SCII realiza exposição e oficinas sobre histórias em quadrinhos

 

Os estudantes do Complexo de São Cristóvão estão convidados para participar do evento “Contando sua própria História em Quadrinhos: a experiência da Capa Comics na Baixada Fluminense”, que acontecerá entre os dias 14 e 25 de agosto, no Campus São Cristóvão II. 

 

Confira a programação do evento

 

Organizada pelos professores do campus Júlio Cesar Paixão (História), Eric Assis (Ciências Sociais), Andrea Correa (Desenho) e pela professora do CSCIII, Maria Lia Gautério (Artes Visuais), a atividade contará com a exposição de histórias em quadrinhos da Capa Comics, além de histórias em quadrinhos nacionais, desde Angelo Agostini aos momentos atuais.  Também serão ministradas oficinas de escrita criativa, de storyboard, de princípios de roteiro e arte sequencial, de técnicas de narrativas gráficas e de desenho básico.

 

Com o apoio da Reitoria, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Propgpec), da Diretoria de Cultura, da Direção do Campus SCII e dos Departamentos de Artes Visuais, de Desenho e de História, o projeto dará  oportunidade para que os estudantes tenham conhecimento da história das HQs nacionais, do coletivo de quadrinistas Capa Comics e da importância da construção da arte sequencial, que toma como base experiências de vida e de comunidades locais, para construção de uma autoimagem positiva.

 

De acordo com os organizadores, para o campo da história regional e local, em sua dimensão cidadã, é fundamental que as pessoas de uma região se vejam como produtoras da sociedade e das suas próprias histórias. Desta forma, oficinas sobre a experiência e a prática da Capa Comics serão de grande importância para a formação de cidadãos atentos aos seus problemas locais e regionais.

 

A exposição se dará no hall de entrada da Biblioteca de SCII, das 7h às 18h, e as oficinas serão ministradas na sala 325, do campus. Os alunos do Complexo de São Cristóvão interessados em participar das oficinas deverão preencher o formulário de inscrição na Biblioteca/CSCII.

 

A Capa Comics é um coletivo de Histórias em Quadrinhos da Baixada Fluminense, formado em 2013. O grupo inspirou seu nome no lendário Tenório Cavalcanti, mais conhecido como o Homem da Capa Preta que, no cinema, foi interpretado por José Wilker. Seus integrantes são quadrinistas que se juntaram sob a mesma bandeira, para produzir tramas ambientadas em sua própria região, dando origem a um universo de quadrinhos brasileiros.

 

 

 

 

Setor de Comunicação do Campus São Cristóvão II

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:654  Total Acessos:1772289