CPII destaca a importância do Outubro Rosa

 

 

 

O Outubro Rosa é um movimento internacional anual realizado em outubro, iniciado na década de 90 nos EUA, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, também conhecido como neoplasia, que já é o cancêr que mais atinge mulheres no mundo todo.

 

O símbolo da prevenção — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira corrida pela cura, realizada em Nova York.

 

No Brasil, a campanha teve início em 2002, com a iluminação do Obelisco no Ibirapuera (SP) com luzes cor de rosa, porém, somente 2008, ganhou força com campanhas em várias cidades e instituições brasileiras. O INCA começou a participar da campanha em 2010, com a promoção de espaços de discussão e conscientização sobre a doença. A partir do ano seguinte, a prevenção sobre o colo do útero também foi incluída nas ações de diversos estados, pois é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina mundial (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil (INCA,2021).

 

O objetivo da campanha é, portanto, à disseminação de dados preventivos e ressaltar a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade como observaremos nos pôsteres a seguir:

 

 Câncer de Mama

 

Câncer do colo de útero

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

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