No dia 16 de maio, a equipe de Ciências Sociais do Campus São Cristóvão II promoveu a saída pedagógica “A escravidão através do Rio negro”. A atividade teve como meta abrir espaço para a discussão em torno de como as sociedades organizaram e dividiram o trabalho e os bens produzidos, tendo como foco principal o Brasil Império e o regime escravista.
Os estudantes da turma 802, do 8º ano do Ensino Fundamental do campus, acompanhados pela professora de Ciências Sociais, Marília Silva, conheceram o Cais do Valongo, a Pedra do Sal, o Morro da Conceição e os Jardins Suspensos do Valongo, que fazem parte do Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana do Programa Porto Maravilha Cultural, no Centro do Rio de Janeiro. A visita ao Campus Centro do Colégio Pedro II (CPII) também fez parte da atividade. Os estudantes, guiados pelo técnico-administrativo Afonso, conheceram a história do prédio, da instituição, dos professores e dos alunos.
“Compartilhar esta atividade com os estudantes foi uma experiência gratificante, pois se mostraram interessados e surpresos ao conhecerem a história do nosso país e a forma como as pessoas trabalhavam, se relacionavam e pensavam durante a época do Império e da escravidão.”, enfatizou a professora Marília.
Setor de Comunicação do Campus São Cristóvão II
Comunicação Social