CPII debate bioética e responsabilidade na produção de ciência


Alunos do 9º ano do Campus Tijuca II participaram da palestra que discutiu bioética e responsabilidade na ciência



No último dia 7 de maio, alunos do 9º ano do Campus Tijuca II tiveram a oportunidade de discutir Bioética e Responsabilidade na produção de Ciência. Na ocasião, foi realizada no auditório do campus a palestra “Experimentação animal e expectativas para o futuro da ciência”, ministrada pela mestre em Biologia Animal Rosilene Vargas e organizada pela professora Amanda Abe e equipe de Biologia.


Os alunos conheceram métodos alternativos que existem atualmente para que se evite ou reduza o uso de animais como cobaias em experimentos científicos. Além disso, temas como os “3 Rs” do uso de animais na pesquisa, métodos substitutos ao uso de animais no ensino (vídeos, fotos, obtenção ética de cadáveres e modelos sintéticos) também foram apresentados aos estudantes.


Concea

 


Outros temas abordados durante a palestra foram o uso da solução de Larssen modificada para preservação de cadáveres (para que o mesmo cadáver seja usado em diversas aulas) e a Lei Arouca, que regulamenta a criação do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), órgão responsável pela regulação do uso de animais em laboratório.



Foram abordados ainda exemplos de métodos alternativos ao uso de animais na pesquisa científica e de produtos e medicamentos previamente testados em cobaias animais e que não tiveram efeitos positivos em humanos. Após a exposição, os alunos tiveram oportunidade de debater mais sobre o assunto com a palestrante e com os professores organizadores do evento. 

 

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social

 

 

 

Acessos Hoje:902  Total Acessos:18508430