CPII recebe visita do diretor do Instituto Villa-Lobos

Visita Sergio BarrenecheaInês Rocha , Sérgio Barrenechea e Andrea Bandeira


No dia 22 de fevereiro, o Campus Centro recebeu a visita do Prof. Dr. Sérgio Barrenechea, diretor do Instituto Villa-Lobos (IVL) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), para uma reunião de planejamento. Estiveram presentes a coordenação de Educação Musical, Inês Rocha, a professora Clara Albuquerque e a diretora do Campus Centro,  Andrea Bandeira.  A visita teve como objetivo fortalecer e ampliar uma parceria que já acontece por meio de algumas ações entre profissionais da Unirio em diversos campi do Colégio Pedro II e professores do Departamento de Educação Musical em convênio com essa universidade.


Alunos e professores dos cursos do IVL-Unirio realizam estágios docentes, apresentações musicais, oficinas de música e composição, palestras e conferências, principalmente os ligados ao curso de Licenciatura em Música.


No Campus Centro, a Série Música Nobre já recebeu diversos grupos para concertos, como o Grupo Novo da Unirio (GNU)) e a Orquestra Barroca da Unirio (OBU), e em demais campi sempre houve ações apresentações dos músicos. Professores do colégio também  são convidados para ministrar oficinas, palestras e bate-papos sobre o cotidiano do ensino de Música no CPII, considerado  referência nacional. Recentemente a coordenadora-geral do Departamento de Educação Musical, Mônica Repsold,  e o professor Roberto Stepheson realizaram oficina de Informática e Educação Musical para alunos da graduação e pós-graduação da Unirio.


A proposta para 2018 é promover ações em parceria com o IVL nos cursos de graduação, nos grupos de pesquisa das duas  instituições e nos dois programas de pós-graduação da Unirio PPGM): Mestrado e Doutorado Acadêmico e Mestrado Profissional (Proemus).


No planejamento inicial, foi tratada a importância de se formalizar e registrar essas ações, dando maior visibilidade às ações que integram e aproximam a Universidade e a Educação Básica no tripé acadêmico: ensino, pesquisa e extensão. Assim, serão realizadas visitas de alunos do CPII ao IVL, para conhecer o cotidiano de uma universidade que oferece cursos de artes (Música e Teatro) e assistência a ensaios gerais de bandas, orquestras, corais e demais grupos.  Em contrapartida, o Campus Centro receberá, em diferentes espaços, os conjuntos da Unirio em intercâmbio de conhecimento e cultura.


Dentro dessas ações, já a partir do mês de março, será oferecido pela professora Inês Rocha, que é também  colaboradora permanente no PPGM e Proemus, a disciplina Tópicos Especiais: História da Educação Musical, nas dependências do campus Centro, para que os pós-graduandos possam conhecer os diversos setores de pesquisa do Centro de Documentação e Memória (Cedom)  do Colégio Pedro II e vivenciar o cotidiano de uma escola pública de excelência na qual o ensino de Música sempre teve grande importância.  Em contrapartida, os grupos da Unirio se apresentarão no campus.

 

 

Setor de Comunicação do Campus Centro

Assessoria de Comunicação Social

Acessos Hoje:11243  Total Acessos:4429273