CPII sediou a quinta edição da JOEEL

 

Nos dias 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro, O Colégio Pedro II sediou a V Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literário (JOEEL). O evento acadêmico reúne estudiosos de ponta acerca das espacialidades textuais. Em edições anteriores, a JOEEL foi realizada na UFTM, na UnB e na Escola Superior de Educação de Viseu, em Portugal.

 

O primeiro dia da Jornada ocorreu no Salão Nobre do Campus Centro e teve início com a apresentação dos alunos do Coral do referido Campus. A seguir, o coral de Libras, composto por alunas do Campus São Cristóvão II e coordenado por Vanessa Bartolo, intérprete de Libras do Colégio Pedro II, interpretou três músicas do cancioneiro brasileiro. A conferência de abertura foi proferida pela professora Cinda Gonda (UFRJ), que inseriu o público no universo de Lídia Jorge – a homenageada do evento. A plateia cantou “Grândola, Vila Morena”, com a ajuda das professoras Maria João, da Universidade de Coimbra, e Ana Maria Costa Lopes, da Escola Superior de Educação de Viseu, presentes no evento. Ainda no primeiro dia, um trabalho de exploração literalmente espacial: a caminhada por espaços históricos do Rio de Janeiro, como o Cais do Valongo e a Pedra do Sal, passando pelo Porto da Cidade e chegando ao CCBB.

 joeel 3joeel 6
Apresentação dos corais do CPII na JOEEL.

 

Os demais dias da Jornada ocorreram na PROPGPEC e foram muito intensos: apresentações de pôsteres, sessões de comunicação e mesas redondas com professores da Escola Superior de Educação de Viseu, da Universidade de Coimbra, Universidade Federal de Brasília, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Universidade Federal de Uberlândia e do Colégio Pedro II.

 

No segundo dia da JOEEL, aconteceu uma apresentação teatral, organizada pela professora Dilma Mesquita (Campus Tijuca II). Os alunos do grupo de teatro conduziram o público ao universo de Saramago e de sua "ilha desconhecida". Além disso, os estudantes da Educação Básica do Colégio Pedro II apresentaram ao público presente os pôsteres com os seus trabalhos de Iniciação Científica.

 

joeel 4joeel 5

 

As sessões de comunicação abordaram diversas temáticas voltadas para a questão do espaço literário: os trabalhos passaram por Lygia Fagundes Telles, João Ubaldo Ribeiro, Dalcídio Jurandir, Guimarães Rosa, Euclides da Cunha, Graciliano Ramos, dentre muitos outros autores.

 

O grupo “Flor do Samba” foi o responsável pela apresentação cultural do último dia. Um grupo composto exclusivamente por mulheres apresentou um repertório especial com a temática feminina.

 

O último dia da V JOEEL coincidiu com a festa de comemoração dos 180 anos do Colégio Pedro II e os estudantes dos Institutos Federais, presentes na Jornada, puderam conhecer um pouco do trabalho realizado por todos os profissionais do CPII nas diferentes disciplinas. Além disso, realizaram uma performance ao público presente, apresentando poetas baianos da contemporaneidade.

 

A Comissão Organizadora da JOEEL juntou os docentes Adriana Armony, Jorge Marques, Juliana Berlim, Marta Rodrigues, Luiz Guilherme Barbosa, Márcio Hilário,Rosangela Abrahão e Sílvia Barros, do Colégio Pedro II, além do professor Oziris Borges Filho, da UFTM. O evento foi uma realização do TOPUS, Grupo de Pesquisa sobre Espaço, Literatura e outras Artes, em parceria com a UFTM e o Colégio Pedro II. A reunião plenária realizada ao momento final do evento avaliou com nota máxima o evento sediado no CPII.

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Acessos Hoje:36  Total Acessos:1972566