A Controladoria Regional da União no Estado do Rio de Janeiro (CGU/RJ) premiou a Ouvidoria do Colégio Pedro II por seu desempenho na Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos. A Ouvidoria do CPII conquistou o 2º lugar na categoria 4 (municípios com mais de 500 mil habitantes e ouvidorias estaduais, federais e do DF). A premiação aconteceu no último dia 18, na sede da CGU/RJ. O CPII foi representado pelas servidoras Luciane Teixeira de Carvalho, ouvidora, e Ana Lucia Froes de Souza, encarregada pelo tratamento de Dados/DPO.
Promovida pela Rede Nacional de Ouvidorias da OGU/CGU, a Maratona teve o objetivo de reforçar o poder transformador dos cidadãos por meio das ouvidorias, bem como mobilizar as ouvidorias públicas na interlocução entre o Estado e a sociedade. A campanha teve 173 inscrições de ouvidorias de todo o país, 43 a mais do que em 2021. A 2ª edição da maratona marcou os cinco anos do Código de Defesa do Usuário de Serviços Públicos, a Lei 13.460/2017.
FOTO: Prêmio foi recebido pelas servidoras Ana Lucia e Luciane
“A premiação nos surpreendeu positivamente, tendo em vista que recebemos o prêmio de 2º lugar na Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários dos Serviços Públicos. Destaco que a atuação do CPII se limita a três Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Niterói), enquanto o 1º lugar, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) atua em todo o território nacional. Nesse cenário, a premiação é extremamente relevante não apenas pela visibilidade alcançada, mas também pelo reconhecimento do CPII como instituição de ensino que, além da excelência prestada na educação, tem a preocupação de estar engajado na promoção de ações que propiciam a participação popular e a transparência na gestão. Esta conquista sedimenta a Ouvidoria rumo à maturidade de suas ações e reforça o seu papel na interlocução entre o Colégio e a comunidade escolar”, comentou Luciane Carvalho, ouvidora do CPII.
Esta é a segunda vez que a Ouvidoria do CPII participa dessa Maratona. Nesta segunda edição, assim como na primeira, a Ouvidoria, com o apoio da Seção de Comunicação Social do CPII, participou da campanha divulgando nas redes sociais do CPII as atribuições da Ouvidoria, que promovem a participação social no acompanhamento das atividades da administração pública.
Os conteúdos divulgados buscaram levar aos usuários conhecimento e orientação acerca dos seus direitos e do papel da Ouvidoria. A iniciativa também enfatizou a importância da produção e da divulgação da Carta de Serviços, disponível no Portal Gov.BR - https://www.gov.br/pt-br/orgaos/colegio-pedro-ii , que oferece aos cidadãos informações sobre os serviços prestados pelo CPII e orientações de acesso sobre os compromissos de atendimento estabelecidos. As postagens tiveram mais de 110 mil visualizações.
O evento contou com a presença dos seguintes representantes da CGU/RJ: Adriana Cláudia Reis dos Santos, chefe de divisão do Núcleo de Ações de Controle - Educação (NAC3); Juliana Rocha Lages, chefe de divisão do Núcleo de Ações de Controle – Ciência Tecnologia e Inovações (NAC5); Flávio Guerra Ferreira, chefe de divisão do Núcleo de Ações de Controle – Infraestrutura (NAC7); Flavia Lopes Pena, do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção (NAOP); Carla Cristina Gomes Arede, coordenadora do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção (NAOP); Fernanda Maria Pereira Mendes, do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção (NAOP); Lidienio Lima de Menezes, do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção (NAOP) e Cristina Correia da Silva Lomba, superintendente adjunta da CGU/RJ.
Seção de Comunicação Social