Novembro Azul é destacado no CPII como um movimento pela saúde masculina

 

 

 

O Novembro Azul é um movimento que exalta a saúde do homem e ressalta o combate ao câncer de próstata, este que é o segundo mais comum entre os homens brasileiros e que corresponde a 29,2% de incidência dos tumores masculinos (INCA, 2021). Esse movimento teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

 

Conheça essa história

Dois amigos australianos, Travis Garone e Luke Slattery, tomavam uma cerveja num bar em Melbourne e brincavam sobre trazer o bigode de volta já que ninguém mais usava. Inspirados pela mãe de um amigo que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, decidiram fazer para o câncer de próstata. Para cada um que deixasse crescer o bigode, era preciso doar 10 dólares. Assim 30 amigos se reuniram nesta causa e formou-se, então, o mais famoso movimento no mundo, o Movember. Por isso o símbolo ser um bigodão.

 

No Brasil

E, no Brasil, o Instituto Lado a Lado Pela Vida, em 2008, trouxe a campanha que a cada ano ganha mais adeptos e a conscientização para importância do exame do toque, tendendo a diminuir o preconceito do sexo masculino.

 

O dia 17 de novembro foi escolhido como o dia mundial de combate ao câncer de próstata.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Acessos Hoje:16240  Total Acessos:25424273