Jornada de Iniciação Científica marca o início do ano letivo de 2017

 


Estudantes apresentaram projetos desenvolvidos em 2016

 

No dia 17 de abril, data que marcou o início do ano letivo de 2017, aconteceu a III Jornada de Iniciação Científica do Colégio Pedro II. Durante o evento, estudantes apresentaram os resultados de trabalhos de pesquisa realizados ao longo do ano de 2016. Ao todo foram 99 trabalhos, sendo 52 projetos vinculados à Diretoria de Pesquisa, 38 à Diretoria de Culturas e 9 à Diretoria de Extensão.

 

Um dos projetos apresentados foi o “Juventude faz História”. A pesquisa, que tem a participação dos alunos Rafaela Alvim, Tatiane Ferreira, Antônia Vitória Cardoso, Luiza Faulhaber e João Matheus Gonçalves, tem como objetivo facilitar a aprendizagem dos alunos na matéria de História. Eles acreditam que a didática usada tem grande influência nisso, de forma que alguns métodos podem tornar a disciplina difícil. “Quando você tem formas legais de aprender, tudo fica mais interessante. HQ’s, livros de literatura ou músicas, tornam mais fáceis a aprendizagem”, declarou Luiza Faulhaber.

 

Outro projeto exposto foi o “Obesidade na adolescência e suas possibilidades”. Feito por alunos do Campus São Cristóvão II, o objetivo do estudo é verificar o nível de obesidade dos adolescentes do 8º ano, sua relação com a autoimagem corporal e suas influências culturais e genéticas. Sobre o que os motivou a fazer a pesquisa, Igor Toste respondeu: “Percebemos que muita gente estava acima do peso e tinha hábitos alimentares ruins e isso não faz bem à saúde. Por isso decidimos analisar quantas pessoas da nossa idade estavam nessa situação”. O trabalho de pesquisa foi feito por Diego Samim, Gabriel Lopes, Igor Toste, Renan Cavalcante e Renato Vidal.

 

 
Alunos responsáveis pelos projetos "Obesidade na adolescência e suas possibilidades" e "Juventude faz história"

 

Diretorias fazem balanço das ações de 2016

 

Ao longo de 2016, a Diretoria de Pesquisa estimulou o crescimento de projetos de Iniciação Científica no âmbito do CPII, e também incentivou a participação de alunos em Olimpíadas Cientificas. Para impulsionar esses projetos, a diretoria ofereceu fomento para a compra de equipamentos e materiais necessários ao desenvolvimento de projetos e deu subsídios para a realização de eventos pedagógicos os professores comprarem pequenas coisas que faltam para produção do seu projeto.

 

Para o ano letivo de 2017, a diretoria pretende dar continuidade às frentes de trabalho desenvolvidas. Uma novidade será o incentivo à projetos ligados à robótica. “Será feita uma chamada interna para distribuição de kits de robótica, para promover a atividade em todos os campi”, destacou o diretor Jorge Fernando Araújo.

 

Em 2016, a Diretoria de Extensão realizou 26 ações, envolvendo 1687 pessoas. “Foi um ano de muita interação e reconhecimento da comunidade interna e externa. A meta para 2017 é manter o trabalho. No momento, já temos dez cursos de extensão formatos, alguns com atividades já iniciadas” declarou a diretora Martha Yvonne.

 

Projetos como Vivenciar, Conexão Matemática, CPII Aberto à 3ª Idade terão continuidade em 2017. Já Hora do Brincar e Alimentação Saudável terão novidades. O primeiro terá uma versão para o FestMat CP2 e o segundo terá uma formação para servidores com o objetivo de conscientizar sobre a importância de uma boa alimentação.

 

Em 2016, o cronograma de atividades e exposições da Diretoria de Culturas sofreu o impacto da greve dos servidores e da ocupação dos campi. Apesar disso, muitos eventos artísticos e culturais foram realizados e a diretoria viu aumentar o número de projetos pedagógicos e pôde aumentar o número de bolsas de Iniciação Artística e Cultural oferecidas aos estudantes.  

 

“Considero que a concretização dos Núcleos de Arte e Cultura é mais uma vitória a ser celebrada. Acredito que em 2017 possamos completar a sua existência em todos os campi. Vamos investir nessa possibilidade, incentivando os colegas”, disse a diretora Eloisa Sabóia.

 

 

Confira mais imagens do evento:

 

 

CPII abre o ano letivo com palestra sobre ética

Alunos e professores recebem Prêmio InovAção 2016

 

 

Comunicação Social

Acessos Hoje:456  Total Acessos:1594448