Campus Duque de Caxias realiza palestra sobre favelas


Rafael Gonçalves palestrou para os alunos

 

O Campus Duque de Caxias realizou uma palestra nesta quarta-feira, 22/10, com o professor da PUC-Rio Rafael Gonçalves. Ele falou sobre as relações do poder público e as favelas do Rio de Janeiro desde o seu surgimento no Século XIX, passando pelo Programa Favela-Bairro da década de 90 às Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), do governo Sérgio Cabral.

 

Após responder às perguntas do público presente, o professor exibiu o documentário "Dr. Margarino: advogado do Morro". Rafael também doou o seu livro de sua autoria "Favelas do Rio de Janeiro: história e direito" (Editora Pallas) à biblioteca do campus.

 

Fiocruz

Na terça-feira, 21/10, foi a vez de Sabrina Alberti, do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/FIOCRUZ), falar sobre o trabalho desenvolvido pela fundação, como os serviços que presta à sociedade, os cursos de pós-graduação e as áreas de pesquisa.

 

A palestrante também falou sobre sua experiência nas áreas de banco de sangue, virologia humana e controle de qualidade em saúde, esta última sua atual função na Fiocruz, que a faz viajar por todo o Brasil e para o exterior para testar equipamentos e materiais utilizados no Brasil por diversas instituições de saúde.

 

Ela ainda deu diversas orientações para quem deseja seguir a carreira científica na área de saúde. “Os alunos apreciaram bastante a palestra e muitos aproveitaram para decidir sua carreira, demonstrando interesse na área”, informou o diretor Pedagógico do campus, Gabriel Santos.

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social

Acessos Hoje:17409  Total Acessos:10332263