Complexo São Cristóvão recebe Festival da Matemática

Estudantes participaram organizando o evento também

 

A 3ª edição do Festival de matemática (FESTMAT), que aconteceu no Complexo São Cristóvão e se integrou a comemoração dos 180 anos do Colégio, contou com a presença do professor Humberto Bertolossi, da Universidade Federal Fluminense (UFF), que desenvolve pesquisa na área de otimização e Informática no Ensino da Matemática.

 

CONFIRA MAIS FOTOS DO EVENTO

 

A palestra proferida no Teatro Mário Lago intitulada a “A Matemática está em tudo?!” foi um desafio aos participantes que foram estimulados a responder perguntas e participar de desafios.

 

A cada edição o FESTMAT vem crescendo e se diversificando. Nesta foram montadas dez tendas na quadra do complexo Poliesportivo de São Cristóvão, além de 12 mesas de jogos. Os participantes puderam conferir um grande quebra-cabeça (Tangram) onde os estudantes eram desafiados a montar diversas figuras com polígonos.

 

FOTO: a abertura do festival aconteceu no Teatro Mario Lago

 

De 10h às 16h os stands estiveram repletos de crianças e adultos que puderam brincar com simetrias e origami, participar do jogo da velha 3D (CHII), jogo do Clobber e cicloíde (CENII), ladrilhamento do tabuleiro de xadrez (CTII) entre outros jogos que chamaram a atenção de todos.

 

Houve ainda atividades lúdicas no ensino de matemática e interações com robótica (SCI), orientações sobre matemática financeira com alunas do Campus Duque de Caxias e construção de sólidos geométricos e ciclos trigonométricos trazidas por alunos de Humaitá II.

 

Nas tendas, as atividades envolveram projeções do espaço para o plano, cartografia, infinito dos polos (CSCIII) e distância no globo terrestre (CSCIII).  Foram ainda abordados assuntos como fractais e geometrias não euclidianas (CSCII) e verdades e mitos sobre a razão áurea (CSCII e CRII). O Campus São Cristóvão II trouxe o tema aerodinâmica e matemática com a mostra e construção de drones e atividades de Topologia.

 

FOTO: alunos participando de atividade

 

Nas salas da Pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Propgpec) aconteceram oficinas trazidas por professores do Campus Humaitá II a cerca de temas como “ Tamanho dos Infinitos” e “ Brincando com Matemática”.

 

"O FESTMAT além de ter um caráter educativo tem sido um caminho para a união dos professores do Departamento de Matemática assim como de outras áreas", afirmou Tânia Boffoni, chefe do Departamento de Matemática e coordenadora do FestMat.

 

O evento contou com a visita do reitor Oscar Halac, da pró-reitora da Propgpec, Márcia Martins que faz parte da comissão organizadora, da pró-reitora da Prodi, Vera Medalha, e das professoras Vera Maria Rodrigues, Lúcia Gambardella, Neide Parracho, além de vários chefes de Departamento.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:34  Total Acessos:1972564