Alunos do Campus Caxias participam de concurso promovido pelo Inca e Fiocruz

 
Abertura da exposição aconteceu nesta segunda-feira, 17/11, e prossegue até 3/12


Numa parceria do Colégio Pedro II com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Nacional do Câncer (Inca) aconteceu na manhã desta segunda-feira, 17//11, no Campus Duque de Caixas a abertura da exposição sobre o “Controle do Tabaco no Brasil: uma trajetória”, seguida de uma palestra sobre o mesmo tema realizada no auditório da escola. Desde 2012 a exposição percorre o país com o objetivo de mostrar os embates travados entre as organizações brasileiras ligadas à saúde e a indústria do tabaco a partir do século XX.


Concomitante à exposição e ao ciclo de palestras – serão realizadas mais quatro nos dias 18 e 19 de novembro, às 10h e 13h30 -  os alunos do campus poderão participar de um concurso que vai escolher os três melhores trabalhos em duas categorias, vídeo e cartaz sobre o tema “as campanhas publicitárias de cigarro produzidas nas décadas de 70 e 80”. Os vencedores ganharão uma diária com direito a um acompanhante para uma das seguintes regiões turísticas: Região dos Lagos, Serrana ou Vale do Café, no Rio de Janeiro, e Tiradentes, em Minas Gerais.



Pró-reitora Márcia Martins (direita), diretor de Caxias, Artur Nogueira (ao centro), e pesquisadores da Fiocruz Luiz Teixeira (sentado) e Márcio Magalhães (em pé)


Comunidade


As inscrições começaram nesta segunda, 17/12, e seguem até o dia 28 de novembro. Os vencedores serão conhecidos no dia 3 de dezembro, durante solenidade que acontecerá às 10 horas, no auditório do Campus. Até essa data também prossegue a exposição sobre o controle do tabagismo, que é aberta à comunidade.


O evento contou com a participação da pró-reitora de Pós-Gradução, Pesquisa e Extensão do CPII, Márcia Martins Oliveira, o diretor-geral do Campus Duque de Caxias, Artur Gomes,  o coordenador do Projeto da História do Câncer da Fiocruz, Luiz Teixeira,  e o  pesquisador da  fundação e ex-aluno do Colégio Pedro II Márcio Magalhães.



As pedagogas do Inca Maria José  da Silva (em pé) e Marcela Roris falaram sobre o controle do tabagismo no Brasil


Artur Gomes destacou a importância do tema sobre o controle do tabagismo para a instituição, lembrando à plateia de estudantes presentes que o papel da escola não é impor valores, mas proporcionar esclarecimentos “para que os alunos possam discernir entre o certo e o errado”. Marcia Martins disse que esse projeto em Duque de Caxias é um piloto e que será estendido no ano que vem aos demais campi do Colégio Pedro II.



Equipe do CPII, Inca e Fiocruz durante abertura da Exposição que fica aberta à comunidade até o dia 3 de dezembro


As pedagogas da Divisão de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco do Inca Maria José da Silva e Marcela Roris foram as responsáveis pela palestra sobre o “ Controle do tabaco no Brasil: uma trajetória”.





 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social

 

 

 

Acessos Hoje:13917  Total Acessos:21240456