LAEDH), convidam os estudantes de todos os segmentos do Colégio Pedro II a enviarem memes, gifs e/ou vídeos para o Festival HumanizAção, com inscrições de 13 de maio a 02 de agosto de 2021.

O Festival tem por objetivo expressar, através das linguagens artísticas e midiáticas dos memes, gifs e dos vídeos de curta metragem, as ideias sobre os direitos humanos na nossa vida cotidiana, fazendo refletir sobre os desafios contemporâneos e contribuindo para ações e relações humanizadas.

Mas, o que são memes, gifs e vídeo de curta metragem?

Memes – Podem ser ideias, palavras, frases, sons, desenhos que expressam capacidades, valores estéticos e morais, críticas nas comunicações em redes sociais na Internet. O meme pode ser mudado ou não e ser muito compartilhado, tornando-se viral.
E que tal viralizar boas ideias para boas ações? Você pode criar seu meme com fotografias, reproduções de desenhos, pinturas, junto com as imagens, pense nas palavras, crie frases que façam sentido para a sua ideia junto com as imagens escolhidas.

 

 

GIF - Formato de intercâmbio de gráficos, é um formato de imagem muito usado na Internet, como ele podemos criar movimentos. O gif animado é o mais conhecido, com o qual nos comunicamos nas redes sociais e também estão nos jogos eletrônicos.
Você pode criar um gif com fotografias ou desenhos com duração de 6 segundos (formato que pode ser feito no WhatsApp) a 10 segundos. O gif pode ser criado nos programas Giphy, Ezgif, Makeagif, Gilmaker.me e outros.

 

 

Vídeo curta metragem - Com as câmeras de nossos celulares podemos fazer muitos vídeos e transformá-los até em filmes. Um minuto é pouco tempo, mas, coisas interessantes podem acontecer, serem planejadas e mostradas nesse intervalo de tempo, até uma breve narrativa pode ser contada.
Grave o vídeo de até 1 minuto, na horizontal ou na vertical e salve em .mp4. O vídeo pode ter marca d’água (logo da empresa desenvolvedora do editor de vídeo).

E aí, bora participar? Você sabe o que são os Direitos Humanos? Para saber um pouco mais, clique nos links abaixo e inspire-se!

Vídeo adequado para estudantes até o 5º ano

Vídeo adequado para estudantes do 6º ano ao Ensino Médio



Como participar?

Inscreva-se no período de 13 de maio a 02 de agosto de 2021, pelo formulário online e anexe seu meme, gif e/ou vídeo.

Você pode se inscrever mais de uma vez, com produções diferentes, da mesma categoria ou não.

Durante o período de inscrições, acontecerão lives com convidadas e convidados que falarão sobre Direitos Humanos, memes, gifs e vídeos.

Acompanhem a programação no instagram do @nepa_cpii e @culturas.cp2

Após o encerramento das inscrições, as criações serão publicadas nas redes sociais do NEPA (Instagram e canal do Youtube) a partir de 16 de agosto de 2021.

Caso tenha alguma dúvida, envie e-mail para:

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Acessos Hoje:3237  Total Acessos:23972223